segunda-feira, 3 de julho de 2017

O fundo do poço?

Deu na Folha de S Paulo online
02-07-2017, por Painel
Advogados de Temer, Dilma, Lula e Aécio articulam manifesto para questionar o Judiciário e o MP 
Imagem: Internet
Defender-se publicamente, com o apoio de juristas independentes, personalidades e organizações civis, do que considera uma iminente condenação sem base em provas, é um dever político de Lula e de seu partido. Expor, numa campanha desse tipo, a sua opinião sobre a Lava Jato, o MP, o Judiciário e tudo quanto queiram é um direito sem o qual nenhuma ação unitária entre pessoas e organizações de distintos pontos de vista pode ser realizada. 

Por essa exata razão, pretender impor (como de hábito por default), a quantos gostariam de defender Lula neste caso, a plataforma da denúncia da Lava Jato como a grande desgraça do país e Lula Presidente como a única solução, é uma estupidez inominável, equivalente àquela que, faz poucos meses, consistiu em assimilar a defesa do mandato de Dilma à defesa de seu governo e, por, extensão, da onipresente sabedoria dos líderes petistas - com o resultado que todos conhecemos: derrota acachapante e confusão catastrófica.

Agora, defender-se da Lava Jato por meio de uma associação política espúria com a pior canalha de golpistas, bandidos e reacionários, amigos da onça e inimigos jurados da classe trabalhadora e da democracia substantiva, boa parte deles acusados com base em indícios avassaladores, seria, pura e simplesmente, um crime pelo qual a cúpula do PT haveria de pagar, "de direito", com a debandada geral de seus perplexos seguidores rumo a um partido que, pelo menos, honrasse o próprio nome.

PS: Lula desmentiu a nota do Painel/Folha. O que não quer dizer que atrás dessa fumaça não tenha uma fogueira de São João: além de compatível com a tradicional duplicidade dos líderes petistas, ela é decorrência lógica das consignas "defesa da política” e "defesa da classe política” - contra a Lava Jato -, recém postuladas pela presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (ver neste blog a postagem “Uma noite na ópera”). https://avebarna.blogspot.com.br/2017/06/uma-noite-na-opera.html

2017-07-03