Guardian 27-12-2024
https://www.theguardian.com/us-news/2024/dec/27/trump-elon-musk-sriram-krishnan
Feud flared up when president-elect chose Sriram Krishnan, an Indian-born entrepreneur, as his AI adviser
O bonapartismo, cesarismo da época burguesa, consiste na substituição progressiva e necessariamente tumultuosa dos mecanismos democráticos de resolução de conflitos sociais - parlamento e judiciário independentes - pela arbitragem do chefe de governo. Nos EUA, essa tendência, latente no presidencialismo de seus founding fathers e amplamente explicitada no governo Trump I, começa a se cristalizar ainda antes da posse de Trump II na decisão da Suprema Corte de declará-lo imune a acusações por todo tipo de crimes, inclusive e principalmente contra o próprio Estado de direito. La Justice, c’est moi!
A exemplo de Francisco Franco, que acabou criando uma Falange para chamar de sua, e Getúlio Vargas, que declarou ilegal o Integralismo junto com todos os demais partidos, Donald Trump já está sendo chamado a arbitrar uma grave crise no seio de suas próprias bases: de um lado os pequeno-burgueses do MAGA, racistas xenófobos partidários da deportação ilimitada de trabalhadores estrangeiros, de outro o super-burguês Musk, escolhido conselheiro-mor do condottiere, adepto da ‘deportação seletiva’.
Como sucede com todos os autênticos burgueses, a ideologia de Musk é, em última instância, a do dinheiro: trabalhadores não qualificados são tantos e será tão difícil escorraçá-los por completo que não vale a pena discutir com as milícias de ‘Deus, pátria e família’; já os estrangeiros, asiáticos principalmente, especialistas em TI e IA…