Post mortem: Jan2019-Dez2021


El País Brasil 2021-12-11
https://brasil.elpais.com/brasil/2021-12-10/com-general-com-congresso-com-tudo-brasil-esquece-a-cop26-e-abre-a-porteira-ao-garimpo-na-amazonia.html


E o pior é que não só a emergência ambiental caiu no esquecimento: os crimes contra a saúde pública revelados pela CPI da Covid também, assim como tudo que não diga respeito às eleições previstas para 2022. Até lá, Bolsonaro terá tempo suficiente para, quem sabe, pregar mais uma peça em todos nós. A seu favor conspira a notória decadência das instituições do Estado pluto-democrático em todo o mundo.




Folha de S Paulo 2021-12-07, por Vinicius Torres Freire
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/viniciustorres/2021/12/no-pais-dopado-roubanca-no-orcamento-nao-causa-escandalo.shtml
No país dopado, roubança no Orçamento não causa escândalo

Ótimo artigo, mas faço uma ressalva. Se o país está dopado, é antes de tudo pela lenda de que as instituições estão funcionando e a normalidade será restabelecida com a derrota de Bolsonaro nas eleições previstas para 2022; e a responsabilidade por esse torpor é de TODAS as forças políticas relevantes, muito especialmente as que esperam vencê-las.





Diário do Rio 2021-12-06
General Pazuello pode ser candidato a deputado federal no Rio de Janeiro

Está perfeitamente claro o conteúdo dos conselhos de Temer a Bolsonaro em 7 de setembro: a conservação das instituições é a forma mais segura de obter salvos-condutos e imunidades permanentes e bem remuneradas para todos os seus esbirros e, como se fosse pouco, de consolidar o seu legado. 




New York Times 2021-12-04
https://www.nytimes.com/2021/12/04/us/politics/mississippi-supreme-court-abortion-roe-v-wade.html

Depois de três décadas de expansão planetária tão desigual e contraditória quanto o boom econômico que a sustentou no II pós-guerra, as liberdades, direitos e instituições democráticas, arrastadas pela crise histórica das bases materiais daquele ciclo a partir dos anos 1980 e sua implosão na debacle creditícia de 2008, começam a ser devoradas nos bastiões do próprio Capital - a começar pelos Estados Unidos da América, constituídos como nação moderna um século após a Independência por meio de uma Guerra Civil tão grandiosa e sangrenta quanto social e politicamente inacabada. Do racismo ao aborto, passando pelo direito e representatividade do voto, os EUA são hoje um silo atômico prestes a explodir.




Idealista 2021-12-02
Recuperação económica mundial está ameaçada - porquê?

Montagem: Avebarna
Independentemente das opiniões que formemos sobre os juízos do autor, este artigo não nos deixa esquecer que, se o capitalismo num só país é uma miragem, o socialismo é um embuste - seja ele cubano, coreano, chinês ou bolivariano.





G1 2021-11-25
Touro de Ouro deve ser multado e removido por fazer propaganda, decide comissão de urbanismo de SP

Montagem Avebarna










El País / España 2021-11-20

Sofismática lulológica
P. Hablemos de Latinoamérica y, en concreto, de países que experimentan deterioros democráticos. En el caso de Nicaragua, que ha tenido unas elecciones recientes no reconocidas por la comunidad internacional, ¿cuál es su diagnóstico?

R. Cuando goberné intentaron convencerme de que fuera a un tercer mandato y yo dije que no porque soy favorable a la alternancia en el poder. Dije en una entrevista que todo político que empieza a creer que es imprescindible o insustituible empieza a transformarse en un pequeño dictador. Yo he estado en contra de Daniel Ortega. El Frente Sandinista tiene mucha gente para ser candidato. También estuve en contra de Evo Morales, que ya había hecho dos mandatos extraordinarios. Y lo mismo con Chávez. Puedo estar en contra, pero no interferir en las decisiones de un pueblo. ¿Por qué Angela Merkel puede estar 16 años en el poder y Ortega no? ¿Por qué Margaret Thatcher puede estar 12 años en el poder y Chávez no? ¿Por qué Felipe González puede quedarse 14 años en el poder? 





New York Times 2021-11-16
https://www.nytimes.com/2021/11/16/world/europe/poland-belarus-border-crisis.html

Pintura europeia do século XVIII





Facebook 2021-11-13
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/11/ato-contra-bolsonaro-no-15-de-novembro-fracassa-e-oposicao-ve-desmobilizacao-das-ruas.shtml


Não tenho procuração para falar em nome da ruas, mas acho que seria mais correto dizer:






Facebook 2021-11-04
Já que a Câmara, o Senado, o STF e o STE não cumprem seus papeis, que venham um tsunami popular e uma Assembleia Constituinte para ANULAR TODOS OS ATOS desse governo ilegal e malsão! 





Facebook 2021-11-01
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/11/estamos-cavando-nossa-propria-cova-diz-secretario-da-onu-na-abertura-da-cop26.shtml

O príncipe Charles discursou (..). "Precisamos de uma ampla campanha do tipo militar para reunir a força do setor privado mundial que dispõe de trilhões de dólares" (..).

Opinião de Avebarna Times: Precisamos de uma gigantesca campanha cidadã internacional para impedir que a corrida do setor privado mundial pela valorização dos seus trilhões de dólares resulte em uma catástrofe planetária.



Cowards, Not Crazies, Are Destroying America, por Paul Krugman

Em que pese suas qualidades como economista, ambientalista e intelectual liberal-democrata, Krugman é incapaz de saltar a barreira do nacional-excepcionalismo ilustrado. Um venerável Teddy Bear agarrado a um bloco de gelo no meio do oceano.




Facebook 2021-10-29
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2021/10/o-sexo-em-dois-minutos-e-olhe-la.shtml
Se três minutos de coito bastam para fazer do heteromarido um socialista, sexo au grand complet para todos os gostos há de gerar legiões de social-internacionalistas. Locupletemo-nos, pois!!





Facebook 2021-10-28
https://www.metropoles.com/brasil/tse-rejeita-cassacao-da-chapa-bolsonaro-mourao

TSE: "A eleição de Bolsonaro-Mourão foi fraudada com um tsunami de propaganda criminosa e financiamento clandestino, mas a lei só valerá em 2022 porque, para garantir que as instituições continuassem funcionando, nós ficamos prudentemente sentados em cima do processo".

A 1a, a 2a e a 3a vias seguirão arrastando o cadáver insepulto da Nova República. 





Facebook 2021-10-26
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/10/bolsonaro-preso-ou-ficha-suja-e-improvavel-por-crimes-apontados-pela-cpi-da-covid.shtml

As instituições estão funcionando. É exatamente por isso que precisamos de outras!!




Facebook 2021-10-25
https://www.rfi.fr/br/mundo/20211024-pandemia-de-covid-19-vai-acabar-quando-o-mundo-decidir-acabar-com-ela-diz-diretor-da-oms

"O representante da ONU discursou na abertura da Cúpula Mundial da Saúde, em Berlim, e justificou sua afirmação assinalando que "todas as ferramentas de que precisamos" para acabar com e epidemia "estão nas nossas mãos"."

Estou de pleno acordo. O que falta então? A ação decisiva da Internacional Nacionalista?

A moda pegou. O aquecimento global passou a ser questão de segurança nacional! Viva a Internacional Nacionalista!






Finalmente, uma liderança sindical que fala reto e claro. Salve o bolsonarismo de esquerda. Viva a Internacional Nacionalista!




New York Times 2021-10-22
https://www.nytimes.com/2021/10/21/climate/climate-change-national-security.html
Climate Change Poses a Widening Threat to National Security





Facebook 2021-10-19


Quando fiz, tardiamente, a minha primeira viagem aérea transcontinental, o que mais me marcou foi a impressão de quão pequeno e frágil é o nosso planeta e fútil a pretensão de perenidade das economias, Estados e fronteiras nacionais.




Facebook 2021-10-14
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/10/organizadores-do-fora-bolsonaro-falam-que-nao-ha-condicoes-politicas-para-ato-de-15-de-novembro.shtml

“Os organizadores de movimentos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro já dão como certo nos bastidores que não haverá como realizar o ato de rua no dia 15 de novembro, como estava previsto inicialmente.

Raimundo Bonfim, da CMP (Central de Movimentos Populares), disse ao Painel que não há condições políticas para novos projetos do Fora Bolsonaro e o principal motivo é que as manifestações não conseguiram se expandir para além da esquerda.

Os grupos que organizariam o ato do dia 15 são os mesmos que fizeram a manifestação no último dia 2, quando houve atritos entre militantes que apoiam o ex-presidente Lula e Ciro Gomes. O pedetista foi vaiado e sofreu uma tentativa de agressão. (..)

“A ampliação não resultou em maior participação nos atos, tampouco acrescentou adesões de novos segmentos em prol do impeachment”, completa Bonfim.”

RESUMINDO: FORA BOLSONARO... EM JANEIRO DE 2023!





Facebook 2021-10-08 
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/10/lula-justifica-ausencia-em-atos-contra-bolsonaro-e-muda-tom-sobre-regulacao-da-midia.shtml

Mais do que desinteresse em uma frente eleitoral contra Bolsonaro, Lula se ausentou do ato “das oposições” por aversão à ideia de Bolsonaro ser encurralado e deposto por um tsunami cidadão suprapartidário e transeleitoral - para o qual a sua presença junto a outras lideranças cívicas nacionais, nesta e em outras iniciativas, seria um impulso ao mesmo tempo indispensável e decisivo.

Pelo andar da carruagem, a tendência é a "normalização" da eleição fraudulenta de Bolsonaro em 2018 e a sobrevivência de sua gangue sob a proteção das imunidades a que, no Brasil, têm direito os detentores de mandatos eleitorais.

Quem, no Brasil de hoje, melhor representa a indignação cidadã contra o desgoverno Bolsonaro é, indiscutivelmente, o G7 da CPI da Covid.




Facebook 2021-09-24

Em minha opinião, nem uma coisa nem outra: foi fundamentalmente democrático, como seus congêneres que varreram o planeta entre 2011 e 2013, com matizes variados de anarquismo e socialismo que, na prática, tiveram pouca ou nenhuma importância. Infelizmente o movimento, ao invés de adotar uma uma perspectiva independente e, eventualmente, uma organização própria, se deixou, por motivo de seguir Bernie Sanders, em ampla medida aprisionar no leito de procusto do partido Democrata e hoje se vê às voltas com as insolúveis contradições do governo Biden. Votar Sanders ou votar Biden nas eleições presidenciais anti-Trump não implicaria absolutamente em renúncia a uma perspectiva nova. O partido Democrata é um cemitério de pretensões e, mais que tudo, de iniciativas democráticas. O "sistema democrático" estadunidense vive uma crise de vastas proporções e é absolutamente improvável que "volte ao normal". O American Dream, forma simbólica de seu fundamento material - a ascensão de milhões de trabalhadores ao Eden da classe média suburbana - entrou em crise na década de 1980 e foi triturado na debacle de 2008. Nem Krugman, que eu muito respeito, conseguirá salvá-lo.





Facebook 2021-09-23
https://oglobo.globo.com/economia/investimentos/evergrande-wall-street-esta-apostando-suas-fichas-no-partido-comunista-chines-1-25206237

"Confiando que o camarada Xi vai mandar pagar as dívidas da Evergrande, Warren Buffet ofereceu ao PCC um iglu nos confins do Alaska para o cumprimento da pena do camarada Xu, capitalista inadimplente, a 100 anos de trabalhos forçados na Sibéria." (Avebarna Times)

Demorou! A doença é social e planetária: uma epidemia provocada por um vírus surgido na Europa exangue de inícios do século XX, mantido em estado de latência pela expansão que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, reativado nos laboratórios da desregulação econômica dos anos 1980 e finalmente liberado para circular pelo mundo inteiro pela catástofre econômico-financeira de 2007-8, cujos efeitos paralisantes não têm data nem horizonte para acabar.

O controle dessa epidemia exige soluções também sociais e planetárias.






Facebook 2021-09-15
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/09/oposicao-avanca-em-dialogo-por-atos-conjuntos-pelo-impeachment-de-bolsonaro-e-acena-ao-mbl.shtml

A melhor notícia dos últimos dois anos. Mas que não seja para uma ou duas jornadas apenas. O país precisa de um movimento cívico organizado, com base em uma única bandeira - o fim imediato do governo Bolsonaro (se por impeachment ou cassação da chapa é um debate legítimo e em aberto) -, que tenha uma coordenação nacional amplamente representativa, que possa facilmente se estender a todos os rincões do país e só se dissolva com a conquista do objetivo.

A imprensa em geral ainda atribui aos ataques terroristas às Torres Gêmeas de N York o papel de “ponto de inflexão” histórico no século XXI, que cabe, sem sombra de dúvida, à debacle financeira de 2008. Até então, a “crise casada” do American Dream e do Estado do bem-estar europeu, abertas na década de 1980 com as políticas de desregulação da economia em geral e do mercado de trabalho em particular, vinha sendo compensada, no estômago e na fantasia das famílias trabalhadoras norte-atlânticas, pela valorização do patrimônio imobiliário e o correspondente maná consumista do home equity. Em 2008 o encanto se quebrou; e se abriram as portas do inferno.






Facebook 2021-09-12
https://brasil.elpais.com/internacional/2021-09-12/talibas-querem-que-as-afegas-se-cubram-e-apoiem-sua-ditadura.html

Esta fantástica imagem não retrata, simplesmente, o fracasso de um “enclave democrático” construído em 20 anos de ocupação estrangeira, mas um século inteiro de sabotagens e intervenções diretas das grandes potências norte-atlânticas contra todo e qualquer movimento republicano de emancipação nacional em todo o Oriente Médio, pelo controle, é claro, de suas fontes de energia.





Facebook 2021-09-12
https://oglobo.globo.com/mundo/eua-mantem-poder-competicao-com-china-devera-promover-salto-tecnologico-espetacular-diz-fiori-1-25193557


Existe definição mais sintética de "capitalismo monopolista de Estado" do que o título deste matéria jornalística? Eu achava que que competia às EMPRESAS competir.





Facebook 2021-09-12

O aspecto mais notável da crise brasileira atual, que tem a dimensão de uma crise do próprio Estado democrático, é o vazio histórico deixado pelo virtual desaparecimento dos personagens mais importantes das conquistas dos anos 1980: as organizações independentes da cidadania em geral e do trabalhadorado em particular. Essas que carregam os nomes e títulos herdados daquela época são incapazes de iniciativa, limitando-se a correr atrás dos acontecimentos para “marcar posição” no ritmo dos planos eleitorais de seus caciques políticos. Estão mortas para as urgentes necessidades das novas gerações.




Facebook 2021-09-12


Paira no ar um cheiro de cu queimado. Resta saber cudequem.





Facebook 2021-09-11
https://www.cut.org.br/noticias/cut-nao-participa-do-ato-contra-bolsonaro-marcado-para-o-dia-12-de-setembro-6ffc

O problema não é a CUT não participar da "manifestação do MBL"; é não ter sequer cogitado a manifestação de uma ampla frente democrática anti-bolsonaro que não pudesse ser dita "do MBL"; é não ter tomado nenhuma iniciativa para organizar uma autêntica campanha unitária dos trabalhadores brasileiros contra a ameaça de golpe de Estado bonapartista, ou abertamente nazifascista, que não é de hoje nem de ontem; é não ter tomado nenhuma iniciativa para mobilizar o trabalhadorado em geral, independentemente das convicções políticas de cada um, para a defesa das liberdades e direitos democráticos, trabalhistas inclusive, que Bolsonaro vem atacando e destruindo desde o dia em que foi eleito - ilegalmente, aliás, do ponto de vista das leis eleitorais - para a presidência do país. É difícil crer que esta é a CUT de cujo congresso de fundação eu tive a honra de participar como delegado do Sindicato dos Arquitetos do Rio de Janeiro. Os nobres motivos que sustentam a recusa da CUT em participar da "manifestação do MBL" não é prova de independência de classe; é uma cortina de fumaça para ocultar o seu pobre papel na luta democrática: iniciativa ZERO.
PS: Extensível ao PT





Facebook 2021-09-10
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/09/governo-brasileiro-alimenta-destruicao-da-amazonia-diz-greta-thunberg.shtml

O futuro, se temos algum, é para onde aponta o nariz de Greta Thunberg, ambientalista radicalmente democrática e internacionalista por definição. Exigir dela mais do que ela faz é para burocratas incorrigíveis. Deixem pelo menos a moça chegar aos 21! Greta para presidente da Assembléia Geral dos Tabalhadores e dos Povos! Até lá, Todo o poder ao Painel do Clima!! 





A pergunta de um milhão de dólares é: como se podem fazer representar, organizar e agir, os 75-80% de brasileiros que querem o fim imediato do governo Bolsonaro-Mourão-Braga Neto-Guedes?

Por incrível que pareça, o corpo político mais representativo dessa maioria é hoje... o G7 da CPI da Covid!

A palavra está com as lideranças políticas da oposição. É sua responsabilidade unir a nação num movimento cívico suprapartidário de alcance nacional, com representação em cada recanto do país. 

Já passou da hora de colocarem os interesses gerais da nação acima das conveniências partidárias e cálculos eleitorais.

Amanhã já será tarde. 





Facebook 2021-09-07
https://oglobo.globo.com/politica/em-copacabana-bolsonaristas-lotam-orla-com-estrutura-de-oito-carros-de-som-guindaste-telao-1-25187454

Por tudo o que foi dito e noticiado, eu achei que o 7 de Setembro bolsonarista seria uma mobilização de destacamentos armados paramilitares prontos para assaltar o poder.

Para manter toda essa poeira humana em suas casas - onde esteve, aliás, durante tantos anos - a ruminar em família seus delírios sociopáticos, bastaria um movimento cívico suprapartidário minimamente organizado, de alcance nacional. 

Mas eu tenho cá comigo a impressão de que as lideranças democráticas do Brasil têm mais temor da potência social de suas próprias bases eleitorais do que da razia sistemática promovida pela famiglia presidencial e seus acólitos contra as liberdades, os direitos a cultura democrática da nação. Estão dando chance ao azar - e não é de hoje.

 



Facebook 2021-09-05


 



Facebook 2021-08-31
https://www.nytimes.com/2021/08/31/us/politics/texas-voting-rights-bill.html

A crise mundial e histórica do Estado democrático encena nos EUA o seu drama mais grandioso. A invasão do Capitólio pelas hordas trumpistas foi só o Primeiro Ato.




Facebook 2021-08-30
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/08/apos-criticas-a-manifesto-de-skaf-centrais-sindicais-escrevem-texto-proprio-com-criticas-a-bolsonaro.shtml

As "centrais sindicais" esperam os banqueiros se pronunciarem, na véspera de um intento de golpe de estado nazifascista anunciado com dois anos de antecedência, para decidir que é preciso... um manifesto alternativo!





Facebook 2021-08-29
https://extra.globo.com/casos-de-policia/metade-do-faturamento-dos-traficantes-da-rocinha-nao-sai-mais-da-venda-de-drogas-25175724.html

Uma economia de mercado cronicamente estagnada, incapaz de oferecer uma perspectiva credível de crescimento sustentado da riqueza total e da riqueza média a médio prazo, é o ambiente ideal para a proliferação das máfias, a prosperidade da “economia das pilhagens e dos pedágios”, o governo das seitas armadas e, consequentemente, a ruína do Estado democrático tal como o conhecemos.




Facebook 2021-08-25
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,cpi-da-covid-ouve-nesta-quarta-diretor-do-fib-bank-empresa-que-deu-garantia-de-r-80-mi-a-precisa,70003820741

Como dizia uma antiga e sábia vizinha, "está tudo conectado". Se a CPI da COVID for puxando todas as pontas soltas, não deixará nada de pé. Teremos de reconstruir a República, democracia incluída, de cima a baixo. Pode ser uma boa opção.




Notícia do dia (de anteontem)

Montagem: Avebarna





Facebook 2021-08-19
https://brasil.elpais.com/brasil/2021-08-17/brasil-avanca-com-a-vacina-no-braco-e-de-olho-no-carnaval.html

Os fatos políticos mais importantes do momento no Brasil são (1) o trabalho da CPI da Covid, em que um pequeno grupo pluripartidário de senadores assume o papel de Congresso representativo da vontade da maioria da nação, emparedando o Executivo da barbárie e (2) a inequívoca manifestação pró-cultura e civilização do trabalhadorado brasileiro, que, frente à mensagem da Besta do Apocalipse tupiniquim: "NÃO ME VACINAREI", vem respondendo-lhe à altura em seu próprio idioma: "CAGUEI"!

Salve o trabalhadorado brasileiro, que mesmo tendo perdido sua representação política de classe, não perde a classe propriamente dita como se vê na foto abaixo.


 


Facebook 2021-08-15
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2021/08/salta-aos-olhos-diferenca-na-relacao-com-militares-sob-trump-e-bolsonaro.shtml

A coluna de hoje de Elio Gaspari é a síntese das ilusões na inexpugnabilidade da democracia estadunidense, a despeito de todas as evidências em contrário.

“É no capítulo das relações com os militares que salta aos olhos uma diferença entre o que aconteceu nos Estados Unidos e o que acontece no Brasil. (..)”

A democracia tal como a conhecemos, seja no Brasil, no Afeganistão ou nos EUA, supõe uma expectativa coletiva razoavelmente credível de crescimento sustentado da riqueza total e da riqueza média. Não foi por acaso que Krugman passou os anos imediatamente posteriores à debacle de 2008 alertando para o declínio da classe média estadunidense. 

Ao contrário do que faz supor Gaspari, a invasão do Congresso pelas hordas fascistas de Trump foi um acontecimento político transcendental: ainda que não se tenha consumado, ela assinala a morte do contrato social fundado no "American Dream".

Somando-se o fato de que o crescimento econômico necessário para satisfazer minimamente aquelas expectativas de crescimento, nos termos atuais, só fará agravar ainda mais a emergência climática, conclui-se que a situação é abracadabrante.





Facebook 2021-08-15
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2021/08/bolsonaro-nao-tem-condicoes-minimas-para-qualquer-ato-sobre-5g.shtml

A coluna de hoje de Janio de Freitas é o espelho do impasse civilizacional do Estado-nação, do nacional-desenvolvimentismo e, consequentemente, da democracia tal como a conhecemos.

“O 5G é de importância definitiva para o Brasil tentar recuperar-se do atraso multissecular que o condena. Talvez a última oportunidade. Mas Bolsonaro e seu pessoal não têm sequer as condições mínimas para qualquer ato em tal questão. O Congresso, em particular o Senado, precisa representar o futuro e impor medidas preventivas contra possíveis traições à soberania. Nisso as Forças Armadas teriam papel relevante, mas estão minadas pelo bolsonarismo que se soma ao seu americanismo de guerra fria. A concorrência legítima é indispensável. Ainda que seja retardada e aguarde a conclusão do sistema americano, para a melhor escolha de futuro brasileiro.”




Facebook 2021-08-05
https://brasil.elpais.com/internacional/2021-08-05/alimentados-pelo-calor-extremo-incendios-devoram-o-leste-do-mediterraneo.html

Já é mais do que tempo de construirmos uma economia sustentável, vale dizer essencialmente planejada com base no princípio, caro aos urbanistas mas de validade geral, da função social da propriedade - não apenas imobiliária, bem entendido, e em nenhuma hipótese restrita ao âmbito nacional, mas de todas as grandes cadeias de financiamento, produção e distribuição de bens em serviços em escala planetária. A economia concorrencial dos potentados privados e estatais associados está destruindo o único planeta que temos para viver.




Facebook 2021-08-04
https://oglobo.globo.com/brasil/duvida-nao-se-bolsonaro-prevaricou-mas-por-que-prevaricou-diz-senador-randolfe-rodrigues-em-entrevista-ao-globo-1-25136622

Sem que ninguém esperasse e sem ele mesmo querer, mas pelo simples fato de ter assumido plenamente suas responsabilidades, o G7 da CPI da Covid ocupa hoje o lugar de Comitê Executivo de uma Assembleia Nacional Soberana que só existe como projeção das aspirações democráticas da imensa maioria dos brasileiros. Se a CPI acabasse hoje, ficaria um buraco que nenhuma liderança isolada poderia ocupar. Ao lado desse "comitê pluripartidário", qualquer presidente que venha a tomar posse em 2023, supondo-se que consiga disputar, vencer e assumir, será, no mínimo, obsoleto.





Do ponto de vista das aspirações democráticas da imensa maioria dos brasileiros, o G7 da CPI da Covid é hoje uma espécie de Congresso Nacional em exercício. A maior parte do resto não conta: terá de ser despachado pelo povo junto com o governo Bolsonaro.

Sem que ninguém esperasse e sem ele mesmo querer, mas pelo simples fato de ter assumido plenamente suas responsabilidades, o G7 da CPI ocupa hoje o papel que o Comitê Fora Bolsonaro, que convoca as passeatas, deveria, mas parece não ter a menor intenção de ocupar: o de Fórum Nacional Suprapartidário pelos Direitos Democráticos.

Da Constituição de 1988 resta-nos hoje pouco mais do que as vírgulas. O que ainda temos de instituições e direitos democráticos se sustenta no instinto de autopreservação dos ocupantes dos altos cargos nos poderes da república, no fato auspicioso de que o programa bolsonarista, que é devolver o país ao status de colônia agrícola movida a trabalho escravo, está em aberta contradição com o tamanho e a complexidade da economia, isto é, com a sua inércia, e, subjacente a tudo isso, na gigantesca potência social do trabalhadorado brasileiro.

A Nova República faleceu no conluio institucional que, pretextando motivo fútil, levou ao impeachment de Dilma Rousseff. O melhor que podemos esperar das eleições de 2022 é um “acordão ilustrado dos de cima com os do meio” - os “de baixo” não têm representação própria desde que o partido que usa os seus naming rights a ela renunciou - para seguir arrastando o seu cadáver insepulto.

Apodrecido até a alma, o Estado democrático brasileiro terá de ser reconstruído pela associação do povo na rua com um Comitê Suprapartidário Nacional pela Democracia, rumo - como no Chile - a uma Assembleia Constituinte.

Para quem julga que as qualidades da Constituição de 1988 tornam dispensável uma nova Constituinte, eu lembro que a redação da Carta é apenas a primeira das tarefas de uma Assembleia Constituinte, que só se completam com a criação de instituições que lhe correspondam e a escolha de mandatários que a respeitem, isto é, com a sua soberania. Mesmo no Chile, a redação da nova Constituição é só o início de uma longa jornada que cedo ou tarde desembocará nessa questão - literalmente - crucial.



Facebook 2021-07-21
https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/07/21/justica-nega-isencao-de-imposto-de-renda-a-fundos-imobiliarios.ghtml

Prêmio Cara-de-Pau Julho de 2021: 
"Em ações, alegam ter direito ao benefício sobre ganho obtido com cotas de outros fundos"





Bolsonaro é um presidente ilegítimo do ponto de vista da Constituição. Sua eleição foi garantida por um conluio que afastou o principal concorrente e por um tsunami de fake news com financiamento clandestino, protegido pelas FFAA e acobertado, até aqui, pelo STF. Sua eleição tem de ser anulada e todos os seus atos revogados.




Facebook 2021-07-07
https://veja.abril.com.br/saude/covid-19-mundo-ultrapassa-3-bilhoes-de-doses-aplicadas/

Para uma sociedade capaz de organizar os Jogos Olímpicos, construir a WWW e operar o Google, o Facebook, a Microsoft e a Amazon, a campanha de vacinação mundial contra a Covid-19 é um estrondoso fracasso. A causa?




Facebook 2021-06-23
https://oglobo.globo.com/economia/com-reforma-administrativa-numero-de-cargos-de-livre-nomeacao-pode-chegar-1-milhao-25073167

Quem diria! O "custo Bolsonaro-Guedes-Lira" para a boa marcha dos negócios privados no Brasil é infinitamente mais alto do que o de todos os seus predecessores - somados!




Facebook 2021-06-21
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/06/bolsonaro-insinua-acao-do-stf-pro-lula-e-diz-que-sem-voto-impresso-pode-haver-convulsao-em-2022.shtml

Lideranças democráticas que apostam todas as suas fichas nas eleições de 2022 partem do princípio, e sinalizam para o seu público, que “as instituições estão funcionando” e que a República poderá voltar ao seu "leito constitucional" com a derrota eleitoral de Bolsonaro. Para mim, isso hoje equivale a conduzir a imensa maioria - não bolsonarista - da nação como gado a caminho do matadouro.

Não faz sentido cogitar uma frente ampla eleitoral, uma frente de esquerda eleitoral, tampouco uma coalizão em torno de um santo salvador eleitoral, à margem de uma FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA DA CIDADANIA para exigir, pelo menos e dentre muitas outras coisas, que as eleições sejam limpas - ao contrário do que ocorreu em 2018 e muito provavelmente tornará a ocorrer em 2022 - e organizar a luta contra o golpe policial-militar que se anuncia.

Considero a eleição de Bolsonaro ilegal do ponto de vista da Constituição - tanto pelo conluio que afastou Lula da disputa quanto pelos inúmeros crimes eleitorais cometidos - e, consequentemente, anuláveis todos os seus atos como presidente da República. Para ser claro eu creio que, ganhe quem ganhar, só uma "solução chilena" poderá resgatar a Constituição de 1988 e, nesse caso, será ocasião de corrigir se não todos pelo menos a maioria dos seus defeitos.

Há quem pense, não sem razão, que só uma Bastilha nos salvará. Eu espero sinceramente que não seja necessário. De toda forma, para políticos que têm apreço verdadeiro pela democracia, e eles existem, mais vale estar preparado do que ser surpreendido por ela.




Facebook 2021-05-30
https://brasil.elpais.com/brasil/2021-07-24/noticias-sobre-a-covid-19-e-a-crise-politica-ao-vivo.html

Jornada para lá de importante e significativa. E todos sabemos que poderia, e ainda poderá, ser muito, mas muito maior.

Mas e o saldo organizativo? Como se constituirá a frente unida da cidadania contra os inimigos das liberdades, direitos e conquistas democráticas?

Sem a constituição de uma frente extraparlamentar e transeleitoral, vale dizer de um movimento cidadão organizado de amplitude nacional, o 29M, infelizmente, terá servido para pouco mais do que aumentar o cacife dos candidatos de oposição a Bolsonaro nas eleições de 2022 - que nem sabemos se ou em que condições irão acontecer.




Facebook 2021-05-22
https://oglobo.globo.com/saude/secretaria-de-enfrentamento-covid-19-deixa-ministerio-da-saude-dez-dias-depois-de-ser-anunciada-1-25029965 

A doutora rejeita o "tratamento precoce". Pior para o governo, que perde a chance de melhorar - e como! - a sua imagem. 

"De acordo com nota oficial, a pasta está em busca de outro nome de perfil técnico e com atuação baseada em evidências científicas"





Facebook 2021-05-22
https://oglobo.globo.com/brasil/direcao-da-pf-propoe-limitar-investigacoes-contra-autoridades-com-foro-privilegiado-1-25029920

Do foro privilegiado a foro algum: governantes e seus auxiliares poderão praticar crimes e formar conluios sem serem perturbados. Assim será extinta a corrupção na esfera pública, como apregoa vocês-sabem-quem.





Faceboook 2021-05-17

Esta montagem, publicada em À beira do urbanismo em 08-06-2020, me faz pensar no silêncio ensurdecedor dos sindicatos de trabalhadores, e do partido que detém (?) os naming rights de sua organização política, em face da asquerosa manipulação bolsonarista: "Meu exército está aí para garantir que o trabalhador possa sair de casa para ganhar a vida!"





Facebook 2021-05-11
https://oglobo.globo.com/brasil/entenda-orcamento-paralelo-usado-por-bolsonaro-para-privilegiar-aliados-1-25012815

De pet criminals a fat criminals.




Facebook 2021-05-10
https://www.dw.com/pt-br/militares-voltam-a-defender-interven%C3%A7%C3%A3o-na-fran%C3%A7a/a-57485614

Se você acha que o bolsonarismo é um fenômeno exclusivamente brasileiro, está na hora de rever seus conceitos. A crise é civilizacional, vem de longe e ainda está para ser convincentemente explicada.





Facebook 2021-05-07
https://valor.globo.com/google/amp/politica/noticia/2021/04/08/fiocruz-ve-quebra-de-patentes-de-vacina-como-apenas-a-ponta-do-iceberg.ghtml

Competição global, Estado nacional, desbarato geral.



Facebook 2021-05-01
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/04/centrais-sindicais-de-brasil-e-eua-aproveitam-nova-politica-de-biden-para-reforcar-alinhamento.shtml

Novo internacionalismo proletário





Facebook 2021-04-27
https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/03/4913943-mp-de-reducao-dos-salarios-deve-sair-ate-esta-sexta-feira.html

Sentindo o cu chamuscar na fogueira que lhe prepara o alto clero, o capitão faz um afago especial nos donos do dinheiro.




Facebook 2021-04-27




Facebook 2021-04-21
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/04/atras-de-renda-e-sem-home-office-pobres-morrem-mais-de-covid.shtml

Elementar, meu caro Watson. Vale lembrar, no entanto, que "pobres" neste caso designa a imensa maior parte do trabalhadorado, hoje totalmente entregue, por livre e espontânea vontade daqueles que se imagina serem as suas lideranças sindicais e políticas, à demagogia bolsonarista: "Deixem o pobre trabalhar!"

Não é da Folha de S Paulo a responsabilidade de defender os interesses de classe dos trabalhadores. Ou terá passado a ser e eu é que não me dei conta?




Facebook 2021-04-15
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2021/04/6124740-video-terminal-alvorada-registra-tumulto-nesta-segunda-feira.html

O vírus não distingue classe social, mas a pandemia sim. A maior parte do trabalhadorado é obrigada a sair de casa diariamente para ganhar a vida. Fica a pergunta: onde estão as suas lideranças sindicais e políticas? Por que os deixam à mercê da manipulação bolsonarista?




Facebook 2021-04-10
https://www.cnbc.com/2021/04/09/cop26-greta-thunberg-wont-go-if-vaccine-nationalism-continues.html

A fabulosa força produtiva acumulada pela humanidade gera prodígios tecnológicos e organizacionais que rendem fortunas trilionárias a meia dúzia de titulares de direitos protegidos pelos Estados nacionais, mas não está disponível para que possamos resolver uma tarefa tão simples quanto deveria ser a produção, distribuição e aplicação imediata de 7 bilhões de doses de vacina anti-Covid a toda a comunidade planetária.

Greta para presidente da Assembléia dos Povos!




Facebook 2021-04-09
https://avebarna.blogspot.com/2018/12/quem-tomara-iniciativa.html

Os líderes dos partidos progressistas brasileiros se preparam para as eleições de 2022. É sua obrigação. Isso não os impede, porém, de tomar providências extra-institucionais garantidas pela Constituição, como organizar imediatamente um amplo movimento cívico nacional e suprapartidário para defender as liberdades e direitos democráticos ameaçados pelo desgoverno Bolsonaro, eleições inclusive, e abreviar o seu fim. Iniciativas nesse sentido já existem, como os movimentos "Direitos Já", "Somos 70 Por Cento" e sabe-se lá quantos outros Brasil afora. Expandi-los e unificá-los é preciso. Somos a imensa maioria - dispersa e desorganizada. A continuarmos assim, o voto é o que... nos restará! Impresso, se bobear.




Facebook 2021-03-27
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/03/forcas-de-seguranca-de-mianmar-matam-mais-de-90-pessoas-no-dia-das-forcas-armadas.shtml

O bolsonarismo levado às últimas consequências. E nossas lideranças continuam apostando na inércia, que atende pelos nomes "funcionamento das instituições" e "eleições de 2022" mas provém basicamente do tamanho da economia, isto é, da inaptidão do governo dos celerados para fazê-la funcionar e do inevitável encolhimento que implicaria a plena imposição de seu programa.

O que mais me espanta, porém, é a quantidade de gente esclarecida pronta para saudar como “vitória da democracia” resultados do mesmo gênero de escaramuça institucional, com os mesmos atores, que há poucos meses nos impuseram sucessivas “derrotas da democracia”.

Não estaremos buscando a fonte da democracia no lugar errado?




Facebook 2021-03-16
https://avebarna.blogspot.com/2018/10/quem-tomara-iniciativa.html

Até eu mesmo já estou de saco cheio dessa postagem. Mas é o que precisa ser feito. Ou alguém acha que a lisura e o respeito ao resultado da eleição de 2022 estão garantidos? A eleição de 2018 - decidida por um conluio Lava-Jato/ militares / STF e tsunamis de fake news com financiamento clandestino - foi legitima? Como podem lideranças democráticas responsáveis, incluindo... o próprio Lula!, apostarem todas as fichas numa virada de mesa anunciada sem ao menos se precaver de tal cenário?




Facebook 2021-03-08
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2021/03/08/bolsonaro-meu-exercito-nao-vai-para-a-rua-para-obrigar-o-povo-a-ficar-em-casa.htm

E o que mais espanta é que as lideranças de oposição parecem acreditar que "as instituições (de 1988) estão funcionando", que as eleições de 2022 serão democráticas e que quem tiver mais votos vai levar.

PS: do meu ponto de vista, as lideranças de oposição não têm necessariamente que se unir NAS eleições de 2022; têm que unir AGORA num movimento nacional suprapartidário POR eleições livres e democráticas o mais rápido possível.




Facebook 2021-02-07
https://www.otempo.com.br/politica/lula-indica-fernando-haddad-para-concorrer-a-presidencia-do-brasil-em-2022-1.2443948

Nem uma palavra sobre as CONDIÇÕES em que se realizarão – se é que se realizarão – as eleições previstas para 2022? Vão valer fake news e financiamento clandestino? Vai poder concorrer candidato que alega fraude de antemão? Vai ter milícia eleitoral?

Lula vai deixar a Comissão Arns, o Somos 70 por Cento, a Articulação dos Povos Indígenas e outras iniciativas suprapartidárias falando sozinhas? Não vai assumir nenhum papel na unificação das lutas democráticas - por eleições limpas, por exemplo?






Facebook 2021-01-29 

Discordo. Para mim não são 40 anos de neoliberalismo; são 75 de um "compromisso histórico" que declarou supérfluos a independência política, o internacionalismo e o programa histórico do trabalhadorado planetário. Um pacto faustiano foi firmado pelas organizações políticas de classe herdadas da primeira metade do século XX com a ordem capitalista da segunda metade (pós-II Guerra), com repercussões que chegaram ao século XXI, em troca da participação nos lucros do empreendimento, vale dizer a ascensão de milhões de assalariados qualificados ao paraíso material e ideológico da pequena burguesia conhecido no mundo inteiro como "American Dream". A debacle de 2008 assinalou o fim desse ciclo. É hora de pagar a conta. O sonho acabou.




Facebook 2020-11-30
https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/30/dino-direita-venceu-a-esquerda-nas-eleicoes-mas-bolsonaro-foi-derrotado.htm

Miséria da sociologia: a divisão de classes, hoje em dia, é uma noção cardeal e a luta de classes uma espécie de futebol da opinião pública: ala direita e ala esquerda, meia-direita e meia-esquerda, extrema-direita e extrema-esquerda etc.




Facebook 2020-11-25
https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/21/crivella-paes-panfleto-fake-news.htm

Como pode um candidato dizer as barbaridades que lhe dá na telha, difundir mentiras grotescas, espalhar panfletos ofensivos e caluniosos e não ser imediatamente "desclassificado" pelo Tribunal Eleitoral? Vocês têm certeza de que "as instituições estão funcionando"? Que a Constituição de 1988 está em vigor? Ou é o meu sensor que está avariado?




Facebook 2020-11-25
https://www.cartacapital.com.br/politica/boulos-reune-lula-ciro-dino-e-marina-em-seu-programa-de-tv/

Ora viva! Só não consigo entender por que motivo essas lideranças não têm interesse em formar uma frente civil suprapartidária e transeleitoral capaz de abreviar a devastação bolsonarista.

Só de pensar em mais dois anos dessa praga e sem nenhuma garantia de que a próxima eleição não será novamente decidida por fake news com financiamento clandestino, me dá ganas de entrar para um mosteiro e rezar para que a frente unida das torcidas organizadas resolva o problema.




Facebook 2020-11-24
https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-54841832

A ideia é ótima, mas, nesse caso, não basta combinar com os russos. É preciso combinar com os povos. Em uma Assembleia Geral dos Povos, suponho. Que não é a mesma coisa que a Assembleia Geral da ONU. Prefiro o Painel do Clima. Ou o Fórum Social Mundial redivivo.




Facebook 2020-11-24
https://www.facebook.com/pedro.jorgensen/posts/3579360872117597

Boulos tem 65% de intenção de voto entre eleitores de 16 a 24 anos. É o instinto da juventude trabalhadora, ou Efeito-Greta.




Facebook 2020-11-23
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-ignora-testes-encalhados-do-governo-e-culpa-estados-e-municipios,70003524835

Parafraseando um filósofo do passado, eu diria que os 21 anos (1964-85) de governo militar dos militares foram uma tragédia e os dois últimos anos de governo civil dos militares uma farsa.




Facebook 2020-11-23
https://gilvanmelo.blogspot.com/2020/11/fernando-gabeira-tudo-que-e-estupido-se.html

Gabeira tem escrito artigos que considero excelentes, ainda que não concorde com sua visão de mundo, consequentemente com muitas de suas apreciações. É dele a frase do dia, quem sabe do ano:

"A inexistência de uma frente ampla não significa que ela não possa ser erguida em cada momento em que a democracia for claramente ameaçada."

Para mim, essa é a frente que verdadeiramente importa. Lamentavelmente ela nunca se materializou. Ocasiões não faltaram. E continuarão não faltando.




Facebook 2020-11-22
https://elpais.com/especiales/2020/entrevista-barack-obama/

Meia verdade. Trump não é causa, é sintoma. O mundo está cheio deles. A questão é: por que vieram à luz na ultima década? De onde vem o seu prestígio? Que contrato social os incubou? (..) os sucessos dos governos Lula, por exemplo, em termos de crescimento econômico, políticas compensatórias e, assumidamente, ascensão de trabalhadores à classe média, não teriam sido possíveis sem a fabulosa circulação global de riqueza fictícia criada pelo que os próprios progressistas chamam de neoliberalismo. Em retrospecto, esse processo alcança a Europa, principalmente, mas também os EUA de fins do século passado. Creio que a implosão de 2008 abriu uma nova e poderosa "era da incerteza": as velhas lideranças progressistas (Biden incluso, circunstancialmente) sonham com o retorno aos Anos Dourados da Guerra Fria, os novos Mussolinis sonham com milícias armadas de frequentadores academias e clubes de tiro e as multidões urbanas empobrecidas se dividem entre os ressentidos da ascensão abortada, ou ameaçada, os que a mando de seus pastores saúdam o advento do Messias e uma variada gama de céticos, pragmáticos e mais ou menos inconformados que se defendem como podem.




Facebook 2020-11-22
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55026014

Trump tenta dar o golpe num sistema democrático pré-falimentar. O NY Times alertou há 4 anos: é preciso rever o Colégio Eleitoral - mas sucumbiu ele próprio sob o peso da inércia plutocrática dos partidos Republicano e Democrata. Nem por parte dos progressistas de Sanders e AOC vimos qualquer movimento sério nesse sentido. A vitória de Biden, imposta pelas multidões urbanas, é um carnaval à beira do abismo. Trump terá de ser deposto. E por não ser causa, mas sintoma, o futuro, como dizia o sábio Francelino, a Deus pertence. Até segunda ordem.




Facebook 2020-11-20
https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/17/macapa-tem-novo-apagao-total.ghtml

Quando a energia voltar, ficaremos sabendo que o Amapá não existe mais. Preferiu anexar-se à Guiana Francesa. Haja patriotismo!




Facebook 2020-11-20
https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2020/11/19/bolsonaro-diz-que-ha-indio-que-troca-madeira-por-coca-cola-e-cerveja.amp.htm

Ele acusa os outros dos crimes que comete ou planeja cometer. Tem precedente histórico, só não me recordo agora quem.




Facebook 2020-11-19
https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2020-11-19/sem-pregar-voto-em-paes-psol-chama-crivella-de-pior-prefeito-da-historia.html

Impressiona a dificuldade do PSOL de falar claro com seu eleitorado - e sua militância. Em 24 hs o partido passa do "apoio critico" a Paes ao "veto a Crivella" sem uma orientação explícita de voto; do "estou mais ou menos dentro" ao "não me comprometa". Caramba! Será que os dirigentes do PSOL acham que seus eleitores não tem cérebro? Que não precisam ser convencidos, a cada passo, de sua política? Que são "seguidores" sempre prontos para engolir subterfúgios? A fórmula "CRIVELLA NÃO" equivale ao partido se esconder atrás do fato [supostamente] consumado da vitória de Paes!

É preciso uma declaração curta e clara propondo aos cariocas votar em Paes não por apoiá-lo e ao seu futuro governo, mas porque, pelas razões A, B, C e D, facílimas de enumerar, a VITÓRIA DE PAES é o resultado mais CONVENIENTE, numa circunstância que não escolhemos, para os interesses IMEDIATOS dos trabalhadores e da luta democrática. Sem ilusões ou compromissos de qualquer espécie. Nada a esconder nem do que se envergonhar. Politica com validade 28-11-20. Em 29 a oposição ao prefeito Crivella vira uma lista de exigências ao eleito Paes. Em 1 de Janeiro, salvo um milagre oposição ao novo governo. Com um alerta: SOMOS 2013. Difícil de entender?

PS: Sou sem partido, mas há anos que só voto em candidatos do PSOL.




Facebook 2020-11-18
Crítica de ‘Era uma Vez um Sonho’: “A dor da classe trabalhadora branca e pobre dos EUA”

O ENIGMA DA ESFINGE: A classe trabalhadora ainda existe para o patronato, para a grande imprensa, para um ou outro artista e até, muito de vez em quando, para a intelectualidade progressista e as lideranças de esquerda – só não existe para si mesma.

A independência e internacionalismo de classe do trabalhadorado são os maiores tabus do século XXI.




Facebook 2020-11-17
https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/11/17/trump-demite-diretor-que-reiterou-que-eleicoes-nos-eua-foram-seguras.ghtm

Biden é respiro, não solução. O perigo de uma catástrofe política continuará rondando - salvo no caso de um improvável novo ciclo de expansão econômica planetária. Trump, o abutre, se prepara desde já para recolher a carniça.

PS: Que fim levou o Fórum Social Mundial?




Facebook 2020-11-16
https://oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2020/freixo-defende-apoio-critico-do-psol-paes-no-segundo-turno-contra-crivella-24749682

Papo brabo esse de "apoio crítico". É orientar o voto dos eleitores, pelas razões A, B e C e pronto. Paes não pode ter apoio nenhum do PSOL, nem crítico nem acrítico!




Facebook 2020-11-16
https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/16/camara-do-rj-tarcisio-motta-e-o-lider-de-votos-conheca-os-10-mais-votados.htm 

Grande vitória! Boulos e Tarcísio não me parecem meros sucessos político-eleitorais. Algo a ver com Greta. Reflitamos a respeito.




Facebook 2020-11-10
https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-10/anvisa-alega-evento-adverso-grave-para-suspender-estudos-da-coronavac-embora-incidente-nao-seja-relacionado-a-vacina.html

Mais um crime - hediondo - na conta de Bolsonaro e sua gente no governo. Onde estão "as instituições"? A Constituição de 88 está mesmo em vigência?




Facebook 2020-11-10
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/11/estou-frustrado-de-estarmos-aqui-ha-2-anos-sem-vender-nenhuma-estatal-diz-guedes.shtml

Incompetente até pra fazer merda.




Facebook 2020-11-06

Merval Pereira não me surpreende: já vi muita gente boa criticar crises político-institucionais de países grandes e ricos classificando-os como "repúblicas de bananas", o que a meu ver constitui um claro e crônico desrespeito aos povos das repúblicas centro-americanas.

"Bananeira" se refere a uma presumida incapacidade inata desses povos de se constituírem em "nações democráticas e civilizadas". É notório, no entanto, que todos os esforços já feitos pelos nacionais dessas pequenas repúblicas para reconstruir democraticamente seus Estados e livrá-los do atraso socioeconômico e cultural foram invariavelmente barrados pela força armada de pequenos círculos nativos de latifundiários, banqueiros e militares com a inestimável ajuda, quando não a iniciativa, dos Estados Unidos, meca da democracia ocidental e farol do mundo civilizado. Aliás, da mesma forma como cansaram de fazer os mesmos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França no Oriente Médio.

Resumindo, "repúblicas de bananas" é o cacete!




Facebook 2020-11-06
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/11/russomanno-recua-mais-e-empata-em-2o-com-boulos-e-franca-covas-vai-a-28-e-se-isola-em-1o-diz-datafolha.shtml

Eu diria que é do absoluto interesse do trabalhadorado brasileiro, e da luta democrática em geral, portanto uma obrigação incontornável de um partido que se intitula "dos Trabalhadores", que o PT retire a candidatura de Jilmar em favor de Boulos-Erundina, independentemente de acordos e exigências de reciprocidade ao PSOL envolvendo outras cidades. A hora é essa.




Facebook 2020-11-02
https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-11-02/o-que-esta-em-jogo-na-eleicao-americana-e-a-democracia-no-mundo.html

Não concordo com a afirmação, mas ela reforça a questão mais importante: nao há soluções puramente nacionais para nenhum problema relevante de nossas sociedades.




Facebook 2020-10-26
https://www.vox.com/recode/21530974/bernie-sanders-online-army-aoc

Para os movimentos democráticos que emergiram em 2011 como Occupy Wall Street e já há mais de quatro anos se agrupam ao redor da candidatura de Bernie Sanders, a eleição presidencial nos EUA ditará um novo começo. Na vitória de Biden ou de Trump, a pergunta terá de ser feita - e respondida: o Partido Democrata é o limite?




Facebook 2020-10-26
https://brasil.elpais.com/internacional/2020-10-26/maioria-esmagadora-dos-chilenos-vota-por-enterrar-a-constituicao-de-pinochet.html

Tsunami democrático chileno continua.




Facebook 2020-10-23
https://exame.com/bussola/questao-habitacional-deve-estar-acima-de-disputas-politico-partidarias/

Nesse caso, não haveria razão para as questões da saúde, educação, segurança, saneamento, infraestrutura, mobilidade, emprego, distribuição de renda etc. estarem abaixo delas. Me pergunto qual seria, na concepção do autor do artigo, o fundamento das disputas político-partidárias. Rachadinhas? Propinas? Favores? Cargos comissionados para parentes e amigos?




Facebook 2020-10-22
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/russomanno-derrete-e-cai-para-20-e-covas-chega-a-23-diz-datafolha.shtml

Não acho errado o PT ter candidato próprio. Um partido de esquerda que SE preze (EU não prezo o PT, mas isso é irrelevante) tem obrigação de apresentar suas convicções ao público em geral. Contudo, NÃO RETIRAR EM TEMPO HÁBIL EM FAVOR DE BOULOS, por razões que, embora óbvias, devem ser reforçadas junto aos seus eleitores, SERÁ CRIMINOSO. Ainda há tempo de fazer a coisa certa. Mas não muito.




Facebook 2020-10-22
https://economia.uol.com.br/noticias/afp/2020/09/22/milionario-critico-do-presidente-chines-condenado-a-18-anos-de-prisao-por-corrupcao.htm

AS APARÊNCIAS ENGANAM, AOS QUE ODEIAM E AOS QUE AMAM

Pode ser que a acusação seja verdadeira, pode ser que não. Meu palpite é que sim, mas a condenação um ajuste de contas nas altas esferas da burocracia dirigente. Mas o fato serve para ilustrar a pergunta de um milhão de dólares: afinal, a China é um país socialista ou capitalista? (Não digo “comunista” porque, primeiro, não é o nome da instituição central do Estado que determina a natureza do regime social; segundo, se o socialismo num só país é uma equação econômica insolúvel, o comunismo moderno é, do ponto de vista de seus criadores, uma contradição em termos: se é comunista não pode ser país e vice-versa). Sigamos.

Ontem à noite, na Globo News, o insuspeito Sardenberg garantiu à audiência que a China é um país capitalista. Eu me pergunto: como pode ser capitalista um país em que a propriedade privada, mesmo de uma considerável porção dos meios de produção, é uma espécie de concessão, ou permissão, do Estado, e a forma mais desenvolvida do capital, o de investimento, sua propriedade exclusiva? (A abertura do setor bancário ao capital privado data de 2014 e é -ainda - muito limitada e rigorosamente controlada, sobretudo no que se refere à entrada de estrangeiros.); e o que é muito significativo, um país em que um capitalista "caído em desgraça" pode ser acusado, preso, julgado, condenado e até "desparecido" nos desvãos da burocracia como qualquer membro do Partido?




Facebook 2020-10-21
https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/bolsonaro-e-o-seu-dominio-sobre-anvisa.html

Alguém ainda acha que sairemos desse pântano sem a intervenção das multidões trabalhadoras e uma Constituinte soberana? Me explique como.




Facebook 2020-10-18
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/10/16/heleno-admite-que-abin-monitorou-maus-brasileiros-na-conferencia-do-clima.htm

Pode isso, Arnaldo?

Como acreditar que a República de 1988 ainda existe? Que as eleições de 2018, 2020 e 2022 são "normais e legítimas"? Que a vitória eleitoral dos candidatos "certos" vai redimir a "democracia brasileira"?




Facebook 2020-10-18
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/08/10/bolsonaro-autoriza-privatizacao-dos-parques-nacionais-de-brasilia-e-santa-catarina.ghtml

Perguntinha básica: os capitalistas não têm coisas mais produtivas a fazer do que parasitar a administração pública? A resposta é: não. E este é o busílis do problema. Crônico.




Facebook 2020-10-13
https://outraspalavras.net/pos-capitalismo/plano-de-acao-para-a-internacional-progressista/

Com todo respeito a Varoufakis, o seu plano de ação é a prova cabal de que a Internacional necessária, urgente na verdade, é a dos Trabalhadores. Curiosamente, mesmo na União Europeia, onde as tradições são antigas e as fronteiras franqueadas, os partidos e sindicatos que dizem representar o trabalhadorado permanecem voluntariamente confinados em seus recintos nacionais. Enquanto perdura este tabu, e até que as novas gerações de trabalhadores decidam que vale a pena resgatar a sua identidade de classe, podemos ir nos distraindo com a reivindicação "Todo o poder ao Painel do Clima".




Facebook 2020-10-13
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/planalto-usa-nome-de-michelle-bolsonaro-para-pedir-doacoes-dos-portos-de-santos-e-do-rio.shtml

Os Bolsonaro são velhos adeptos das pequenas causas. Mas não tardará que se apaixonem pelas grandes.




Facebook 2020-10-11
https://www.infomoney.com.br/politica/sinais-emitidos-por-trump-aumentam-temor-de-apocalipse-eleitoral-nos-estados-unidos/

A crise planetária é tão séria que nem os EUA escaparáo, mais dia menos dia, de uma profunda reforma constitucional. No pior dos casos produzida por uma guerra civil. Se depender de Trump...




Facebook 2020-10-11
https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/10/11/chefe-do-centro-de-combate-a-incendios-do-ibama-deixa-cargo-um-mes-depois-de-nomeado.ghtml

O Estado brasileiro: da degradação à ruína total. Quando este pesadelo acabar, não servirão gambiarras: precisaremos de um poder Constituinte para a construção de uma nova democracia.




Facebook 2020-10-09
https://veja.abril.com.br/coluna/radar/dono-da-piscina-com-suastica-nazista-e-candidato-a-vereador-em-sc/

Esse sujeito poder ser candidato é uma prova adicional de que a República de 1988 é um cadáver insepulto, não por acaso hoje sob a guarda do Anjo da Morte.

Não se pode fazer da obrigação de disputar as eleições sob bandeiras democráticas a normalização do esbulho da democracia inaugurado com a tragicômica deposição de Dilma Rousseff, levada a cabo por um conluio reacionário que incluía seu vice-presidente e bandidos de sua própria "base parlamentar".

Desse pesadelo só sairemos com a imposição, pelas multidões trabalhadoras, de um novo poder constituinte. Precisamos de um novo Congresso, um novo Judiciário, um novo Executivo, uma nova democracia. Gambiarras e remendos de nada servirão.




Facebook 2020-10-08
https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/603527-brasil-e-laboratorio-de-um-capitalismo-destrutivo-e-incapaz-de-controlar-o-mercado-afirma-jesse-souza

Devo entender que se trata de buscarmos um "capitalismo construtivo e capaz de controlar o mercado"? Em que planeta? Essa ilusão, construída no "compromisso histórico" do pós-II Guerra Mundial, começou a ruir na década de 1980 e foi despedaçada em 2008. Em todo o mundo. Que programinha medíocre! Que pobreza!




Facebook 2020-10-08
https://elpais.com/economia/2020-10-06/la-economia-de-america-latina-sufrira-en-2020-su-mayor-retroceso-en-120-anos.html

Só um novo ciclo especulativo planetário resolve. Ou uma completa mudança de rumo.




Facebook 2020-09-20
https://noticias.uol.com.br/colunas/balaio-do-kotscho/2020/09/19/eleicoes-2020-sociedade-que-deu-origem-ao-pt-nao-existe-mais-diz-pochmann.htm

Então empatou. Porque o Partido dos Trabalhadores que deu origem ao PT também não existe mais.

Os trabalhadores precisam inventar outra entidade para se organizar. Ou será que isso não é necessário na sociedade do século XXI?




Facebook 2020-09-20
https://outraspalavras.net/outrasmidias/o-capital-ficticio-e-pesadelo-real/

Ótimo artigo, mas deixa no ar a pergunta de um quatrilhão de dólares: que relação existe, no século XXI, entre o "capital fictício" e o "capital real"? Minha hipótese é que eles são simbióticos: não se pode acabar com um sem acabar com o outro. De todo modo, no dia que a sociedade tivesse meios de neutralizar o capital fictício, não teria nenhum motivo para deixar o "capital real" no comando dos seus assuntos.




Facebook 2020-09-12
https://www.washingtonpost.com/politics/bernie-sanders-expresses-concerns-about-biden-campaign/2020/09/12/a0ccc4fa-f4a1-11ea-b796-2dd09962649c_story.html

Erro crasso de Sanders: retirar a sua candidatura, pela segunda vez seguida, em favor da unidade... do Partido Democrata.

Eleições majoritárias são uma armadilha, em que Bernie Sanders parece que gosta de cair. Na minha opinião, ele deveria sair como candidato independente contra Trump, com o compromisso público de retirar em favor do candidato democrata, em tempo habil, CASO as pesquisas assim o indicassem. Exigindo reciprocidade, evidentemente. A "unidade eleitoral" de forças politicamente contrapostas contra um inimigo comum é uma falácia.

A vocação do Movimento Bernie Sanders é a construção de um Democratic Workers Party ou algo do gênero. Mas com essa política, seus adeptos correm o risco de perder a eleição e a perspectiva. A maneira mais eficaz de tirar Biden de cima do muro era ter Sanders disputando-lhe o voto dos movimentos populares. (..)

A popularidade de Trump germinou na presidência de Obama, como a de Bolsonaro na de Dilma, fruto da insegurança social gerada pela debacle de 2008 e a derrocada dos bases materiais do já precário Estado do bem-estar nos EUA e no Brasil. Nem a social-democracia europeia foi poupada. Nenhum partido progressista foi capaz de prevê-lo e preparar seu eleitorado. O Partido Democrata é uma entidade arquiconservadora, uma autêntica múmia política, dedicada a apaziguar o trumpismo e aguardar o restabelecimento da ordem pré 2008 não se sabe por quais caminhos. Sanders não pode garantir a não reeleição de Trump nem é responsável pela propaganda do Partido Democrata. Pode lutar contra ela mobilizando a juventude e os trabalhadores que o seguem. E a melhor maneira de mantê-los mobilizados - não esqueçamos que nos EUA o voto não é obrigatório - seria manter-se candidato. Quem garante que não teria mais votos do que Biden e não seria o caso de exigir que Biden retirasse em seu favor? De todo modo, no mundo atual, as tendências eleitorais são conhecidas dia-a-dia. Uma política honesta e franca arrematada por uma retirada politicamente organizada daria ao candidato anti-Trump remanescente MAIS votos, não menos.




Facebook 2020-09-02
https://forbes.com.br/principal/2020/08/fortuna-de-jeff-bezos-bate-recorde-e-vale-us-2004-bilhoes/

Me faz pensar que a desigualdade social, por odiosa que seja, definitivamente não é o maior dos nossos problemas - até porque 200 bilhões de dólares, convenhamos, não pode ser considerado um padrão de riqueza pessoal. Outra maneira de exprimi-lo é: quanto custa à humanidade - em crises recessivas, destruição ambiental, fome e doenças, deseconomias, pobreza e degradação urbana, migrações forçadas, guerras civis, racismo, opressão da mulher, trabalho infantil etc - a manutenção das condições necessárias a que os capitais comandados por esses indivíduos possam seguir se valorizando? De onde vem, e como poderá se conservar num mundo cada vez mais automatizado, o direito que eles detêm de comandar em benefício próprio e de seus sócios a imensa maior parte da riqueza socialmente produzida?




Facebook 2020-08-31
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/08/vice-de-witzel-claudio-castro-assume-governo-do-rio-nas-maos-da-familia-bolsonaro.shtml

O Brasil a caminho de tornar-se um "failed state". Mas não nos alarmemos: Estados Unidos e Reino Unido também estão. (..)pelo andar da carruagem vamos todos, de maneira lenta, mais ou menos gradual e segura, para o mesmo buraco. A menos que se invente uma nova bolha de acumulação parasitária capaz de levar pelo menos 20 anos para estourar. Eu tento enxergá-la no horizonte, mas não consigo. E você?




Facebook 2020-08-31
https://www.lavanguardia.com/internacional/20200829/483163250034/disuelven-marcha-anticovid-berlin.html

Estamos conhecendo a face oculta da sociedade que nós, os baby boomers, construímos no acalanto do compromisso histórico do pós II Guerra. Destroçados pela debacle de 2008 os pés de barro do Estado do bem-estar, descobrimos da pior maneira, isto é, atônitos, que abrir mão da organização e do programa de classe do trabalhadorado planetário não foi um bom negócio. Precisamos rever nossos conceitos.




Facebook 2020-08-19
https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-19/oposicao-fracassa-na-criacao-de-frente-de-esquerda-contra-bolsonaro-na-eleicao-de-2020.html

Perdão: o maior fracasso da oposição foi sequer ter tentado formar uma frente suprapartidária de movimentos civis contra os desmandos do governo Bolsonaro. E quem esboçou alguma reação nesse sentido foi recebido com indiferença pelas principais lideranças e hostilidade aberta por este que aparece na foto - que deu suas razões para não topar tal ou qual iniciativa, mas não disse que iniciativa toparia. No final, não tomou iniciativa alguma e dispersou com baldes de água gelada o movimento civil suprapartidário que se esboçava. Não é culpa do vírus: na era das redes digitais, é moleza organizar um Fórum Suprapartidário Nacional. Ia dar o maior ibope. Mas poderia dar, também, um nó nas expectativas eleitorais para 2020 e 2022.

Que falta faz um partido dos trabalhadores!




Facebook 2020-08-12
https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/aug/12/ppe-britain-rentier-capitalism-assets-uk-economy

Tenho um pé atrás, na verdade os dois, com o conceito de “rentismo”. Muitos escritos atuais, incluindo o título da matéria acima, resvalam para a ideia de que existem dois capitalismos: o industrial e o rentista. Eu penso que o capital dito industrial, aí incluídos os serviços produtivos e o mega-comércio varejista, vive hoje do consumo catapultado por formas diversas de rentismo, tipicamente a indústria do refinanciamento de hipotecas baseado na expectativa de valorização futura das propriedades urbanas. Stiglitz explicou bem claramente esse mecanismo em “O Mundo em Queda Livre”, de 2010, assim como britânicos Ryan-Collins et alii em “Rethinking the Economics of Land and Housing”, de 2017. Não há retorno possível. E o dia que os povos reunirem força política suficiente para aplicar o programa fiscal pikettyano, ao qual sou inteiramente favorável, não haverá nenhuma razão para deixar os monopólios industriais e comerciais nas mãos dos monopolistas.




Facebook 2020-08-09

Beirute esta tarde. Mais um tsunami democrático urbano. Já perdi a conta de quantos foram até aqui em todo o mundo desde o início da década. A pergunta inevitável é: que organizações e que programa serão capazes de canalizar essa energia para a solução dos problemas que afligem as populações? Ou não são mais ou menos os mesmos problemas por toda parte?




Facebook 2020-07-26
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-bolsonaro-me-usou-como-desculpa-de-que-defendia-agenda-anticorrupcao-diz-moro,70003376518

... e Moro usa a agenda anticorrupção como desculpa para justificar o apoio a Bolsonaro, o acobertamento dos inúmeros crimes do atual presidente e a imenso vazio de suas proprias ideias políticas.




Facebook 2020-07-26
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-bolsonaro-me-usou-como-desculpa-de-que-defendia-agenda-anticorrupcao-diz-moro,70003376518

... com com o seu consentimento, ex-celencia. Por falar nisso: o ex-juiz anticorrupção não tem nada a dizer sobre os incontáveis crimes de Bolsonaro? Eles devem ficar impunes até pelo menos 2022?




Facebook 2020-07-26
https://exame.com/negocios/daremos-golpe-onde-quisermos-diz-musk-apos-insinuacoes-sobre-a-bolivia/amp/

E há quem veja nesse parasita um modelo a ser seguido.




Facebook 2020-07-24
https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2020/07/centenario-florestan-fernandes-luta-trabalhadores/

Ok. Mas como e onde eles estão se organizando para tal? Que iniciativas estão em curso?




Facebook 2020-07-24
https://www.nexojornal.com.br/ensaio/debate/2020/A-recupera%C3%A7%C3%A3o-da-economia-ser%C3%A1-verde-ou-n%C3%A3o-ser%C3%A1

Perguntinha basica: a economia verde tem vacina contra as crises?




Facebook 2020-07-23
https://www.brasil247.com/blog/boulos-e-erundina-uma-chapa-da-burguesia-para-conter-a-polarizacao-parte-1-vrcwy1re

Há muito tempo não leio tanta besteira junta. E olha que são tempos de olavo-bolsonarismo! E pensar que o sonho de consumo do PSOL é a "frente das esquerdas"...




Facebook 2020-07-23
https://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/601079-classes-populares-experimentam-um-sentimento-de-frustracao-profunda-com-a-politica-brasileira-entrevista-especial-com-camila-rocha

Perguntinha basica: e o que o partido que se intitula "dos Trabalhadores" está fazendo para organizá-los?




Facebook 2020-07-17
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,presidente-da-fundacao-palmares-fala-em-favor-e-da-cargos-a-indicados-por-ministerio-do-turismo,70003366716

Os bolsonaristas, por serem quem são, não têm acesso aos grandes esquemas de corrupção tradicionais do Estado brasileiro. Por isso se dedicam, dia e noite, à prática de "crimes menores", eventualmente associados ao submundo. Praticados durante anos, como no caso de voces-sabem-quem, eles também rendem fortunas!




Facebook 2020-07-17
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,tereza-cristina-confirma-plano-de-regularizacao-fundiaria-a-distancia-na-amazonia,70003365161

Grilagem premiada de terras públicas.




Facebook 2020-07-16
https://revistaforum.com.br/politica/mandetta-diz-que-bolsonaro-faz-3-eletrocardiogramas-por-dia-e-tem-ambulancia-na-porta-em-razao-do-uso-da-cloroquina/

Igual a todos os trabalhadores do Brasil.




Facebook 2020-07-13
https://g1.globo.com/economia/blog/ana-flor/post/2020/07/13/governo-vai-sancionar-na-quarta-feira-o-marco-legal-do-saneamento.ghtml

VEM AÍ: A CONCORRÊNCIA PELOS MONOPÓLIOS




Facebook 2020-07-12
https://brasil.elpais.com/brasil/2020-07-11/michel-temer-nunca-trai-nem-dilma-nem-ninguem-especialmente-nao-trai-a-mim-mesmo.html

Não traiu mesmo. Dilma, Lula e o PT sabiam perfeitamente a bisca que puseram na vice-presidência. Arriscaram e perderam. E o que é pior: em nome da classe trabalhadora. Deve ser por isso que ela continua recolhida à sua hibernação histórica.




Facebook 2020-07-11
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/07/11/gilmar-mendes-exercito-esta-se-associando-a-genocidio-na-pandemia.htm

Gilmar, o Bode de Mendes, sucessor de Joaquim Barbosa no cargo de maior fascista do Brasil, emerge como o maior luminar e tábua de salvação das instituições da Carta de 88, da "politica" e da democracia tal como a entende o nacional-progressismo. O interessante é que ele não mudou. Nem para mal nem para bem. Minha conclusão: as bases do PT deviam ser mais exigentes com seus sociólogos, politólogos e propagandistas.




Facebook 2020-07-10
https://exame.com/brasil/lula-e-bolsonaro-sao-extremos-que-devem-ser-evitados-diz-moro/ 

E Moro, como já sabemos, é o ZERO da escala.




Facebook 2020-07-10
https://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-faz-dois-exames-cardiacos-por-dia-para-monitorar-possiveis-efeitos-colaterais-de-hidroxicloroquina-24522540

O mesmo farão, naturalmente, todos os trabalhadores que contraírem o Covid e se automedicarem com o elixir do Dr JB. Para isso temos o SUS!




Facebook 2020-07-10
https://oeco.org.br/salada-verde/na-amazonia-nos-temos-87-de-mata-atlantica-diz-ministro-das-comunicacoes/

É mole?




Facebook 2020-07-10
https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/07/10/amazonia-bate-novo-recorde-nos-alertas-de-desmatamento-em-junho-aumento-dos-ultimos-11-meses-foi-de-64percent-aponta-inpe.ghtml

E o que é uma tragédia incomensurável, sob os auspícios do Exército brasileiro.




Facebook 2020-07-09
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,cobrado-mourao-defende-indio-mais-integrado-e-evita-compromisso-contra-garimpo-ilegal,70003358890

Vice-presidente ilegítimo, eleito fraudulentamente com base em fake news e financiamento clandestino para fins confessadamente antinacionais e antissociais. Não pode dar certo.




Facebook 2020-07-08
https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/guedes-eu-salvo-republica-de-duas-tres-vezes-por-semana.html

Queridinho da FIESP e da FIRJAN. O melhor retrato da classe empresarial brasileira: inculto, rapaz e dissimulado.




Facebook 2020-07-08
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/07/facebook-remove-contas-falsas-ligadas-aos-bolsonaros-e-ao-gabinete-da-presidencia.shtml

Se a democracia no Brasil fosse um pouquinho mais "substantiva", como diz Noam Chomski, esse sujeito asqueroso não poderia sequer ter sido candidato, muito menos eleito presidente com base em um tsunami de propaganda criminosa com financiamento clandestino. Estimular a ideia de que a eleição de 2022 possa regenerar a democracia de 1988 - que já não era grande coisa - é para mercadores de ilusões. Bolsonaro deve ser apeado do poder pela pressão popular, o mais rápido possível, para abrir a via de um novo processo Constituinte.




Facebook 2020-07-08
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/07/bolsonaro-veta-obrigacao-de-governo-fornecer-agua-potavel-higiene-e-leitos-hospitalares-a-indigenas.shtml

Política manifestamente genocida.




Facebook 2020-07-08
https://oglobo.globo.com/rio/meu-pai-procurador-voce-vai-perder-seu-emprego-ouviu-outra-fiscal-da-vigilancia-que-sofreu-intimidacao-em-bar-24521490

Escória social.




Facebook 2020-07-07
https://apublica.org/2020/05/no-ministerio-da-justica-sergio-moro-abriu-as-portas-para-o-fbi/

Sérgio Moro, a maior fraude jurídica e política da década.




Facebook 2020-07-07
https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/07/07/autoridades-e-politicos-desejam-melhoras-a-bolsonaro-apos-diagnostico-de-covid.ghtml

Fala sério. Um presidente que faz o elogio público da tortura e da morte de opositores passados, presentes e futuros não merece sequer um aceno diplomático.




Facebook 2020-07-07
https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/os-bastidores-do-almoco-de-bolsonaro-com-os-peso-pesados-da-industria.html

Se o empresariado brasileiro tivesse algum apreço pela nação, em vez de se reunir regularmente com Bolsonaro e seus ministros de "negócios" já teriam podido dar um fim ao seu governo. Mas essa é a nossa "classe dirigente": uma nulidade histórica sem qualquer perspectiva salvo o lucro imediato, ainda que a custa do que nos resta de uma civilização capitalista que, convenhamos, nem chegamos a desfrutar.




Facebook 2020-07-07
https://www.cartacapital.com.br/politica/dilma-brincadeirinha-de-frente-democratica-sem-fora-bolsonaro-e-estarrecedora/

De acordo. Qualquer frente democrática hoje só faz sentido se for para unir a maioria da nação num movimento civil pelo fim imediato do governo Bolsonaro. Mas gostaria de saber o que o PT propõe e que iniciativa está tomando; até agora só vi recriminações contra A, B, C e D. "Fora Bolsonaro em 2022" não serve. É repeteco do "Fora Temer em 2018"!




Facebook 2020-07-07
https://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/estou-escrevendo-livro-para-dar-minha-percepcao-sobre-saida-do-moro-diz-rosangela-moro/

A saída todos sabemos, madame. A senhora deveria compartilhar a sua percepção sobre a entrada!




Facebook 2020-07-07
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/07/07/governo-bolsonaro-aumentou-3-vezes-contrato-globalweb-boner-wassef.htm

Cidadãos de bem.




Facebook 2020-07-06
https://oglobo.globo.com/rio/agressor-de-fiscal-da-vigilancia-sanitaria-recebeu-auxilio-emergencial-1-24518201

A prova do crime. Parece que todos os espertinhos e espertalhões que infestam o país receberam "auxílio emergencial". Quem responde por esse descalabro?




Facebook 2020-07-05
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,jetons-inflam-rendimentos-no-1-escalao-do-governo,70003354494

Regiamente autorremunerados para destruir o que já era, convenhamos, um aparelho de Estado profundamente ineficiente e antidemocrático. Uma farra do tipo "o último que sair pode deixar todas as luzes acesas: não somos nós que vamos pagar!"




Facebook 2020-07-05
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/07/03/com-islamicos-brasil-tenta-esvaziar-resolucao-sobre-direito-das-mulheres.htm

O Brasil a caminho de se tornar um emirado aquífero.




Facebook 2020-07-04
https://brasil.elpais.com/gente/2020-07-04/nicolasito-filho-e-herdeiro-de-maduro.html

Parece ser o karma dos nacionalismos petroleiros se converterem, lenta, gradual e seguramente, em califados burocráticos. O "de esquerda" fica por conta de quem mede o mundo à sua volta pela régua da ideologia.




Facebook 2020-07-04
https://www.rfi.fr/br/geral/20200703-portugal-renacionaliza-a-companhia-a%C3%A9rea-tap-considerada-estrat%C3%A9gica

Privatiza na alta, estatiza na baixa, privatiza na alta, estatiza na baixa...




Facebook 2020-07-03
https://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-escolhe-renato-feder-para-assumir-ministerio-da-educacao-24513574

Mais uma nulidade. O país não tem governo e é esse mesmo o plano. Faroeste Caboclo versão JB: cada um por si e todos os que têm posses devidamente armados para proteger a bala o seu território, isto é, o seu statu quo.




Facebook 2020-07-01
https://elpais.com/internacional/2020-07-01/decenas-de-detenidos-en-hong-kong-en-el-primer-dia-de-la-nueva-ley-de-seguridad-impuesta-por-pekin.html

O que há de comum entre Hong Kong e Catalunha? O fato de que seus povos - e são POVOS mesmo, como demonstraram há poucos meses os tsunamis humanos que inundaram suas ruas e praças - reivindicam o DIREITO DEMOCRÁTICO DE AUTODETERMINAÇÃO, sistematicamente negado pela monarquia cripto-franquista espanhola e pelo Estado social-burocrático chinês. Eles têm a minha simpatia e, se é que serve para alguma coisa, o meu apoio.




Facebook 2020-06-29
https://odia.ig.com.br/brasil/2020/06/5942342-em-meio-a-crise--bolsonaro-aumenta-salario-de-militares-em-ate-r--1-600.html

Comprando uma guarda pretoriana




Facebook 2020-06-28
https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/06/25/marco-do-saneamento-da-file-a-empresa-e-osso-ao-estado-diz-lider-do-pt.htm

É cada vez mais raro, diria muito improvável mesmo, mas pode acontecer: eu concordar com o que diz uma liderança do PT. Mas em qualquer iniciativa para derrubar essa decisão do Senado da falecida República de 1988, pode contar com o meu apoio.




Facebook 2020-06-25 

O Império das Empreiteiras está de volta, agora quem sabe como simples preposto dos hedge funds. Bolsonaro, ocupadissimo, nem precisou se envolver na maracutaia: essa é pratrocinada pela imprensa inimiga e protegida pela Constituição. 

PS: o Guedes ficou careca?




Facebook 2020-06-13

A "democracia brasileira", que nunca foi grande coisa, já é uma morta-viva há algum tempo, mais exatamente desde o impeachment de Dilma Rousseff, por motivo fútil, nas mãos de um congresso povoado de bandidos e sob os auspícios do mesmo STF que hoje, dado o desinteresse das lideranças de oposição pela formação de um movimento cívico suprapartidário, unificado e de caráter nacional, aparece, por um reflexo de autodefesa, como a sua última chance de salvação. O que Bolsonaro ameaça são as conquistas e direitos democráticos que nos restam do pacote de 1988. Quem acha que as eleições previstas para 2020 e 2022 são "uma esperança de restauração da democracia" deveria rever seus conceitos: basta lembrar que a de 2018 foi decidida por uma gigantesca máquina virtual de propaganda criminosa com financiamento clandestino hoje confortavelmente instalada dentro do próprio Palácio de Planalto sob a proteção de uma burocracia militar ciosa, mais que tudo, de seus recém-adquiridos privilégios. Em suma: dessa draga só sairemos com uma república, uma democracia e quem sabe até uma economia inteiramente renovadas, por iniciativa das multidões urbanas mais ou menos organizadas - como escrito no boteco da minha esquina - "sob nova direção".




Facebook 2020-06-03

Como disse alguém nesse canal: se não está a fim de ajudar, pelo menos não atrapalhe!

O problema não é Lula não assinar este ou aquele manifesto. O problema é que enquanto as multidões, inspiradas na luta anti- racista americana, buscam maneiras de unir forças contra o governo Bolsonaro, Lula condiciona a sua ação a encontrar no mercado um movimento democrático limpinho, que atenda aos critérios petistas, feito sob medida para a sua liderança. E o pior é pretender que sua omissão atende ao interesse da classe trabalhadora.

Fica a pergunta: afinal, o que Lula propõe? "Fora Bolsonaro em 2022"?




Facebook 2020-05-22
Frente ampla democrática protocola pedido de impeachment popular de Bolsonaro! Acompanhem!

Essa iniciativa é justa e importante, mas muito insuficiente. Primeiro porque é expressão inequívoca de um acordo de partidos de esquerda, que levam atrás de si suas áreas de influencia direta; está longe de ser uma frente ampla democrática. Segundo porque não há hipótese de uma maioria parlamentar capaz de satisfazê-la. Só um tsunami cívico suprapartidário, nacionalmente unificado, que ponha "as instituições" de joelhos mudará essa situação. Mas parece que as lideranças de oposição não têm interesse em promovê-lo e organizá-lo. Preferem cuidar das perspectivas de seus partidos nas próximas eleições. E caso as multidões o arranquem do fundo do seu desespero, elas estarão prontas para lhes impingir um líder inconteste na figura de algum Doutor Ulysses do século XXI.


 


Facebook 2020-05-12
Uns são mais ativos nas redes, outros na imprensa, outros no Congresso. Mas a inércia das principais lideranças políticas de oposição na promoção e organização de um MOVIMENTO CIVIL SUPRAPARTIDARIO de alcance nacional - frente eleitoral é outra coisa - em defesa da democracia poderá torná-los todos irrelevantes. O que estão esperando? As próximas eleições? A explosão desgovernada das periferias? Que a frente única das torcidas antifa lhes ensine o quê e como fazer?




Facebook 2020-05-11

Montagem: PJorgensen





Facebook 2020-05-04
https://www.otempo.com.br/diversao/magazine/compositor-aldir-blanc-morre-de-covid-19-aos-73-anos-no-rio-de-janeiro-1.2332739

A maior homenagem ao Aldir seria o Lula, o Ciro, o Freixo, a Marina, o Molon e quem mais estivesse interessado sentarem à mesma mesa e dizerem para a nação:

"Criamos o Fórum Nacional Suprapartidário ALDIR BLANC - DITADURA NUNCA MAIS. Não escondemos nossas divergências, mas queremos unir as nossas forças em ações para a defesa da democracia. E esperamos que este fórum e essas iniciativas se reproduzam em cada canto do país".

Complicado?
Bolsonaristas fazem carreata contra isolamento e paralisam avenida próxima a hospital em São Paulo

A questão que mais me intriga é: como podem esses bandos de sociopatas afrontar impunemente a potência social de mais de 85 milhões de trabalhadores? Por que razão, ou razões, essa potência social não se traduz em força política?





Facebook 2020-05-03 
https://www.facebook.com/crisamadeo/videos/10219465413658719/

Parabéns aos Salgado pela iniciativa!

Aproveitando a ocasião, e reiterando o método, não seria o caso das lideranças politicas esclarecidas deste país organizarem imediatamente um movimento civil suprapartidário em defesa dos direitos democráticos torpedeados cotidianamente pelo Bolsonavírus e seus Odiocratas?

Por que não um Fórum Nacional Ditadura Nunca Mais - que sirva somente para a promoção de iniciativas de interesse geral (a despeito das inevitáveis divergências políticas) e dure apenas o tempo que for necessário?





Facebook 2020-04-24

Data vênia, professor: as pessoas não estão dopadas; estão na base do cada um por si. Afinal, são décadas de cultura da prosperidade pessoal, inclusive entre os assalariados e sob incentivo de suas mais esclarecidas lideranças políticas. É preciso organizar, organizar e organizar, reunir os diferentes em ações por objetivos comuns e, com base na teoria e na experiência, construir um programa social transnacional para o mundo do século XXI.


A questão que mais me intriga é: como pode essa escória humana afrontar impunemente a potência social de mais de 85 milhões de trabalhadores? Por que razão, ou razões, essa potência social não se traduz em força política?




Facebook 2020-04-17 
Os 2.897 militares no governo e a falta de quadros entre os aliados...

Três mil militares na administração pública federal implicam pelo menos 6 mil assessores e apaniguados. Com suas familias, são 36 mil pessoas. Somando-se a extensa rede de interesses tecida com o fio das empresas e serviços contratados e a contratar, além das vantagens de prestígio, algo entre 50 e 100 mil pessoas devem ter hoje os seus meios de vida diretamente assegurados pela adesão dos militares da ativa e da passiva ao governo Bolsonaro - sem falar das generosas vantagens concedidas na reforma da Previdência e outras cositas más. Essa é a força inercial que leva a cúpula militar, fator decisivo para a destituição do presidente, a se fazer de desentendida em face da repulsa generalizada do país e do mundo ao Bolsonavírus e seus Odiocratas. Some-se a essa retaguarda a volúpia do poder e temos uma "burocracia armada" difícil de erradicar – haja vista exemplos mais antigos e bem-sucedidos como Putin, Chavez-Maduro, Assad e Erdogan; e quem sabe, mais à frente, Trump. A sociologia começa a pesar mais que a ideologia. Por isso, sem uma clara iniciativa de unidade civil extraparlamentar, de caráter nacional, em defesa das liberdades e direitos democráticos – o primeiros deles, nesse momento, o direito à remuneração integral do trabalho e à renda mínima universal para os desempregados -, não se poderá fazer frente à calamitosa situação que estamos vivendo. Não basta gritar Fora Bolsonaro! Urge a organização suprapartidaria da sociedade civil.





2020-04-13
https://www.facebook.com/pedro.jorgensen/posts/2954550607931963

Direção? Só se for a do abismo. Sergio Moro é uma fraude.




2020-02-17

Um governo nazifascista não é um regime nazifascista nem um Estado nazifascista. Mas o ar está impregnado de maus augúrios.

E o salto será tanto mais provável quanto mais tempo levar a cidadania para se organizar em algum tipo de fórum nacional em defesa das liberdades e direitos democráticos atropelados pelo governo Bolsonaro-Guedes-Moro - um fórum suprapartidário acima dos inevitáveis desacordos programáticos e eleitorais, capaz de empolgar e servir de referência e exemplo para todas as forças vivas da nação.

A iniciativa pode ser de qualquer um, mas a responsabilidade, é óbvio, cabe às lideranças amplamente reconhecidas.

Apostar todas as fichas no judiciário e no legislativo é flertar com o desastre. E ninguém em sã consciência pode hoje garantir a lisura, sequer a realização, das eleições previstas para 2022.




LULA NO MODO "MOBILIZAÇÕES A ESMO". Um governo nazifascista não é um regime nazifascista nem um Estado nazifascista, mas o salto será tanto mais fácil quanto mais tempo levar a cidadania para se organizar em algum tipo de fórum nacional em defesa das liberdades e direitos democráticos - suprapartidário, acima dos inevitáveis desacordos programáticos e eleitorais, capaz de empolgar e servir de referência e exemplo para todas as forças vivas da nação. A iniciativa pode ser de qualquer um, mas a responsabilidade, é óbvio, cabe às lideranças amplamente reconhecidas.

Organizar é preciso. Bravatear é inútil. Todo o mundo sabe que Lula, já faz tempo, só é a favor de manifestações... lulistas. E não é disso que se trata. Urge uma nova perspectiva.






FALA SÉRIO! Parasita é o capital, que hoje vive à custa de juros da dívida pública, da especulação com dívidas privadas e das rendas de monopólio do petróleo, terra urbana, serviços essenciais e direitos de patente. Além, é claro, dos lucros do trabalho sem direitos!





Facebook 2020-01-16
https://i.makeagif.com/media/11-02-2015/giZXG3.gif

Instigante ilustração do que, para mim, é o fracasso histórico desse monstrengo institucional que até mesmo nossos mais notáveis progressistas aceitam chamar de “a democracia“.

O mundo de Trump, Putin, Jinping, Assad, Maduro, Sisi, Orbán, Erdogan, Macron, Bolsonaro, Johnson etc nasceu do esgotamento do “compromisso histórico” do pós-II Guerra, fiador do Estado do bem-estar que a crise de rentabilidade de fins dos 1970s pôs em questão, a debacle financeira de 2007-8 destroçou sem piedade e a crise climática do século XXI comprometeu irremediavelmente.

Hoje pagamos o preço da crença generalizada, nunca questionada pelos círculos dirigentes progressistas, e até incentivada por eles em troca da renúncia à identidade de classe e de políticas compensatórias para os "mais pobres", na ascensão social de camadas privilegiadas dos trabalhadores sobre a base da pequena propriedade individual, seja de um negócio ou de uma simples residência, parasitária do capitalismo de rendas e fonte do medo e da ignorância de que se alimentam os atuais salvadores da pátria, da fé e... da propriedade!

A luta pelos direitos democráticos da maioria trabalhadora não pode viver da esperança de restauração da democracia social-plutocrática da 2ª metade do século XX. Outra democracia é necessária. Urgente. Possível. Mas em hipótese alguma inevitável.





Facebook 2020-01-05
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/01/moro-lidera-ranking-de-confianca-com-um-terco-de-notas-9-ou-10-diz-

Quaisquer dúvidas sobre o caráter de Moro e seu apreço pelas liberdades e direitos democráticos foram esclarecidas ainda em 2018 por sua adesão ao governo Bolsonaro.

Mas o maior problema é o seu continuado prestigio junto a amplas camadas da população trabalhadora, consequência mais nefasta da renúncia do PT à classe que o pariu nos anos 1980 e da concepção lulista do que sejam as liberdades e direitos democráticos para o trabalhadorado em geral - em especial a sua atitude ambígua frente aos "40 milhões" que reivindica, orgulhosamente, ter feito ascender à "classe média" que muitos de seus intelectuais garantem, por outro lado, ser "fascista por definição".

Mas esse não é um problema exclusivamente brasileiro. Em todo o mundo, de Hong Kong a Nicarágua, passando pela Argélia e Catalunha, os povos reivindicam direitos e liberdades democráticas e só encontram, mesmo da parte de Estados aprioristicamente classificados como democráticos, como EUA, Inglaterra, União Europeia, uma sopa enlatada, para lá de vencida, de hipocrisia, silêncio, repressão e conivência com a indústria da mentira virtual a serviço dos beneficiários da marcha batida para a catástrofe econômica, social e climática.





Facebook 2019-11-11
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/11/evo-diz-que-policia-tem-mandado-ilegal-para-prende-lo-e-que-grupos-assaltaram-sua-casa.shtml

O calvário das líderanças progressistas começa quando suas agendas distributivistas, nascidas em épocas de bonança, esbarram nas insolúveis contradições derivadas das incertezas e revezes econômicos, que elas tentam superar com esforços para se perpetuar no poder por meio de atalhos antagônicos aos preceitos constitucionais que num primeiro momento juraram defender. Ao se erguerem acima das classes sociais e, finalmente, da própria nação, seus os círculos dirigentes entram num processo inexorável de decadência política e moral, cristalizando-se em grupos de interesse mais e mais fechados, autênticos clãs burocráticos por vezes até de viés familiar, ao passo que suas bases populares, unidas somente pela esperança no líder benfeitor, se esfrangalham e colapsam. Por terem renunciado à classe trabalhadora, perdem de antemão também o apoio da pequena-burguesia, exceção feita ao seu próprio séquito de funcionários e intelectuais - "a esquerda". O patronato, cujas expectativas são mais simples e diretas, abandona o barco da “união nacional” e vai cantar em outras freguesias - tradicionalmente os quarteis, mas, dependendo do grau de exasperação da crise, também polícias, milícias e bandos fascistas inflados com os novos enviados de Deus. Maduro resiste, talvez, porque Chavez antecipou-se colocando a freguesia militar como principal beneficiária da economia petroleira comandado pelo Estado. Bolsonaro, que de progressista não tem nada, mas sonha desde criancinha com uma solução bonapartista, tenta pegar carona na ideia. O retorno aos bons tempos da alternância pacífica de poder entre progressistas e conservadores, garantida por um Estado do bem-estar apoiado no milagre do endividamento público, parece cada vez mais improvável.




Facebook 2019-11-11

Descaso e má vontade, com certeza, mas não só. Os fundamentos da nossa economia são antagônicos à sustentabilidade socioambiental. Espero que mudemos a tempo. Já imaginaram um plebiscito planetário com a proposta "Todo o poder ao Painel do Clima"? Seria divertido.




Facebook 2019-11-09


O Chile vive um tsunami democrático ainda mais intenso e profundo que as mobilizações árabes, espanhola, turca, norte-americana, brasileira e até israelense da primeira metade desta década. As multidões urbanas são um rolo compressor de trabalhadores, funcionários, autônomos e pequenos proprietários em busca de um novo "contrato social". A necessidade de um novo poder constituinte está posta.

O incêndio da Universidade tem toda pinta de provocação. A imprensa faz questão de botar na mesma manchete para confundir a opinião publica.




Facebook 2019-11-08

Se o crescimento econômico depende da estagnação dos salários, da extinção de direitos trabalhistas, da precarização do emprego, do aumento recorrente da idade para aposentadoria, do esvaziamento dos programas de proteção social, do corte generalizado dos gastos públicos e mesmo assim ninguém garante que uma nova recessão não surja no horizonte, não é claro que o problema está... nos fundamentos da própria economia?




Facebook 2019-10-29
https://www.lavanguardia.com/politica/20191029/471271656954/gobierno-belgica-carles-puigdemont-euroorden-entrega.html

O PSOE resume o impasse de nossa época: votado como representante dos “de abajo”, governa como preposto dos “de arriba”, sendo esta a causa segunda (a primeira é a incerteza econômica) da ascensão de Trump, Orban, Bolsonaro e cia.




Facebook 2019-10-17

William Waack defende o moribundo acordão político espanhol de 1977 como... uma referência para o Brasil de 2019! Não precisava. Todos estamos vendo as consequências do acordão que permitiu à ditadura brasileira sair pela porta dos fundos, de fininho e incólume, na década de 1980.

Eu penso que as multidões trabalhadoras espanholas só deram marcha atrás no seu fastio com a social-democracia (materializado na França, Alemanha e toda a Europa), por um saudável instinto defensivo. Tendo em vista Orbán e Bolsonaro, melhor o PSOE que VOX, já que PODEMOS até agora não disse a que veio nem por que pretendeu um dia representar o movimento dos Indignados da Puerta del Sol. Mas a crise política continua e, salvo um milagre econômico que não se anuncia em nenhum horizonte, irá se agravar.

O referendo democrático catalão de 1-10 de 2017 foi a ação política de massas, se não a mais espetacular tendo em conta as marés humanas da Primavera Árabe, certamente a mais lúcida e bem-sucedida do século XXI em todo o mundo. (Poderíamos ter feito algo parecido para materializar o Fora Temer, se o ParTido campeão do Fora Temer não estivesse mais interessado no "Fica Temer até a eleição de 2018" - e deu no que deu.) Uma autêntica "revolução democrática e nacional de veludo", imbuída de um pacifismo gandhiano que a Ordem de La Moncloa, PSOE à frente, só faz, conscientemente, exasperar e converter em frustração e violência.

Ilusão ou pragmatismo, a Catalunha sonha, com pleno direito, ser "um país da Europa". E não está só. A União Europeia, que foi uma solução histórica para suas potências centrais Alemanha e França, tem o efeito contraditório de agravar tensões nacionais adormecidas, potencialmente fragmentadoras, nas unidades "periféricas", aí incluído o vetusto Reino Unido convertido, já faz tempo, em paraíso financeiro. Foi assim com a Eslovênia, Eslováquia e Escócia, é assim com a bomba-relógio norte-irlandesa e, muito especialmente, é assim também com o delicado arranjo nacional espanhol, cujas "autonomias" convivem "a regañadientes" com os restos de franquismo embuçados sob o manto da Coroa bourbônica sediada em Madri. Tirar os ossos de Franco do Vale dos Caídos não vai comover seu espectro, que habita até hoje, como se fosse sua casa, o Palacio de La Moncloa.

A "solução" de William Waack, jornalista rodado, é uma piada de mau gosto.




Facebook 2019-10-17

Concordo plenamente. E não sou petista nem lulista.

Agora me explica: por que razão Lula e o PT não propuseram, até hoje, uma CAMPANHA NACIONAL SUPRAPARTIDÁRIA PELA ANULAÇÃO DO SEU PROCESSO?

Acaso isso não diz respeito a todas as correntes democráticas da sociedade brasileira?




Facebook 2019-10-06

Se esses energúmenos vierem a ter todo o poder que almejam, o Brasil vira um campo de concentração. Iniciativas civis suprapartidárias em defesa dos direitos e liberdades democráticas são urgentes.


"There has always been a deep unfairness about the relationship between economics and politics: Presidents get both credit and blame for events that usually have little to do with their actions."

Taí um juízo político que eu compartilho com Krugman. Vale, em boa medida, para as glórias de Lula e o opróbrio de Dilma. 




Facebook 2019-09-22

Ainda não ouvi ninguém falar de como o Brexit afeta os TRABALHADORES do UK e da UE. Será que para Corbyn vale a máxima "o que é bom para o Reino Unido é bom para os trabalhadores do Reino Unido"?




Facebook 2019-09-21

Não li o livro, mas custo a crer que o autor do artigo o tenha interpretado corretamente. Ou será que Piketty mudou radicalmente de ideia depois de escrever "O Capital no Século XXI"





A primavera árabe não acabou. É como um transbordamento, fica retida aqui e ali, reflui sobre si mesma, mas acaba achando outro caminho.




Facebook 2019-09-14

Fala sério.

Bolsonaro, Trump, Putin, Erdogan, Maduro, Orban, Johnson et caterva são o resultado não da rejeição, mas da falência disso que Lula chama de "a politica" - a alternância de poder entre os falcões e as pombas do "acordão" sócio-político do pós-II Guerra Mundial, que a debacle econômica global de 2008 destroçou sem piedade. Para restaurá-lo seria preciso inventar, como na década de 1980, um novo maná especulativo na economia que propiciasse a recuperação do velho estado do bem-estar, seu indispensável fundamento material. 

O bonapartismo é o regime político padrão do século XXI, a verdadeira "era da incerteza", e provavelmente assim será até que as multidões urbanas encontrem, elas próprias, o caminho de uma nova democracia, simultaneamente política, econômica e ambiental, portanto necessariamente planetária, guiada, à vera, pelo principio da função social da propriedade. 

Dito isso, acho que valem quaisquer acordos de ordem prática que nos ajudem a minimizar os prejuízos dessa ordem malsã. No Brasil, poderíamos comecar pela formação de um Fórum Nacional SUPRAPARTIDÁRIO em DEFESA DAS CONQUISTAS E DIREITOS democráticos ameaçados pelo governo Bolsonaro e por uma campanha autenticamente SUPRAPARTIDARIA pela ANULAÇÃO DOS PROCESSOS contra Lula na Lava Jato. 

Lamentável é o PT, e o próprio Lula, não terem se interessado até aqui por esse tipo de iniciativa. Deduzo que continuam à espera da mudança da relação de forças... no STF. 

 

Facebook 2019-09-12

Senhores de engenho do Rio de Janeiro ouvem, encantados, os planos do capitão do mato para manter a ordem na senzala: abater sumariamente a tiros de pistola - que traz sempre consigo - os escravos indisciplinados e caçar os fugitivos para a punição exemplar no pau-de-arara.




Facebook 2019-09-07

Defender políticas de redução da desigualdade sem apontar e esclarecer suas limitações nos planos econômico, social e histórico é como... tanger o público de olhos fechados para o abismo. O trabalhadorado brasileiro está de prova. O meio ambiente planetário também.

Todas as reformas fiscais propostas por Piketty são válidas. Eu as defendo. O problema é: que motivos teria um movimento social e político capaz de concretizá-las, em qualquer parte do mundo, para deixar todo o resto da economia como ela é?




Facebook 2019-08-27

O problema não é ajuda sim ou não: é ajuda em que condições.

Macron não é Trump, mas também não é flor que se cheire - que o digam as multidões de miseráveis das semicolônias francesas na África, as colônias de deserdados da periferia de Paris e os Gilets Jaunes da França urbano-rural.

A sugestão de Macron de um "status internacional da Amazônia" sob a égide das potências só ajuda... o BolsoNero e os militares pseudo-nacionalistas que o cercam!

Na confusão, os chefes de Estado fazem boa figura perante os seus eleitorados e a Amazônia vai virando uma grande Serra Pelada.

PS: Curiosidade: o que diria vovô Brizola disso tudo?




Facebook 2019-08-24

Que Macron é um oportunista contumaz não há que duvidar. Ele está usando os crimes de Bolsonaro contra a Amazônia para posar de defensor da civilização e recuperar o prestígio abalado com as mobilizações dos Gilets Jaunes, de forma análoga a como Hollande cansou de usar os crimes de terrorismo de origem jihadista para esconder a crise imparável da social democracia francesa atras de apelos patéticos à "uniao nacional" e internacional em prol da ordem estabelecida - na Europa, África, Ásia, França e Bahia.

Outra coisa muito diferente são as iniciativas da juventude e dos povos europeus e de todo o mundo em defesa da Amazônia, que é, sim, património da humanidade, sob a égide e a responsabilidade da soberania nacional brasileira. A eles devemos manifestar nosso respeito e apoio irrestrito.




Facebook 2019-08-23

Falou claro. Funciona assim. Divide-se o território em concessões. Quem quiser garimpar, criar gado, extrair madeira, passear de canoa, conviver com indígenas, estudar flora e fauna, terá de pagar. As concessionárias serão, naturalmente, joint ventures norte-americanas, europeias e asiáticas, com eventual participação minoritária de Itaú e Bradesco. E se encherem muito o saco, vamos pra porrada: ou pagam taxa de proteção à família real ou destruímos tudo!

 


Facebook 2019-08-20

Ou será que o capitalismo precisa de soluções amazônicas?





Hong Kong na luta, provavelmente inglória, pelo direito de autodeterminação. 





Facebook 2019-01-29

Depois da exposição pública das patranhas parlamentares dos Bolsonaro, de sua íntima relação com membros do crime organizado do Rio de Janeiro e do humilhante fiasco mundial em Davos, a posição do generalato na sustentação do presidente - eleito por meio de propaganda ilegal quanto ao conteúdo e ao financiamento, convém não esquecer - tornou-se insustentável.

A inexorável consequência, mais lenta ou mais rápida, é a desmoralização das Forças Armadas. A persistir a situação, não será de espantar que surjam manifestações de descontentamento político entre os militares de média patente, assim como no Ministério Público e na Polícia Federal - algo impensável até bem pouco tempo.

A única maneira de contorná-lo seria a farta distribuição de todo tipo de privilégios econômicos ao oficialato - da exclusão da Reforma da Previdência ao preenchimento em massa de cargos públicos, postos de prestígio e funções prodigamente remuneradas -, com o quê o bolsonarismo passaria de experimento ultraneoliberal a versão milico-direitista do lulismo e, logo, a chavismo tupiniquim com tintas de monarquia saudita!




Facebook, véspera da eleição de 2018

Declaração de Voto 

Aos amigos que votam, ou tencionam votar Bolsonaro, peço encarecidamente que reconsiderem: cortar os pulsos não é remédio para o amargo sentimento da traição. 

Entregar as novas gerações a um governo de adeptos da ditadura de 1964, da tortura e da repressão política para punir o PT - uma etapa que precisamos superar, estou de acordo - me parece um desatino; um ato de autoflagelação, não de indignação. 

Dadas as atuais circunstâncias (que nenhum de nós escolheu), preservar as liberdades e os direitos democráticos duramente conquistados nas últimas décadas tornou-se a máxima prioridade neste 28 de outubro. Nossos filhos e netos agradecerão.

Militarismo, intolerância e balas não vão acabar com o câncer da corrupção, que se alimenta, com a participação do PT ou sem ela, da ânsia dos bancos e grandes empresas pelos favores do Estado. 

Ordem unida, fervor patriótico e porrada tampouco resolverão a estagnação econômica, que vem da quebra do sistema financeiro em 2008 e não se limita ao Brasil (pensem nisso!). Muito menos darão jeito na crise ambiental planetária que assoma no horizonte.

Para sair desse buraco, vamos precisar de todo mundo. De mais democracia, não menos. Muito mais, na verdade. E isso vale para o Brasil, a Venezuela, Cuba, África, China, Estados Unidos, Europa, França e Bahia. 

Na atual situação, abrir mão do direito de protestar e reivindicar em praça pública é suicídio! 

Se é para quebrar o pau, façamo-lo democrática e produtivamente nas reuniões de condomínio, bairro, escola, igreja, grêmio, associação, clube, sindicato e partido (sugiro evitar discussões à mesa e na cama). Aliás, reconstruir os espaços de organização cidadã que o PT “aparelhou” ou deixou para trás é para ontem.

E como o sufrágio, infelizmente, é obrigatório e só nos restam 3 opções, eu recomendo: vote Haddad, que apesar de sérias divergências considero um homem honrado e competente. Em último caso, vote Nulo. N#EleNão. N#EleNunca.