quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sofística tsiprática

O solerte Odisseu, digo, o ardiloso Tsipras, parece extrair forças de um grande imbróglio sócio-político: a Grécia dos "haves", que em geral votou SIM, precisa da Troika tanto quanto a Troika precisa da Grécia dos "have-nots", que em geral votou NÃO. 

O sofista Tsipras explica aos atônitos 
correligionários de Syriza que tomar a taça de 
cicuta oferecida pela Troika é a única maneira 
que resta aos gregos de não perderem a viagem 
ao Hades da União Europeia. Varoufakis, 
o dialético (à esquerda), mostra que, embora 
lhe repugne a ideia de tomar a maldita poção, 
reluta em perder a oportunidade de poder 
palestrar pessoalmente com o divino 
Dante Alighieri.
Chega-se, também por esse caminho, à questão capital: os "have-nots" gregos têm muito mais em comum com os "have-nots" de outras nações europeias do que com os "haves" de seu próprio país. 

O que se prepara, porém, não é uma nova fase da contenda a partir da ação comum dos partidos europeus do NÃO - que, a despeito das fronteiras franqueadas da UE parecem mais interessados em suas urgências nacionais -, mas a vitória inapelável da inconspícua coalizão europeia pelo "SIM", com a exultante aprovação da "comunidade internacional",* a bênção socialista de François France, Hollande e a inestimável cobertura de... Syriza, considerado pela imprensa especializada o partido mais "radical" do continente!!!

Durma-se com um barulho desses!
___
* Para uma definição de "comunidade internacional", consulte o Glossário de Sociologia e Política Contemporâneas deste blog clicando http://avebarna.blogspot.com.br/p/democracia-1_10.html


2015-07-15