domingo, 17 de março de 2024

Avebarna Domingo: O capital no século XXI


Valor Investe 07-03-2024, por Marília Almeida
https://valorinveste.globo.com/produtos/investimento-no-exterior/noticia/2024/03/07/queda-de-28percent-nos-precos-onde-pode-chegar-a-crise-do-imoveis-comerciais-nos-eua.ghtml

(..) A queda de preços e mudança estrutural do setor impactará negativamente os empréstimos de escritórios que vencem este ano. Segundo dados de final de ano de 2023 da Mortgage Bankers Association (MBA), 20% dos US$ 4,7 trilhões de hipotecas comerciais pendentes detidas por credores e investidores vencerão este ano. Dessas hipotecas, 25% são garantidas por imóveis de escritórios.

Montagem: Avebarna

Nesse cenário, os analistas estimam que uma parte desses empréstimos de escritórios provavelmente se tornará problemática e/ou inadimplente.

A qualidade do crédito do setor provavelmente irá se deteriorar, especialmente se o Fed mantiver uma abordagem de taxas mais altas por mais tempo em sua política monetária, na tentativa de levar a inflação de volta ao seu objetivo de 2%. O risco de taxa de juros é significativo para escritórios, pois empréstimos fixos com vencimento precisarão ser renovados a taxas de juros de mercado significativamente mais altas.

O próprio Fed alertou para os riscos potenciais em seu último Relatório de Estabilidade Financeira, dizendo que uma correção nas avaliações de propriedades de escritórios acompanhada até mesmo de uma recessão leve poderia resultar em "perdas significativas para uma série de instituições financeiras com exposições consideráveis", incluindo alguns bancos regionais e comunitários, juntamente com companhias de seguros.

Mesmo que as condições se deteriorem significativamente mais do que o esperado, as chances de um resgate federal, como durante a crise das S&Ls, são baixas, a menos que a deterioração nos escritórios represente um risco sistêmico para o sistema financeiro ou para a economia em geral. Até agora, esse risco não parece iminente, apontam os analistas. A chave é como o problema continuará a se desenrolar. "Pode ser um processo lento semelhante à experiência das S&Ls ou algo pior", concluem.

2024-03-17