domingo, 13 de julho de 2025

Anais do capitalismo mais-que-tardio


O Globo 09-07-2025
https://oglobo.globo.com/


(1) Custo a entender o motivo pelo qual a campanha contra os “inimigos do povo” encastelados no Congresso Nacional, que recém inundou o facebook por conta da recusa em elevar o IOF, cessou como por encanto após o anúncio das tarifas trumpianas em retaliação ao processo contra Bolsonaro e à regulamentação das Big Techs. Pois não seria justamente o momento de levar a voto no Congresso, em regime de urgência, uma moção extraída do editorial do Estadão -  por quê não - de repúdio a essa odiosa agressão à soberania nacional? E obrigar os picaretas chantagistas entreguistas a arcar com as consequências de seus votos? Não nos iludamos: este Congresso está morto como instituição democrática desde o impeachment de Dilma Rousseff. Só falta enterrá-lo, até porque o fedor está insuportável. Precisamos de um novo Congresso, eleito sob regras que impeçam a compra direta ou indireta das cadeiras parlamentares, a venda de votos mediante mensalões e emendas secretas, a farta distribuição de benesses aos parlamentares e seus apaniguados etc.

(2) Não concordo absolutamente que os Bolsonaro são culpados pelas tarifas de Trump. Trump é o culpado pela agressão que escolheu perpetrar contra a soberania do Brasil e os Bolsonaro por conspirar em seu favor - antes, durante e depois. Aliás, Trump não decretou as tarifas para beneficiar Bolsonaro; está usando Bolsonaro como peão na guerra que escolheu promover em nome da “Doutrina Monroe XXI" - a América (da Groenlândia à Terra do Fogo) para os americanos -, para a qual a participação do Brasil nos BRICs é intolerável. Outras agressões virão, com ou sem o concurso dos Bolsonaro.

(3) E por falar em BRICS, o governo brasileiro precisa decidir se os BRICS são uma aliança econômica de Estados nacionais ou um puxadinho da Internacional Bonapartista tão cara aos quadros do PT. Se a Rússia de Putin pode, por quê não a Venezuela de Maduro? Porque Lula se deu conta de que Maduro fraudou sua eleição?

2025-07-13