terça-feira, 21 de outubro de 2014

Marina, Marina me faça o favor!

Prezada Marina Silva,

Fiquei profundamente decepcionado com a sua decisão de apoiar Aécio. Acho que ela não honra a sua história, não favorece a sua causa e pode comprometê-la irreparavelmente como liderança democrática.

Admito que se ainda fosse petista teria me sentido na obrigação de me retratar com você e seus eleitores pela absurda decisão do PT de malhá-la como um “judas neoliberal” no primeiro turno da eleição, para alegria do “mercado”, ou seja, os bancos, empreiteiras etc. que, como registrou O Globo em 14 de agosto, temiam que você tirasse o candidato deles do turno decisivo. Eu pensava, ao contrário, que o PT devia buscar uma aliança com a “democracia ambientalista” (o PT, como você sabe muito melhor do que eu, está cheio de ambientalistas, muitos deles democratas, outros socialistas) contra Aécio, para mim o autêntico "candidato da situação".

Ao escolhê-lo, porém, você deixou “no vácuo” milhões de eleitores democratas e ambientalistas que perderam a confiança no PT mas não têm nenhum motivo para ajudar os adversários (históricos, não eleitorais) da distribuição de renda, dos programas sociais e de um desenvolvimento que seja ao mesmo tempo sustentável e inclusivo. 


Acho difícil você voltar atrás a essa altura, mas não custa dizer: AINDA É TEMPO! De todo modo, espero vê-la do lado dos trabalhadores nas imensas lutas democráticas e ambientais que teremos, seguramente, pela frente.

Respeitosamente,




2014-10-21