sábado, 25 de outubro de 2014

Take me to your leader

Deu no rfi 
25-09-2013, por Andrei Netto
http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20130925-aquecimento-global-ameaca-o-planeta-confirmam-representantes-no-painel-do-clima
Aquecimento global ameaça o planeta, dizem representantes no Painel do Clima
Montagem: Avebarna
(...) Para o conjunto dos autores do IPCC, não existe hipótese de que o aquecimento global não esteja acontecendo. E mais: ele, com 95% de certeza, responsabilidade do homem.
Por isso, países como o Brasil e a Alemanha são até mesmo contra a inclusão dos parágrafos no texto final, por considerar períodos curtos, de 15 anos, "como cientificamente insignificantes."
O desfecho da polêmica será conhecido até a sexta-feira, quando o texto final será divulgado. Antes disso, porém, algumas certezas já são conhecidas.
O próprio relatório do IPCC reitera: "A média global de temperatura, combinadas as superfícies de terra e oceano, indica um aumento de 0,89ºC no período de 1901-2012. Neste período, quase todo o globo tem experimentado o aquecimento da superfície."
Ou seja: para os cientistas e também para os delegados que representam governos de 195 países no IPCC, não há dúvidas de que o aquecimento global, o derretimento de geleiras e o aumento do nível dos oceanos está em curso e ameaça a vida na Terra.
2014-10-25