quinta-feira, 11 de junho de 2015

A corrida do ouro

Deu na ESPN Online
11/06/2015
http://espn.uol.com.br/noticia/517660_parlamento-europeu-pede-saida-imediata-de-blatter-por-corrupcao-desenfreada-na-fifa

Parlamento Europeu pede saída imediata de Blatter por corrupção 'desenfreada' na Fifa

Definitivamente, esse buraco é muito mais fundo do que sugere a ideia da "moralização do futebol".

O falecido Joelmir Betting, um entusiasta, mas nem por isso menos economista, costumava assinalar aos seus leitores que o futebol é o maior segmento de um dos ramos mais importantes da economia mundial: a indústria do entretenimento. 

Um negócio da China - mais exatamente da Europa, controlado com mão de ferro por um vetusto monopólio burocrático; algo que, com certeza, não agrada aos EUA, onde a modalidade começa a se tornar extremamente popular e lucrativa sob o impulso das novas gerações de migrantes, latinos principalmente, mas também europeus e asiáticos. 


O soccer pode ser um lenitivo nada desprezível para uma economia que, ainda aturdida pela fragorosa derrocada do eldorado imobiliário que acreditava ter descoberto, necessita desesperadamente de novas soluções para a valorização dos brontobytes de capital registrados nos servidores de suas casas bancárias. 

O "caso FBI-FIFA" pode ser o primeiro capítulo de uma longa disputa entre os EUA e a Europa pela repartição dos lucros do ludopédio global. A tempestiva intervenção do Parlamento Europeu é, nesse sentido, bastante sintomática.


Leia a matéria completa da ESPN clicando em 


Nenhum comentário:

Postar um comentário