terça-feira, 16 de abril de 2024

Avebarna Herald: Holocausto palestino


O Globo 14-04-2024, por  Dorrit Harazim 
https://oglobo.globo.com/opiniao/dorrit-harazim/coluna/2024/04/algoritmo-da-morte-ia-gerou-36-mil-alvos-humanos-a-eliminar-na-faixa-de-gaza.ghtml


“(..) Foi nessa toada que a inteligência artificial gerou um catatau de 36 mil alvos humanos a ser eliminados na Faixa de Gaza, o que explica a criminosa mortandade indiscriminada das seis primeiras semanas da guerra: mais de 15 mil palestinos mortos, quase metade do total de 33 mil vítimas computadas até agora. Sem falar no uso maciço das “bombas burras” de arrasa-quarteirão (sem componentes de precisão), responsáveis por danos colaterais infinitamente mais graves que mísseis guiados. “Não é aconselhável desperdiçar bombas caras com pessoas sem importância”, explica um dos ouvidos na investigação.

Recomenda-se a leitura na íntegra dessa investigação. Um Estado militarizado e de vanguarda tecnológica, em que algoritmos calculam em escala industrial quem deve morrer, precisa ser chamado à razão. A sorte de Israel é ter cidadãos dispostos a jogar luz sobre a desumanidade. (..)

2024-04-16