domingo, 21 de abril de 2024

Avebarna Herald: O capital no século XXI


O Globo 19-04-2024
(..) Campos Neto citou ainda a questão da liquidez que o os sistemas conectados podem implicar:
— E se todos quiserem fazer isso ao mesmo tempo? Então, essas são as coisas que eu acho que ainda precisam ser resolvidas, acho que é mais uma questão de confiança do que de tecnologia, acho que a questão tecnológica está indo muito bem — disse. (..)
No primeiro trimestre de 2021, a proporção global dívida-PIB atingiu o recorde histórico de 362%*. Minha leitura das palavras do doutor Campos é: numa economia de muita dívida para pouca mercadoria - e não porque não se possam produzi-las, mas porque não se conseguem vendê-las -, os pagamentos planetários instantâneos multiplicariam o risco de hecatombes financeiras. Ou seja, é muito capital e tecnologia para pouco mercado, desequilíbrio que não deixará de crescer e produzir novas catástrofes sociais e políticas. Considerando ainda a marcha batida para o colapso climático, é mais do que hora de nos perguntarmos se o mundo do doutor Campos não é um beco sem saída e conceber um modo viável de mudar de fase. 
_____
* “Dívida global bate recorde de US$ 307 trilhões e sobe para 336% do PIB”. Valor Econômico 19-09-2023, por Bloomberg
https://valor.globo.com/financas/noticia/2023/09/19/divida-global-bate-recorde-de-us-307-trilhoes-e-sobe-para-336percent-do-pib.ghtml

2024-04-21