domingo, 23 de fevereiro de 2025

Anais do capitalismo mais-que-tardio


Estadão 23-02-2025
https://www.estadao.com.br/link/empresas/meta-aprova-bonus-de-ate-200-para-seus-executivos-uma-semana-apos-demitir-36-mil-funcionarios/

(..) O aumento do bônus ocorre apenas uma semana depois que a Meta demitiu cerca de 5% de sua força de trabalho, cerca de 3,6 mil funcionários. Os cortes tinham como objetivo fortalecer as operações da Meta depois que Zuckerberg declarou 2025 como “um ano intenso” e anunciou planos de investir pesadamente nos esforços de inteligência artificial (IA) da empresa. A Meta disse aos trabalhadores afetados que estava rescindindo o contrato devido ao “baixo desempenho”, mas vários deles disseram publicamente que receberam avaliações melhores do que a média e criticaram a empresa no LinkedIn e em fóruns online. (..)

Montagem: Avebarna

A Meta não é a única empresa de tecnologia que está visando seus chamados “funcionários de baixo desempenho”. A rival Microsoft também disse que planeja atingir funcionários com baixo desempenho em uma nova rodada de cortes. É uma mudança de tom em relação às demissões em massa no setor de tecnologia nos últimos anos, que foram em grande parte atribuídas à redução de custos. A Meta chegou a dizer que planeja substituir os funcionários que foram demitidos. (..)

Apesar das recentes demissões, a Meta apresentou resultados sólidos em seus lucros do quarto trimestre de 2024, com a receita aumentando 21% em relação ao ano anterior, para US$ 48,4 bilhões, superando as expectativas de Wall Street. (..)

2025-02-23