quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Olimpo: de píncaro divino a poço sem fundo

Deu na ESPN online
Por Thiago Arantes, São Paulo, 19-12-2012
http://espn.estadao.com.br/noticia/299720_orcamento-privado-do-rio-2016-aumenta-68-em-tres-anos-e-governo-pagara-a-conta
Orçamento privado da Rio 2016 aumenta 68% em três anos e governo pagará a conta

Montagem: Avebarna
Imagem original: Internet
Que novidade! Nossa brava (em todos os sentidos) presidenta Dilma Roussef precisa vir a público explicar como funciona o contrato do governo brasileiro com a transnacional do entretenimento chamada Comitê Olímpico Internacional. 

Supõe-se que o Tesouro brasileiro esteja investindo bilhões nesse empreendimento privado para obter retornos para o país, certo? Onde está, porém, essa avaliação? Que instituição do Estado brasileiro avaliou ganhos e perdas do investimento olímpico, com base na experiência recente, para saber que se trata de um bom negócio? As noções de "prestígio internacional" e "não podemos ficar para trás" falam por si mesmas? Os intangíveis são fabulosos? 

A nação tem o direito de saber o que pensam, de fato, sobre a matéria, os governantes que ela elegeu. O país inteiro aplaudiria se a presidenta viesse à TV explicar porque a Olimpíada de 2016 é um bom negócio para a maioria trabalhadora do país. Talvez seja. Discutamos, pois. Democracia é isso.

2012-12-20