sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Convergência de alto risco

Deu n’O Globo online
por Washington Luiz, 23-12-2015 
Governo federal anuncia ação emergencial e gabinete de crise para Saúde do Rio
O governo federal anunciou nesta quarta-feira a criação de um gabinete de crise e ajuda para tentar solucionar o caos enfrentado pelo Rio de Janeiro na área da saúde. (..) A decisão foi tomada após uma teleconferência entre a presidente Dilma Rousseff e o governador Luiz Fernando Pezão. (..) Também participaram da teleconferência o prefeito Eduardo Paes; os ministros Jaques Wagner (Casa Civil); Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo); Nelson Barbosa (Fazenda); a presidente da Caixa, Miriam Belchior; e o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu. 


Imagem: pixabay
A operação conjunta dos governos federal e municipal do Rio de Janeiro para salvar a Saúde do estado é também, e sobretudo, uma operação de salvamento do governo Dilma, uma vez que a batalha do impeachment, momentaneamente vencida com o reagrupamento do PMDB fluminense ao redor do governo, a decisão do STF quanto ao rito parlamentar e o W.O. da oposição nas domingueiras anti-Dilma de dezembro, poderia facilmente desandar com um mais do que compreensível surto de descontentamento popular contra o governador Pezão, este sim, merecedor de impeachment em rito sumário por gestão financeira irresponsável e descaso criminoso com a saúde pública - direito elementar da classe trabalhadora. 

Falando nisso, o estrondoso sucesso do Museu do Amanhã* - leia-se Fundação Roberto Marinho - aparece de súbito como tábua de salvação da Caixa Econômica Federal - leia-se Governo Federal - e Cedurp - leia-se Governo Municipal - em face da tríplice atribulação do Porto Maravilha, a saber, o encalhe dos direitos de edificabilidade (CEPACs) adquiridos em lote único pela CEF, a lavajatização das empreiteiras consorciadas na Concessionária Porto Novo e a suspeitíssima intermediação de Eduardo Cunha na liberação de recursos do FGTS para obras a cargo de uma empreiteira Carioca.

É assim que a Circunstância, essa trocista incorrigível, acaba de tecer no Rio de Janeiro uma inesperada teia de interesses convergentes entre os executivos federal, estadual e municipal, o PT nacional, o PMDB fluminense e as Organizações Globo. 

Eu espero, de coração, que os ativistas e seguidores bem-intencionados do PTnalgum dia não muito distante e por força da mesma "causa maior" que já os obrigou a entubar Sarney, Meirelles, Temer, Levy e Cunha e acaba de converter Pezão & Paes em paladinos da democracia e do progresso social, não se vejam na dolorosa contingência de ter de ficar de boca fechada, ou se fazer de desentendidos, para aliviar a barra dos Irmãos Marinho.

__
*O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster. O projeto conta ainda com a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 
(Fonte: http://museudoamanha.org.br/)


2015-12-25