domingo, 30 de junho de 2013

Trilha sonora: Parabolicamará

Gilberto Gil











Parabolicamará
Gilberto Gil

Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena
Parabolicamará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
Antes longe era distante
Perto só quando dava
Quando muito ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes
dendê em casa camará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia
Que o balaio ía escorregar
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
Esse tempo nunca passa
Não é de ontem nem de hoje
Mora no som da cabaça
Nem tá preso nem foge
No instante que tange o berimbau
Meu camará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
De avião o tempo de uma saudade
Esse tempo não tem rédea
Vem nas asas do vento
O momento da tragédia
Chico Ferreira e Bento
Só souberam na hora do destino
Apresentar
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará

sábado, 29 de junho de 2013

Mantega vê mais longe que um falcão

Deu no Estadão online 26-06-2013, por L Alegretti, A Fernandes e R Veríssimo
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,nao-vi-ninguem-na-rua-falando-em-descontrole-da-economia-diz-mantega,157611,0.htm

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira, 26, que não viu reclamações nas ruas sobre controle da economia.
Guido Mantega
Fonte: Internet
"Não vi ninguém na rua falando de descontrole da economia. Posso ter perdido alguma coisa".
(...) "Nos países avançados, reivindicam salários, empregos. Aqui, são reivindicações específicas e são feitas por jovens e classe média."
O ministro disse que a pauta das manifestações no Brasil é extensa e que se refere a várias esferas de governo. "Compostas por diferentes partidos, é importante destacar", colocou. "A condição social do brasileiro melhorou muito nos últimos anos. É natural que se anseie por condições ainda melhores, que melhore segurança, saúde, educação.

Com seu jeito de professor entediado, Mantega explicitou, com simplicidade e clareza, o caráter democrático do tsunami de junho - algo demasiado complexo para a sociologia bizantina da cúpula petista.

E concluiu, de maneira bem direta:

Nós, governos e parlamento, temos que procurar atender.

Simples assim. Se os governos e os parlamentos atenderem aos reclamos das ruas por transportes, saúde, educação e - muito importante - controle social dos bens e recursos públicos, é porque se interessam, de algum modo, em representá-las. Se não, que peçam para sair. Se não saírem, pior para eles. As ruas se encarregarão de defenestrá-los - por bem ou por mal.


2013-06-29


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Desamor é quase antipatia

A cúpula dos Partido dos Trabalhadores abandonou a maré democrática de junho à sua própria sorte.

Pior, mandou uma tropa de militantes provocar a manifestação pelo Passe Livre com a imposição de suas bandeiras e, com o esperado resultado, não apenas colocou em suspeição o caráter "progressista" do movimento como pôs-se a insuflar uma campanha em "defesa de Dilma contra a ameaça de golpe". 

A cúpula do PT está oferecendo à plutocracia brasileira o patrocínio da maré democrática de junho - um presente com que ela jamais poderia sonhar.

Admito que cansei. Cansei de sustentar uma posição, ao mesmo tempo racional e emocional, de me manter solidário ao PT para estar ao lado da classe social a que me sinto ligado desde que achei ter entendido alguma coisa sobre este mundo belo e estranho em que vivemos.

Está suspensa a minha autodesignada posição de simpatizante do PT, pelo menos até que, do longínquo posto de observação virtual em me encontro, consiga enxergar alguma vida na terra salgada a que o partido foi, paulatina e consistentemente, reduzido por seus dirigentes. 

Teoricamente, só a própria classe trabalhadora poderá salvar o PT. Mas é duvidoso que ela ainda tenha interesse em fazê-lo. O futuro dirá.

Se é que isto importa para alguém além de mim mesmo, considerem-me sem-partido no próximo período. E, em qualquer caso, limitar-me-ei a participar da vida pública por via de meus dois blogs, À beira do urbanismo e Uma estranha e gigantesca ave sobre Barcelona.


2013-06-28


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sínodo do Oriente



Cúpula do PT reunida para decidir se a orientação daquela manifestação lá embaixo é da
Central para a Candelária ou da Candelária para a Central


2013-06-27

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Três postagens no facebook


1
Quem, perplexo diante do desconhecido e assustado com os danos colaterais, tiver a audácia de sugerir que isto é um produto de "pautas conservadoras", ou não está entendendo nada, como disse Caetano em idos tempos, ou é um burocrata empedernido à espera da primeira oportunidade de dizer que é tudo uma maquinação da "oposição conservadora e fascista" - para júbilo da ordem em geral, da oposição em particular e até dos eventuais fascistas, que nunca imaginaram ter tanto poder!

Acho que o resumo de tudo é: Dilma (ainda) tem legitimidade, mas com este Congresso não dá! Aparece, Presidenta! Confirme o que disse anteontem! A senhora tem toda razão!

"Eu vi ontem um cartaz muito interessante que dizia 'desculpe o transtorno, estamos mudando o país'. Eu quero dizer que o meu governo está ouvindo essas vozes pela mudança. O meu governo está empenhado e comprometido com a transformação social. Quem foi ontem às ruas quer mais. As vozes das ruas querem mais cidadania, mais saúde, mais educação, mais transporte, mais oportunidades. Eu quero aqui garantir a vocês que o meu governo também quer mais, e que nós vamos conseguir mais para o nosso país e para o nosso povo". (Dilma Roussef, 18-06-2013)
2
A esmagadora maioria dessas pessoas foram eleitoras de Dilma Roussef e, até o início da crise atual, continuavam sendo. Dizer que elas são conservadoras ou que estão aí manipuladas pelos conservadores é prova cabal de estupidez ou má fé.

Mas a atual direção do PT parece capaz de tudo para se proteger daquilo que, na melhor das hipóteses não entende e, na pior, teme como a peste.

Ninguém neste país, salvo o próprio Lula, tem mais legitimidade política do que Dilma Roussef, e foi por isso que ela declarou, anteontem: "Eu vi ontem um cartaz muito interessante que dizia “desculpe o transtorno, estamos mudando o país”. Eu quero dizer que o meu governo está ouvindo essas vozes pela mudança. O meu governo está empenhado e comprometido com a transformação social. Quem foi ontem às ruas quer mais. As vozes das ruas querem mais cidadania, mais saúde, mais educação, mais transporte, mais oportunidades. Eu quero aqui garantir a vocês que o meu governo também quer mais, e que nós vamos conseguir mais para o nosso país e para o nosso povo". (Dilma Roussef, 18-06-2013)

Eu estou com esse povaréu, e, até segunda ordem, com Dilma. A direção do PT, em vez de voltar às bases para ouvir o movimento e aprender com ele, parece mais preocupada em identificar "fascistas", de preferência onde eles não estão. E já está apelando à Jornada da Juventude (dado que a Copa da Confederações foi para o beleléu) para dividir o movimento. Homessa! Filme velho e ruim!


3
Pessoalmente, acho que seria mais interessante a liderança - ser difusa não quer dizer que não exista - dar um tempo para fazer o balanço das imensas conquistas e pouquíssimas perdas e pensar um pouco no que pretende e como seguir adiante. Um mínimo de organização é indispensável, assim como a formulação de perspectivas. Não é bom andar no vazio e, de toda forma, o mundo não acaba amanhã. A Tarifa Zero ainda está no horizonte, a Olimpíada é em 2016 e a Copa do Mundo no ano que vem.

Impedir que os 20 centavos da tarifa sejam repassados de outra forma aos trabalhadores me parece ser o objetivo imediato (alguém acredita que não será tentado?), assim como revogar a concessão do Maracanã e dos demais estádios. Destruí-los seria agravar o malfeito dos governos estaduais, que gastaram o dinheiro, e federal, que deu a chancela e, no final, acabará pagando a conta.

Uma campanha por uma Lei Nacional do Passe Livre pode ser um caminho interessante, assim como a revogação da Lei da Copa. Se o Brasil quiser, pode revogar a própria Copa. Por que não uma campanha "Copa sem FIFA..."? "Olimpíada sem COI..."?


2013-06-26


terça-feira, 25 de junho de 2013

Arte japonesa séc XIX: Katsushika Hokusai


A grande onda de Kanagawa
Vista do Monte Fuji (1de 36)










O mar anda agitado...







Mas a montanha 
não se moveu!
2013-06-25

segunda-feira, 24 de junho de 2013

domingo, 23 de junho de 2013

Decifra-me ou te devoro

Montagem: www.avebarna.blogspot.com.vr

2013-06-24

sábado, 22 de junho de 2013

Dilma estava certa em 18 de junho


Dirigente político com anos de janela 
que insinua que isto era, servia a
ou estava conspurcado por uma 
“pauta conservadora” é um 
burocrata incorrigível ou 
está mal intencionado.
"Eu vi ontem um cartaz muito interessante que dizia “desculpe o transtorno, estamos mudando o país”. Eu quero dizer que o meu governo está ouvindo essas vozes pela mudança. O meu governo está empenhado e comprometido com a transformação social. Quem foi ontem às ruas quer mais. As vozes das ruas querem mais cidadania, mais saúde, mais educação, mais transporte, mais oportunidades. Eu quero aqui garantir a vocês que o meu governo também quer mais, e que nós vamos conseguir mais para o nosso país e para o nosso povo".  

Dilma Roussef, presidenta, em 18-06-2013

2013-06-22

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A baranga do jogo



Imagem: Internet
── E aí, canhota, quem foi a baranga do jogo?
── Olhaquiô. A baranga do jogo... foi esse rapaz, o Falcão... Entrou aos 48 minutos do segundo tempo pra fazer gol contra! Ô Falcão! Ô Falcão ! Vai pra casa! Tu tem nome de craque mas é pereba pra caramba!


2013-06-21

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A matemática do futebol


Montagem: Avebarna
Imagem original: Internet
A grande diferença entre as seleções de futebol brasileira e espanhola é que a jogada mais complexa da seleção brasileira chama-se "um, dois e cruza para ver o que acontece" e a da espanhola "um, dois, três, quatro, ..., ene, ene+1 e gol". 

2013-06-19

terça-feira, 18 de junho de 2013

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Hipotecandos indignados


Deu no El País online
08-06-2013, por EFE Economía

Miles de afectados por las hipotecas piden justicia ante la impunidad financiera
Asistentes a la marcha convocada por la Plataforma 
de Afectados por la Hipoteca (PAH) entre la 
sede de la Asociación Española de Banca 
y la Audiencia Nacional para protestar 
por la "impunidad  financiera y la 
estafa hipotecaria" EFE
Varios miles de afectados por hipotecas se han manifestado esta tarde por las calles de Madrid para pedir "justicia y castigo para los responsables de la estafa hipotecaria", contra la "impunidad financiera" y para reivindicar el derecho a la vivienda.
La marcha ha partido de la sede de la Asociación Española de la Banca, en el centro de la capital, que reúne a las entidades financieras más importantes del país, hasta los alrededores de la Audiencia Nacional.
Doce grandes pancartas han presidido la protesta, que ha transcurrido con cánticos como "Los banqueros a prisión", "PSOE y PP, la misma mierda es", "Vergüenza, vergüenza" o "Queremos un pisito como el del principito". (Continua)
2013-06-10


sábado, 8 de junho de 2013

O ministério do capital

Deu no El País online
06-06-2013, por EFE Economia
https://elpais.com/economia/2013/06/07/agencias/1370556051_181464.html
Empresarios y líderes mundiales buscan en Nueva York soluciones a la pobreza
Bill Gates (Microsoft) e Warren Buffet (Berkshire Hathaway)
Montagem: Avebarna
Imagem original: EFE / El País
2013-06-08

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Um estranho e gigantesco símio na memória de Barcelona

Deu no La Vanguardia de Barcelona on line 04-06-2013
http://www.lavanguardia.com/medio-ambiente/20130604/54374678071/endogamia-provoco-albinismo-copito-de-nieve.html 

La endogamia provocó el albinismo de Copito de Nieve 

Diez años después de la muerte de Copito de Nieve, el único gorila blanco conocido, científicos del Instituto de Biología Evolutiva han secuenciado su genoma completo y han descubierto que el parentesco de sus padres provocó su albinismo. (...)

*

Copito de Nieve, mais precisamente Floquet de Neu, em barcelonês, não precisa de clone para ser eterno. Em tempo: Copito não é "Copinho", mas "Floquinho" (de neve).


2013-06-05