domingo, 29 de junho de 2014

A Copa, de Montezuma a San Martin

Depois de despertar em mim um tipo de pensamento que não costumo e não gosto de ter em se tratando de futebol, qual seja o de que, na Copa do Brasil, os colonizados estão se vingando dos colonizadores, ou, o que é quase a mesma coisa, que a periferia está, como se diz na linguagem dos estádios, botando no cu do imperialismo, eis que a valorosa seleção do México retorna, como que impelida por uma maldição secular, à sua antiga rotina de jogar bem mas carecer, na hora H, daquilo que, na grande área, sobra ao brasileiro proverbialmente cordial: o “instinto assassino”.

Foi graças a ele que ganhamos cinco Copas do Mundo de futebol, três a caminho do auge da nossa supremacia técnica, duas já na etapa de declínio (impérios podem vencer grandes batalhas, e até guerras inteiras, em seu declínio, como bem sabiam os generais de Roma e não ignoram os do Pentágono) - estas últimas essencialmente determinadas pela ação providencial de nossos “matadores”, Bebeto e Romário em 1994, Ronaldo e Rivaldo em 2002. 


Embora seja certo que, em se tratando de Copa do Mundo, podemos ser campeões até com um time menos do que meia-bomba como esse do trio Felipão-Murtosa-Parreira (PhD, Soccer Strategist & Consultant), eu penso que, apesar dos feitos extraordinários da Colômbia e da Costa Rica - pelas quais aliás, ainda que companheiros venham me dizer que são os oprimidos errados, eu já estou torcendo com todo o meu transbolivariano coração -, a alma anticolonialista latino-americana só poderá ser lavada na atual disputa pela jihad argentina, com água do Aquífero Guarani - a fonte da futura supremacia do nosso continente sobre imperialistas cheios da grana, mas mortos de sede.

2014-06-29 

PS: Movido pelo mesmo surto de febre anticolonialista que acometeu o blogueiro, o companheiro Evo, a propósito da severa punição imposta pela FIFA ao craque Luisito "Drácula" Suárez, pontificou: "Eu sinto que alguns dirigentes da Fifa estão se vingando de alguns jogadores para que os sul-americanos não sigam eliminando os europeus". 
(ESPN.com.br com agência EFE em 01-07-2014)

Pumpkins of Fire

Em merecida homenagem à decisão da FIFA de programar partidas no Norte-Nordeste brasileiro para as 13:00h, mas também, convenhamos, por se saber pouco digna de sua própria venerável tradição, a seleção da Holanda que disputa a Copa das Copas, conhecida no meio do futebol como Laranja Mecânica, decidiu mudar de apelido para Abóboras de Fogo.

2014-06-29

Coaches in action

CAParreira, PhD, Soccer Strategist & Consultant, 
expõe, sob o olhar atento do General da Reserva 
"Felipão" Scolari, ex-técnico de futebol em 
atividade, e o ouvido mouco do Cabo Murtosa, 
o ponto de vista de que deveriam ter trazido 
à Copa quatro centroavantes: dois para o tempo 
normal e dois para a prorrogação,  sendo este
o critério ótimo para uso, em todas as partidas,
 das 3 substituições previstas na regra.
Que Felipão tivesse trazido um centro-avante clássico, o melhor disponível, para uma situação de emergência, se compreenderia. Mas trazer dois que estão a léguas de distância do padrão de qualidade internacionalmente estabelecido para competições desse nível e, ainda por cima, substituir um pelo outro, numa partida de prováveis 120 minutos disputada à 1 hora da tarde e numa circunstância crítica em que o mundo inteiro se perguntava pelo meio-campo (transição, modernamente) brasileiro, é um inequívoco sintoma de senilidade. 


2014-06-29 

sábado, 28 de junho de 2014

Jeitinho brasileiro

Considerando a mediocridade do nosso sistema de jogo e a pobreza da nossa armação (Fernandinho é a solução!!), na hora do aperto eu, se fosse o general Scolari, poria o Maxwell na lateral e o Marcelo para tocar tamborim e reco-reco com o Neymar. 

Em bloco de embalo, o melhor é bagunçar.




2014-06-28

Quem jogou bola até agora

Fonte:http://www.fusionsc.org
Procurado por uma importante consultora de soccer development para opinar sobre as seleções que mais jogaram bola até agora, este blogueiro não se fez de rogado:

     - Colômbia, Costa Rica, Holanda, França, Neymar e Messi.

     - E a Alemanha? - quis saber o entrevistador.

     - Ainda não apareceu para jogar. Ouvi dizer que está de férias num resort paradisíaco do litoral da Bahia à espera de adversário.


2014-06-28

Oitavas: sai o futebol, entram os pênaltis?


Montero e Dida, decisão da Liga dos Campeões da Europa 2003
Que os deuses do futebol nos protejam do ramerrame defensivo e das disputas de pênaltis, território preferido de burocratas do ludopédio do tipo CAParreira, PhD, que preferem se defender de olho no álibi de perder nos pênaltis a atacar correndo o risco de perder na bola.

E para piorar, as famigeradas "séries de tiros diretos da marca do pênalti" são sempre decididas de maneira irregular: os goleiros infringem sistematicamente a regra se adiantando à cobrança, com o beneplácito de árbitros de pulmões cansados, de bandeirinhas acometidos de bursite súbita, das (C)omissões de Arbitragem da FIFA e até da imprensa em geral, incluindo os mais contundentes críticos dos apitadores - um mistério mais obscuro do que  o Terceiro Segredo de Fátima.


Nesta disputa, entre Itália e Uruguai pela Copa da Confederações de 2013, os goleiros se adiantaram em 100% das cobranças. 

Minha opinião pessoal é pela mudança da regra vigente, por absolutamente anti-humana: é praticamente impossível um goleiro defender um pênalti sem pôr um pé à frente para impulsionar o corpo. Mas quem já não viu uma "disputa de pênaltis" ser decidida por goleiros que saem com os dois pés ou dão até três passos antes da cobrança? 

PS: Será que o general Scolari, "curvando-se ao craque" como a maioria dos treinadores, vai permitir que o Fred bata o pênalti com aquela presepada que o faz chegar na bola à velocidade próxima de zero para mandar um peteleco na mão do goleiro?


2014-06-28

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Messi nele!

Deu no Globo online em 21/06/2014 
http://oglobo.globo.com/economia/paul-singer-bilionario-americano-que-pode-quebrar-argentina-12961526#ixzz35Vh6nzun


Paul Singer, o bilionário americano que pode quebrar a Argentina 
Montagem: Avebarna


Dono de ‘fundo abutre’ derrotou o governo de Cristina Kirchner em tribunais americanos e aposta em economias arruinadas






2014-06-23

sábado, 21 de junho de 2014

Irão campeão


225866-fifa-world-cup-2014-live-blog-argentina-vs-iran  
Depois do enfático apoio moral aos nossos xiitas em Bagdá e da incontestável vitória moral (2 x 1) sobre a jihad argentina em Belo Horizonte, eu acho que o Irão - como diria o inmetrossexual C. Ronaldo - faz jus a uma carteirinha de sócio-torcedor do Eixo do Bem e a um visto de entrada na Comunidade Internacional*.  

* Para a definição de "Comunidade Internacional", consulte o Glossário Avebarna de Sociologia e Política  Contemporâneas 
http://avebarna.blogspot.com.br/p/democracia-1_10.html

Leia também neste blog
"Todas são primaveras, mas algumas mais floridas do que outras"
http://www.avebarna.blogspot.com.br/2012/01/todas-sao-sao-primaveras-mas-algumas.html 


2014-06-21 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Tributo a Guy Debord

O torneio de combinados nacionais de futebol da FIFA tem sido tão bom, com tantos e belos gols, tantas viradas sensacionais e quedas espetaculares que é com prazer que eu exerço o papel que me cabe nesse carnaval - o de telespectador-consumidor 30 horas. 

Está tudo uma beleza. No meu telão HD eu assisto a magníficas partidas de futebol disputadas sobre o pano de fundo de estádios de fantástica arquitetura, profusamente coloridos por alegres plateias de belas jovens perfeitamente maquiadas e pintadas com suas cores nacionais, garotões saudáveis cheios de entusiasmo juvenil vestidos com as camisas de seus clubes e seleções de preferência e, por último mas não menos importante, coroas saradões e saradonas vindos de (quase) todas as partes do planeta com muita energia disponível e dinheiro para gastar. 

O toque picaresco fica conta das caravanas de latino-americanos duros que vão do Oiapoque ao Chuí tentando entrar na festa de penetras. 

Para que o espetáculo fique completo, só falta a vitória do time da casa - a Suíça, é claro.





2014-06-19

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cine Avebarna: Sem Novidade no Front

Deu n'O Globo online de 18-06-2014
http://oglobo.globo.com/economia/ex-dono-do-banco-santos-acusado-de-lavagem-de-dinheiro-12907604#ixzz34zmC1MBZ




  

Ex-dono do Banco Santos é acusado de lavagem de dinheiro
 
Edemar Ferreira negociava obras de arte no exterior, afirma denúncia




2014-06-18

sábado, 14 de junho de 2014

Escola de futebol ou bloco de embalo?



A propósito de Brasil 3 x 1 Croácia, concordo em gênero e numero, só não em grau, com Paulo Cezar "Caju":
http://oglobo.globo.com/blogs/blog-do-caju/
"Dois personagens foram decisivos na vitória do Brasil, o goleiro grandalhão Pletikosa [gênero] e o árbitro japonês Yuichi Nishimura [número]. (...) Qual lance maravilhoso vimos hoje? Vimos, sim, um chute errado entrar, duas falhas do goleiro adversário e uma arbitragem camarada. Sinceramente, acho pouco."

Só não concordo com o nosso genial Nariz de Ferro quando diz que "esse não é o nosso futebol. Estamos copiando outras escolas e podemos fazer melhor do que todas elas, juntas, [grau] se acreditarmos em nosso potencial."


Não creio que nossa escola seja, por definição, a melhor, nem que seja questão de acreditar.

Depois de um quarto de século de decadência tática e técnica associada a causas que se podem definir, literalmente, como "de economia externa e interna" - isto é, a financeirização do futebol mundial e a pilhagem da CBF pela família Havelange e seus apaniguados - a "escola brasileira de futebol" virou, no melhor dos casos um "bloco de embalo" do primeiro grupo. 

Não foi por outra razão que Felipão foi chamado para o cargo: no pântano atual, um técnico carismático capaz de montar um "time de embalo" parece ser, de fato, a única chance de ganharmos esta Copa do Mundo. 

Retornarei um dia, quem sabe, ao assunto com a postagem "Parreira o tecnocrata, Dunga o disciplinador, Felipão o carismático: a burocratização da escola brasileira de futebol".

Cordão da Boa Preta em 1918 ACERVO BOLA PRETA
2014-06-14

sexta-feira, 13 de junho de 2014

sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Copa no país das peladas

 
Brasil 1 x 0 Sérvia  

Gol de pelada de um time de pelada comandado por um técnico de pelada que pede ao nosso craque para ser o rei dos peladeiros.

Ai meu São Cristóvão! Será que é para despistar os adversários?




2014-06-07