segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

In God we trust


Fonte: Internet. Autoria não identificada
Excepcionalismo americano não é, como se acredita, para bem e para mal, a doutrina da singularidade do desenvolvimento histórico dos EUA e seu corolário triunfalista, o "destino manifesto" do país como eldorado e cidadela mundial das liberdades civis.

Excepcionalismo americano é a esquisitice nacional manifesta na volúpia da vida suburbana, na paixão pelo ludopédio jogado com as mãos e, last but not least, no sistema eleitoral mais estapafúrdio e antidemocrático do mundo dito civilizado - o qual só será reavaliado no dia em que as convenções Democrata e Republicana produzirem um disputa tão insólita e incerta como seria, por exemplo, Bernie Sanders vs. Donald Trump, caso em que esse mesmo excepcionalismo talvez seja invocado para anular-se Democrática e Republicanamente todo o processo e convocarem-se novas Convenções a cargo exclusivo dos "superdelegados".



Deu no El País
Por Pablo Ximénez de Sandoval, Las Vegas, 21-02-2016
Clinton frena el ascenso de Sanders con una victoria en Nevada
Nevada (2,8 millones de habitantes, el 70% de los cuales vive en Las Vegas) “se ha convertido en un escenario político más donde ver a los líderes en acción” en las primarias, explicaba a EL PAÍS el jueves el congresista Tony Cárdenas, del distrito norte de Los Ángeles, que se encuentra en Las Vegas haciendo campaña por Clinton. Nevada forma parte del grupo de Estados que los partidos han decidido que sirvan como test para limpiar las primarias de candidatos inviables. Iowa es el test de la América rural; New Hampshire el de la América independiente, acomodada y librepensadora; Carolina del Sur es el test el de la América sureña, conservadora y racialmente dividida; y Nevada representa la opinión del lejano Suroeste, de fuerte identidad hispana y poco identificado con Washington. Esos cuatro estados laboratorio, con poca población pero representativa, son los que deciden quién llega al supermartes y en qué condiciones.


2016-02-22


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Arcana Avebarna - XLVII

Deu na BBC Brasil on line
15-02-2016, por Ruth Costas

Tempestade perfeita: podemos estar caminhando para uma nova crise global?
Diante da freada da economia chinesa, da brusca queda do preço do petróleo e da expansão do fenômeno dos juros negativos em países ricos, alguns economistas têm defendido que uma nova crise como a de 2008 estaria se avizinhando.



"O sistema burguês tornou-se demasiado estreito para conter as riquezas criadas em seu seio. De que maneira consegue a burguesia vencer essas crises? De um lado, pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas; de outro, pela conquista de novos mercados e pela exploração mais intensa dos antigos. A que leva isso? Ao preparo de crises mais extensas e mais destruidoras e à diminuição dos meios de evitá-las." (K.M. 1848)


2016-02-15