terça-feira, 27 de setembro de 2016

Caros amigos

Deu n’O Globo online
26-09-2016, por Miguel Caballero
Chico Buarque lamenta divisão da esquerda e prevê Freixo no 2º turno
Comício do PSOL acontece no mesmo horário que encontro de Lula e Jandira, em Bangu
Chico, velho,

Como esperar a formação de uma frente de esquerda para governar a cidade quando a maior parte da esquerda - a começar pelo maior e mais obstinado pretendente ao título de "partido oficial" da dita cuja - ainda nem parou para refletir sobre o conteúdo e os resultados do “modo petista de governar” o país? 

Não seria propaganda enganosa?

Por outro lado, NADA impede que os candidatos anti-Impeachment e anti-Temer de todo o Brasil decidam, em cada cidade, encerrar suas campanhas com GRANDES COMÍCIOS UNITÁRIOS “FORA TEMER”!

Você não se sentiria "dividido pela própria convicção" numa iniciativa deste tipo, não acha? 

Os eleitores de Freixo, de Jandira e de Molon também não.

E se sobre isto estivermos de acordo, por que não fazê-lo?

2016-09-27

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O capital no século XXI: competição global, Estado nacional, desbarato geral

Deu na BBC Brasil online
21-09-2016, por Marina Wentzel
Brasil passa por desindustrialização precoce, aponta pesquisa da ONU
Promissora na década de 1980, a indústria brasileira entrou em declínio e hoje representa apenas pouco mais de 10% do Produto Interno Bruto do país.

Clique na imagem para ampliar

Pergunta obrigatória: a participação da indústria no PIB estaria mais determinada pelas sucessivas políticas governamentais do que pela inserção, ajustada a cada ciclo econômico, do país no sistema econômico global?
O conjunto de fatores que colaboraram para essa tendência foi observado em toda a América Latina, mas o Brasil, por seu tamanho e relevância, é o mais significativo caso de desmantelamento precoce da indústria, aponta relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, Unctad, divulgado nesta quarta-feira.
(..) De acordo com a Unctad, no começo da década de 1970 a participação das manufaturas na geração de emprego e valor agregado no Brasil correspondia a 27,4%, em valores da época, enquanto que em 2014 essa participação caiu para 10,9%.
(..) A desindustrialização é considerada precoce pela Unctad quando uma economia não chega a atingir toda sua potencialidade produtiva manufatureira e, em vez de evoluir em direção à indústria de serviços com alto valor agregado - setor terciário -, regride para a agricultura ou cai na informalidade.
(..) Países ricos também passam pelo fenômeno de desindustrialização, mas de forma diferente. Com o acúmulo de riqueza, esses países investiram na capacidade produtiva intelectual da população por meio de educação e pesquisa, o que gerou empregos mais sofisticados no setor de serviços. É um movimento de transformação e de geração de mais riqueza, e não necessariamente de perda dela. (Continua) 

Leia a matéria completa clicando


2016-09-23


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Pausa para meditação

Mayura (un sánscrito la palabra de pavo real) es una de las aves sagradas de la mitología hindú.

La leyenda dice que el Mayura fue creado a partir de las plumas de Garuda, otra ave mítica semi-divina de la mitología hindú. Garuda se cree que es un vahana (transporte) de Vishnu, una de las Trimurti. En las imágenes de mayura como un pájaro mítico, se representa matando a una serpiente, que de acuerdo a una serie de escrituras hindúes, es un símbolo del ciclo de tiempo.

Fonte: 
 http://listas.20minutos.es/lista/aves-mitologicas-350417/


2016-04-09

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Destravando a pauta

Deu na Folha de S Paulo
13-09-2016, por Julio Wiziack, Dimmi Amora e Mariana Haubert
Bancos públicos terão pelo menos R$30 bi para nova rodada de concessões
 
Imagens originais Intenet
Montagem www.avebarna.blogspot.com.br
Eliminados da cena os fatores de turbulência Dilma Rousseff e Eduardo Cunha, o ex-presidente putativo Michel Temer, agora inventariante da Nova República - também conhecida como República das Empreiteiras -, espera ter alcançado as condições políticas adequadas ao lançamento de sua política de "gastos públicos qualificados", qual seja, um generoso novo pacote de financiamento, subsídios e garantias do Tesouro a capitais desesperadamente necessitados de aplicações rentáveis de longo prazo na provisão, ao próprio Estado, de bens e serviços não competitivos.

2016-09-14

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Cunha ao mar!

Deu no Avebarna Press
13-09-2016, por Jorge Petersen
http://avebarna.blogspot.com.br/2016/09/manchete-do-dia.html

Navio pirata brasileiro lança excesso de carga ao mar para evitar naufrágio
O cargueiro Congresso Nacional aderna perigosamente sob o peso do seu carregamento no meio do Lago Paranoá. O temerário fechamento da válvula de escape do convés principal teria sido a causa do acidente. Em primeiro plano, o rebocador Carmen Lúcia assume a supervisão da operação de salvamento.
Montagem www.avebarna.blogspot.com.br
Foto original Internet

2016-09-13


sábado, 10 de setembro de 2016

Esquerda vou ver V

Deu no Pátria Latina
01-09-2016 Postagem
Lula articula frente ampla contra Temer com Ciro Gomes como possível candidato para 2018
Após a consumação do impeachment, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs a aliados a formação de uma frente ampla de esquerda contra o governo de Michel Temer. Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, Lula acredita que o ex-ministro Ciro Gomes é o candidato mais preparado para liderar a resistência ao golpe em 2018. (..) Além dos partidos que se opuseram ao impeachment, o bloco de oposição a Temer deverá reunir sindicatos, associações, movimentos de esquerda, intelectuais e artistas.
Montagem www.avebarna.blogspot.com.br
Imagens originais Internet
A diferença entre a “frente pela governabilidade” - antigamente dita "Frente Popular" - e a “frente ampla de esquerda” é que agora se trata de prolongar o cortejo fúnebre da Nova República com a inclusão de personagens de prestígio nunca dantes convidados e a concessão de certo status - o menor possível - às organizações de base do aparato petista. 

Problema para o PSOL, que vai ter de ou aderir à “frente ampla de esquerda” ou explicar que a sua “frente de esquerda” é só para esquerdistas de carteirinha - e aspirantes, naturalmente.

De todo modo, a pergunta ao alcance de todos é: se a "ampla frente de todos os que se opuseram ao impeachment" é hoje a resposta necessária ao golpe consumado e à confirmação de Michel Temer, por que diabos não o foi há dois meses, quando se tratava de impedir a consumação do golpe e a entronização do carcamano?

Que jogo joga Lula, afinal?

2016-09-10

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Sierra maestro

Deu no El País online
04-09-2016, por Macarena Vidal Liy
Serra: Bolívia e Equador podem aprender a fazer democracia com o que se passou no Brasil
www.avebarna.blogspot.com.br

2016-09-08

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Índio quer apito

Deu no PT online
02-09-2016, por Agencia PT
Presidente do PT afirma que as Diretas Já são fundamentais para substituir o presidente usurpador e barrar retrocessos
www.avabarna.blogspot.com.br
Imagem: Internet
2016-09-05

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ponto de vista

Deu no PT online 
03-09-2016, por Agência PT 
http://www.pt.org.br/pensam-que-nos-venceram-mas-estao-enganados-afirma-dilma-rousseff/
“Pensam que nos venceram, mas estão enganados”, afirma Dilma
www.avebarna.blogspot.com.br
2016-09-05

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Contos de Lindbergh

Deu no PT online
31-08-2016, por Agência PT
História reserva lugar de honra para Dilma, afirma Lindbergh
“Pode dormir tranquila, presidenta, que a história lhe reserva um lugar de honra, ao contrário do lugar daqueles que votarem pelo impeachment. Com esses, a história será implacável”.

2016-09-06

domingo, 4 de setembro de 2016

A estrela se apaga

A desmoralizante política de cambalachos com o patronato companheiro desaguou, como era de se intuir, se não esperar, na vergonhosa derrota sem luta - que não se confunde com dissipação de energia militante em mobilizações a esmo, muito menos com esperneio, autocomiseração e lamúrias - ante o golpe parlamentar desfechado pelos amigos da onça da "base do governo". Um trágico epílogo para a "Carta aos Brasileiros".

Não bastasse, da classe social detentora dos naming rights do PT, nem uma única iniciativa extra-partidária, extra-aparato-sindical e extra-governamental - vale dizer, independente - em defesa do mandato ou do governo Dilma Rousseff veio ao conhecimento da nação.

Não estranha. Já faz tempo que, incorporada ao mundo dos negócios, a liderança histórica do Partido dos Trabalhadores renunciou à sua classe, consequentemente à construção de um programa político para o trabalhadorado do século XXI. Em seu lugar, consentiu e incentivou que a burocracia partidária o transformasse numa máquina parlamentar e publicitária autorreferida como "de esquerda", empenhada em disputar aos velhos e novos círculos políticos, jornalísticos e intelectuais "de direita” - sob a bandeira do pacto social desenvolvimentista e ao preço da transferência de migalhas da renda nacional aos "mais pobres" - a primazia na condução e arbitragem do conúbio parasitário das corporações patronais com seu próprio Estado.

Consuma-se assim, no meu modo de entender, o divórcio entre o PT e a classe que o pariu para representá-la na década de 1980.

Doravante, o tag Partido dos Trabalhadores será substituído, neste blog, pelo tag PT, simplesmente. A organização política de classe dos trabalhadores brasileiros - por extenso e em minúsculas, para dar asas à razão histórica e ao orgulho plebeu - está, uma vez mais, vacante.

Recriá-la, quem sabe sob novas formas, é o problema básico que têm as novas gerações a resolver. 

Pois se a classe trabalhadora, com toda a diversidade inerente às multidões urbanas do século XXI, não for capaz de reconhecer a si própria como força social distinta, oposta ao patronato e candidata ao comando da vida econômica da nação - e do mundo do qual todo país é hoje irrevogavelmente dependente -, só nos restará torcer por algumas sobras de lugar no último comboio da Fundação Barack Obama para - acreditem - o Planeta Vermelho!

2016-09-04

sábado, 3 de setembro de 2016

Não vai ter balanço?


www.avebarna.blogspot.com.br
imagem original: O Amigo da Onça,
por Péricles (1924-61

2016-08-02

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Alea jacta est



Sob o olhar atento dos oficiais de justiça do Senado, digo, das principais lideranças políticas da nação - que você não conhece e eu também não -, o ex-presidente putativo presidente Michel Temer assina a intimação para tomar posse do cargo de Inventariante da Nova República. Ao centro, um exemplar da Constituição do Brasil, livro de cabeceira da ilustre falecida.


2016-09-02