terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Mau augúrio

Deu na Folha de S Paulo online 25-12-2017, por BBC Brasil
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/12/1945973-o-estranho-asteroide-em-forma-de-caveira-que-vai-voltar-a-passar-perto-da-terra-em-2018.shtml

O estranho asteroide em forma de caveira que vai voltar a passar perto da Terra em 2018

Imagem: Internet

2017-12-26

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Me imprensa que eu gosto

Deu no G1 online 21-12-2017, por G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/eleicoes-na-catalunha-liberais-vencem-mas-independentes-reservam-maioria-das-cadeiras-no-parlamento.ghtml
Eleições na Catalunha: liberais vencem, mas independentistas reservam maioria das cadeiras no parlamento

Os liberais venceram? Só se for na satrapia dos Irmãos Marinho. 

Imagem: Internet
Ao votar majoritariamente nos partidos da burguesia catalanista e da pequena-burguesia democrática e independentista, o povo catalão pronunciou-se inequivocamente, pela segunda vez em menos de 3 meses, por seu direito à autodeterminação e sua própria República - contra o franquismo insepulto, a coroa borbônica, a bancocracia da União Europeia, a aristocracia espanhola e catalã, a burguesia bitcoin de Ciudadanos e Ciutadans (dita “os liberais” pelo G1), o baronato socialdemocrata e todas as organizações da velha e da nova esquerda simpatizantes, caudatárias ou simplesmente submissas à Ordem de La Moncloa. 

A clara mensagem, inclusive aos partidos vencedores, é: rumo à Assembleia Constituinte da República da Catalunha forjada pelo povo insurgente em 1-3 de outubro e declarada pelo parlamento autonômico em 27 daquele mês. 

No que respeita à classe trabalhadora, a tarefa não é simples, mas me parece clara: reconstruir, nesse processo, sua identidade, sua organização e seu programa confiscados e sistematicamente enxovalhados, há muitas décadas, pelos partidos Social-Democrata e Comunista, coveiros históricos do socialismo. 

A emancipação dos trabalhadores catalães não será obra da pequena-burguesia democrática, muito menos da burguesia catalanista. E tampouco é tarefa de seus partidos. Além disso - admitamos -, o socialismo propriamente catalão é uma entidade tão quimérica quanto seria o grego, se pretende o chinês e gostaria de ser o bolivariano. 

Contudo, menos de três anos passados da revolta grega abortada por Tsipras, a insurgência popular catalã é mais uma janela que se abre para uma nova Espanha e uma nova Europa. Socialista que lhe dá de ombros ou assumiu o lado da ordem ou, como diria Caetano, não está entendendo nada.


22-12-2017

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Papelão


Deu no Metrópoles
07-12-2017, por Agência Estado
“Lava Jato não pode fazer o que está fazendo com o Rio”, diz Lula
Em caranava, ex-presidente insinuou que operação tem a ver com situação financeira do estado
Em caravana há três dias pelo Espírito Santo e Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) insinuou, na noite desta quarta-feira (6/11), que a Operação Lava Jato teria ajudado a quebrar o Rio.
Imagem Internet
“A Lava Jato não pode fazer o que está fazendo com o Rio. É preciso fazer uma distinção: se um empresário errou, prende o empresário. Mas não precisa quebrar a empresa,  porque quem paga o pato é o trabalhador, que é inocente”, afirmou o petista. “Por causa de meia dúzia que eles dizem que roubou, e que ainda não provaram, não podem causar o prejuízo que estão causando à Petrobras”, completou, em um ato em Maricá, cidade praiana a 60 quilômetros da capital fluminense governada pelo PT.
(..)“Eu nunca na minha vida vi o Rio tão pobre, infeliz, quase na falência. O governador não tem 1% de aprovação, o outro governador está preso, o outro também, a governadora também, o presidente da assembleia também. A política está em processo de destruição no país e o Rio é a grande vítima disso”, continuou, referindo-se ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), aos ex-governadores Sérgio Cabral  (PMDB), Anthony Garotinho  (PR) e Rosinha Garotinho (PR) e ao presidente afastado da Alerj Jorge Picciani (PMDB). (Continua)
2017-12-08