Metrópoles 30-09-2023
https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/artigos/a-esquerda-e-a-economia-por-andre-gustavo-stumpf
A extrema dificuldade dos partidos de esquerda na América Latina de oferecer boas soluções para a economia
Se os "de direita", que controlam os bancos, os títulos de dívida, as ações, a energia, os imóveis, as forças armadas, a maior parte do Legislativo e do Judiciário etc., não têm "boas soluções" - como acabamos de ver no governo Bolsonaro-Guedes -, por que diabos os "de esquerda", que no Brasil de hoje não controlam mais do que a chefia do Executivo e uns quantos ministérios, haveriam de ter? Qual o maior problema: eles não terem soluções ou achar que deveriam ter?
Já não é tempo de levar a sério a hipótese de que "as soluções para a economia" são aquelas que nos permitirão evitar as crises econômicas cada vez mais devastadoras e, logo, o colapso climático?
O fato de a imensa maioria que trabalha para ganhar a vida ter, ao acordar, de continuar fazendo amanhã o que esteve fazendo ontem não justifica a inércia dos governantes e dos abonados. Estou com Greta Thunberg (Twitter 30-09-2023):
"A reminder: the people in power don’t need conferences, treaties or agreements to start taking real climate action. They can start today. When enough people come together then change will come and we can achieve almost anything. So instead of looking for hope - start creating it."