terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Avebarna Herald: Dorrit Harazim


O Globo 14-01-2024, por Dorrit Harazim
https://oglobo.globo.com/opiniao/dorrit-harazim/coluna/2024/01/haia-existe.ghtml


(..) Relegada ao papel de cemitério do Direito Internacional, a Palestina como um todo, e Gaza em especial, pouco espera da Justiça dos homens. Só que a petição apresentada pela África do Sul pode ter desdobramentos inesperados. Como previsto, foi desconsiderada como frivolidade pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken. Mas não por Netanyahu, que optou por apresentar sua defesa perante a Corte. Não é de hoje que lideranças israelenses se preocupam com uma eventual percepção mundial de que a opressão sofrida pela Palestina ocupada é uma forma de apartheid. O espectro de isolamento internacional semelhante ao imposto ao regime de minoria branca na África do Sul — que culminou na extinção do apartheid nos anos 1990 — sempre existiu. Et pour cause. (..)

2024-01-23

domingo, 28 de janeiro de 2024

Avebarna Domingo: O capital no século XXI


Folha de S. Paulo 14-01-2024
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/01/ia-afetara-cerca-de-40-dos-empregos-do-mundo-diz-fmi.shtml
A inteligência  artificial (IA) afetará 60% dos empregos nas economias avançadas, afirmou a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, pouco antes de partir para o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. (..) O relatório indica que metade dos empregos afetados pela IA será prejudicada, enquanto o restante pode se beneficiar do aumento da produtividade devido à IA. "Seu trabalho pode desaparecer completamente, o que não é bom, ou a inteligência artificial pode aprimorar seu trabalho, tornando-o mais produtivo e aumentando sua renda", explicou Georgieva à AFP. (..) "Isso poderia agravar a lacuna digital e a disparidade de renda entre os países", continuou o relatório, acrescentando que os trabalhadores mais velhos provavelmente serão mais vulneráveis às mudanças causadas pela IA. (..)

Mme Kristalina prevê um futuro brilhante para a IA: administrar a fila do seguro-desemprego planetário     
Montagem e legenda: Avebarna
2024-01-28

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Avebarna Fridays for Future


The Guardian 17-01-2024
https://www.theguardian.com/environment/2024/jan/17/greenland-losing-30m-tonnes-of-ice-an-hour-study-reveals
The Greenland ice cap is losing an average of 30m tonnes of ice an hour due to the climate crisis, a study has revealed, which is 20% more than was previously thought. Some scientists are concerned that this additional source of freshwater pouring into the north Atlantic might mean a collapse of the ocean currents called the Atlantic meridional overturning circulation (Amoc) is closer to being triggered, with severe consequences for humanity.


2024-01-26


quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Avebarna Herald: Um século em 1 minuto


The New Yorker 14-01-2024
https://www.newyorker.com/news/dispatch/trump-receives-a-warm-embrace-in-frigid-iowa


Aberta a caixa de Pandora da economia do século XXI pelo estouro da bolha imobiliário-financeira em 2008, a mesma pequena burguesia que há um século foi, por motivos análogos, a carne e os músculos da ascensão do nazifascismo, retorna à cena, multiplicada e espalhada pelo mundo inteiro, para reclamar o direito inalienável ao que lhe venderam como o paraíso da pequena propriedade. E não há ninguém para explicar a pelo menos uma parte desse povaréu, de maneira convincente, que no mundo real o buraco é mais embaixo - ou melhor, muito mais em cima.

E como se fosse pouco, o acesso das nações a uma cota-parte da riqueza planetária parece não apenas ter chegado, neste início de século, ao seu limite histórico como começado a regredir, exacerbando tanto as disputas entre as potências econômicas e militares quanto a instabilidade das instituições e regimes políticos dos Estados vassalos, com a proliferação de todo tipo de exércitos privados e milícias armadas, nos cinco continentes. A democracia como nos acostumamos a reconhecer desde o boom econômico subsequente à II Guerra Mundial é cada vez mais uma forma sem conteúdo e até mesmo essa forma começa sucumbir em seus mais importantes bastiões.

É a tragédia de nossa época: colhemos os frutos da renúncia por parte das grandes organizações sindicais e políticas do trabalhadorado, ao final da II Guerra, à sua identidade de classe, sua independência política e seu programa histórico, em favor da integração de milhões de empregados da indústria, comércio e serviços à corrida da ascensão social em uma economia de mercado que se supunha programada para um interminável voo de cruzeiro sujeito, quando muito, a turbulências episódicas.

Como sairemos dessa enrascada histórica, levada ao limite pela iminência do colapso ambiental, é a questão que nos cabe tentar responder!


2024-01-24

domingo, 21 de janeiro de 2024

Avebarna Domingo: O capital no século XXI


UOL Economia 21-01-2024
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/01/21/desigualdade-no-mundo-relatorio-oxfam-davos.htm
No ritmo atual, demoraria cerca de 230 anos para que a pobreza fosse completamente erradicada do planeta. Por outro lado, em até dez anos o mundo deve ter o seu primeiro trilionário — provavelmente, Elon Musk. O cenário de extremos é detalhado pelo mais recente relatório Desigualdade S.A. da Oxfam, divulgado na última segunda-feira (15) em Davos, na Suíça, durante a 54ª reunião anual do Fórum Econômico Mundial.

Adivinhe qual dessas duas previsões é mais confiável!

2024-01-21

sábado, 20 de janeiro de 2024

Avebarna Herald: Limpeza étnica em marcha


CNN 17-01-2024
https://edition.cnn.com/2024/01/17/middleeast/israel-far-right-gaza-settler-movement-cmd-intl/index.html
The Israeli soldiers stand rifles in hand, arm over shoulder, speaking to the camera. Behind them is the shell of a Gazan building. “We are here adding light after the black sabbath that the people of Israel had,” one of the men says in the video, circulating on Telegram. “We are occupying, deporting, and settling. Occupying, deporting, and settling. Did you hear that Bibi? Occupying, deporting, and settling.”(..) 

2024-01-20

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Avebarna Herald: No reino da confusão


NYTimes 03-01-2024
Opinion | Former Harvard President Claudine Gay: This Is About More Than My Mistakes - The New York Times (nytimes.com)
"(..) Yes, I made mistakes. In my initial response to the atrocities of Oct. 7, I should have stated more forcefully what all people of good conscience know: Hamas is a terrorist organization that seeks to eradicate the Jewish state. And at a congressional hearing last month, I fell into a well-laid trap. I neglected to clearly articulate that calls for the genocide of Jewish people are abhorrent and unacceptable and that I would use every tool at my disposal to protect students from that kind of hate. (..)"


À parte o assédio que sofreu pelo simples fato de ser reitora preta da universidade mais elitista dos EUA, em face do quê lhe sou inteiramente solidário, Claudine Gay, ao lamentar ter caído numa armadilha por não condenar o Hamas como "organização terrorista que quer erradicar o estado de Israel" e ignorar os "apelos ao genocídio do povo judeu", sugere ser, de moto próprio, politicamente prisioneira não de uma, mas de duas armadilhas.

A primeira, a de não distinguir o jihadismo teocrático e ultra-reacionário do Hamas do legítimo debate histórico e político sobre a existência do Estado de Israel. Não precisamos ir além do plano das analogias para perguntar: se o Estado de Israel nega legitimidade à existência de um Estado palestino na terra palestina, porque somente a recíproca tem caráter de pretensão genocida?

A segunda, a de confundir, como fazem deliberadamente os sionistas dignitários no Estado disfarçadamente teocrático e racista de Israel, a legítima reivindicação histórica e política do fim desse Estado - para dar lugar, digamos, a um Estado democrático, laico e multiétnico na Palestina "doada" pelas potências aos sionistas em 1948 (alguém acredita seriamente na hipótese de convivência pacífica de dois Estados teocráticos em terras palestinas?) - com a defesa nazifascista, de quaisquer origens, do extermínio do povo judeu. Também aqui não precisamos ir além das analogias para dizer que esse tipo de amálgama serve de cortina de fumaça para ocultar que o Estado de Israel segue impulsionando a ocupação do que resta de terras palestinas na Cisjordânia e que suas forças armadas, a pretexto de eliminar os adeptos do terrorismo jihadista, encontram-se hoje claramente empenhadas numa ação de extermínio, terrorismo e limpeza étnica contra a parcela da nação palestina residente no 'campo de refugiados' de Gaza.

Como já disse neste blog*, dentre os inúmeros genocídios registrados na história da humanidade, o dos judeus em mãos nazistas na II Guerra é aquele que os líderes sionistas acharam por bem designar como Holocausto, com h maiúsculo, para ressaltar-lhe a singularidade: afinal, trata-se do extermínio do "povo eleito" por Deus - para não se sabe qual missão. Para essa gente, todos os demais holocaustos étnicos e religiosos, incluindo este que vai sendo perpetrado por mãos israelenses, não significam absolutamente nada no Carnaval da história.

Os mais de 20.000 palestinos mortos em Gaza nas últimas semanas, boa parte deles crianças, não me deixam mentir. 

2024-01-17

____
* “Genocídio eleito”, 19-07-2019 https://avebarna.blogspot.com/2017/07/genocidio-eleito.html

domingo, 14 de janeiro de 2024

Avebarna Domingo: O capital no século XXI


Bruegel newsletter 18-01-2023
The boom, bust and future of China's real estate sector (bruegel.org)

Since the global financial crisis in 2008, China’s real estate sector has emerged as one of the most important engines of growth in China, contributing more to the economy than even external exports.


A huge investment binge in infrastructure and real estate resulted in a policy push away from external product demand, and housing prices consequently grew at the speed of light. China’s well-known high saving ratio, together with capital controls, have been instrumental in channelling funds to finance the real estate bubble. Chinese households invested up to 80% of their wealth into real estate, and many bought up to several property units, depending on their ability to do so.

As a result, Chinese real estate developers became the largest in the world. That was until the bubble ended abruptly some 18 months ago. (..)

2024-01-14

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Avebarna Fridays for Future


NYTimes 04-01-2024
Canada’s Boreal Forests Badly Damaged by Logging - The New York Times (nytimes.com)
Canada has long promoted itself globally as a model for protecting one of the country’s most vital natural resources: the world’s largest swath of boreal forest, which is crucial to fighting climate change. But a new study using nearly half a century of data from the provinces of Ontario and Quebec — two of the country’s main commercial logging regions — reveals that harvesting trees has inflicted severe damage on the boreal forest that will be difficult to reverse. Researchers led by a group from Griffith University in Australia found that since 1976 logging in the two provinces has caused the removal of 35.4 million acres of boreal forest, an area roughly the size of New York State. (..)


2024-01-12

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Avebarna Herald: Arapuca à frente!


BBC News Brasil 31-12-2023
Eleições nos EUA: Por que apoio de Biden a Israel está enfurecendo jovens eleitores - BBC News Brasil
As eleições presidenciais de 2024 prometem ser as mais polarizadas já vistas nos EUA. A posição do presidente Joe Biden em relação à guerra na Faixa de Gaza o coloca na contramão da opinião de seus apoiadores mais importantes: jovens eleitores. (..) A BBC revisou pesquisas eleitorais e conversou com seis jovens eleitores e organizadores democratas dos EUA. Os dados e as entrevistas parecem mostrar um sentimento crescente entre os jovens eleitores de estarem diante de um dilema. (..)


Na ausência de um Workers Party, eu diria a esses jovens para encarar o matadouro eleitoral bipartidário estadunidense com cabeça fria e coração ardente: voto Biden contra Trump, para não facilitar a vida do neonazifascismo vernáculo, e oposição ativa, desde já e em todas as circunstâncias cabíveis, ao ajudante de carniceiro de Netanyahu e ao Partido Democrata, onde todo progressismo vira pó. E o mais importante, foco na criação de uma organização independente de jovens trabalhadores, de alcance nacional.

2024-01-10

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Avebarna Herald: Limpeza étnica em marcha


The Times of Israel 03-01-2024
https://www.timesofisrael.com/israel-in-talks-with-congo-and-other-countries-on-gaza-voluntary-migration-plan/
The “voluntary” resettlement of Palestinians from Gaza is slowly becoming a key official policy of the government, with a senior official saying that Israel has held talks with several countries for their potential absorption. Zman Israel, The Times of Israel’s Hebrew sister site, has learned that Prime Minister Benjamin Netanyahu’s coalition is conducting secret contacts for accepting thousands of immigrants from Gaza with Congo, in addition to other nations.


2024-01-08

domingo, 7 de janeiro de 2024

Domingo Avebarna: O capital no século XXI


O Globo 23-12-2023
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/12/23/sem-fronteiras-maritimas-definidas-paises-entram-na-briga-por-recursos-naturais-e-rotas-de-comercio-bilionarias.ghtml
(..) Segundo dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, hoje, aproximadamente 90% de todo o comércio internacional é realizado por via marítima, enquanto 99% das transmissão de dados de comunicações dependem de cabos submarinos. Estima-se ainda que os setores ligados ao oceano contribuam com US$ 1,5 trilhão (cerca de R$ 7,4 trilhões) por ano em valor agregado para a economia global, sustentando cerca de 31 milhões de empregos. Os mares também respondem pela subsistência de mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a ONU. (..)

Montagem: Avebarna
2024-01-03

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Avebarna Fridays for Future


Um só planeta 07-12-2023
https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2023/12/07/cientistas-do-ipcc-dizem-que-deveriam-ter-o-direito-de-tomar-decisoes-politicas-relacionadas-ao-clima-e-supervisiona-las.ghtml


Em decorrência do ritmo lento da ação climática, cinco dos principais autores dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) pedem que seja feita uma revisão da estrutura e dos poderes da agência.

Ao The Guardian, eles indicaram que deveriam ter o direito de tomar decisões políticas e, potencialmente, supervisionar a sua implementação pelos 195 estados signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (..).


2024-01-05

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Avebarna Herald: Três vivas à África do Sul!


UOL 30-12-2023, por Jamil Chade
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/12/30/africa-do-sul-denuncia-israel-a-corte-de-haia-por-genocidio-em-gaza.htm
Num gesto com profundo impacto na cena diplomática internacional, o governo da África do Sul fez um pedido para instaurar um processo contra Israel perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), com sede em Haia.


O principal órgão judicial das Nações Unidas foi acionado diante das "supostas violações por parte de Israel de suas obrigações segundo a Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio em relação aos palestinos na Faixa de Gaza".

Há um mal-estar entre uma parcela da comunidade internacional que lembra que, semanas depois a invasão russa sobre a Ucrânia, o mesmo tribunal agiu, abriu um processo e determinou medidas provisórias contra Moscou. (..)

2024-01-03

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Avebarna Herald: Que venha 2024!


O Gobo 28-12-2023
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/12/28/israelense-e-condenado-a-30-dias-de-prisao-por-nao-prestar-servico-militar-me-recuso-a-participar-de-uma-guerra-de-vinganca.ghtml

"Eu me recuso a acreditar que mais violência trará segurança, eu me recuso a participar de uma guerra de vingança. Cresci em um lar onde a vida é sagrada, onde a discussão é valorizada e onde o discurso e a compreensão sempre vêm antes da adoção de medidas violentas. No mundo cheio de interesses corruptos em que vivemos, a violência e a guerra são outra forma de aumentar o apoio ao governo e silenciar as críticas", diz uma declaração divulgada por representantes do adolescente.


2023-12-30