O Globo 29-07-2024
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/07/29/amorim-na-venezuela-sou-amigo-de-cesar-mas-sou-mais-amigo-da-verdade-estou-procurado-a-verdade.ghtml
A missão comandada pelo assessor internacional da Presidência da República, Celso Amorim, pretendia deixar Caracas depois do almoço nesta segunda-feira, mas, segundo o próprio ex-chanceler disse ao GLOBO, só deve retornar ao Brasil nesta terça. O Brasil está longe de ter em mãos elementos que permitam ao governo reconhecer a reeleição do presidente venezuelano Nicolás Maduro, anunciada na noite de domingo pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Perguntado sobre seus próximos passos, Amorim recorreu a uma cita de um pensador romano: "Sou amigo de César, mas sou mais amigo da verdade. Estou procurando a verdade".
2024-07-29Quem acha que ficará sabendo algum dia quem de fato ganhou a eleição presidencial na Venezuela, pode tirar o cavalo da chuva. Se Trump e Bolsonaro, meros pretendentes a bonaparte sem nenhum controle sobre o sistema eleitoral, chegaram às raias da vitória por meio de todo tipo de expediente fraudulento operado com recursos da Presidência, imagine o poder que, para esse mesmo fim, tem Nicolás Maduro, herdeiro do Estado bonapartista fundado por Hugo Chavez há um quarto de século!