sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Avebarna Herald: Emergência climática
Rfi 06-02-2025
https://www.rfi.fr/br/ci%C3%AAncias/20250206-m%C3%AAs-de-janeiro-foi-o-mais-quente-de-todos-os-tempos-alerta-observat%C3%B3rio-europeu-copernicus
Segundo o Copernicus, as temperaturas predominantes em partes do Oceano Pacífico equatorial sugerem "uma desaceleração ou estagnação da transição para 'La Niña'". Os efeitos poderiam desaparecer completamente até março. No mês passado, o observatório afirmou que as temperaturas médias globais de 2023 e 2024 superaram 1,5ºC pela primeira vez.
Isso não representou uma ruptura permanente do objetivo de aquecimento a longo prazo de 1,5ºC sob o Acordo do Clima de Paris, mas é um sinal claro de que o limite está próximo. Os cientistas alertam que cada fração de grau de aquecimento acima de 1,5ºC aumenta a intensidade e a frequência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, chuvas intensas e secas.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
Anais do capitalismo mais-que-tardio
G1 Globo 29-01-2025
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/01/29/donald-trump-anuncia-ordem-para-transferir-imigrantes-ilegais-para-prisao-de-guantanamo-em-cuba.ghtml
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma política nova de combate à imigração ilegal. Ele quer transferir milhares de estrangeiros em situação irregular para base americana em Guantánamo - onde existe uma prisão para terroristas. A ordem determina a criação de um centro de detenção nas instalações militares da Baía de Guantánamo, em Cuba, para abrigar até 30 mil imigrantes sem documentos.
domingo, 9 de fevereiro de 2025
Avebarna Domingo: O capital no século XXI
Washington Post 08-02-2024
https://www.washingtonpost.com/business/2025/02/08/doge-musk-goals/
Shrink government, control data and — according to one official closely watching the billionaire’s DOGE — replace “the human workforce with machines.”
Nesse ritmo, Trump e Musk acabarão prestando um triplo serviço à nossa espécie. Primeiro, o de restaurar nos corações e mentes dos trabalhadores e jovens de todo o planeta a certeza de que, por trás de todas as aparências mais ou (cada dia) menos democráticas, o mundo segue sendo governado pelos donos do dinheiro. Segundo, o de nos fazer perguntar como foi que meia dúzia de indivíduos veio a se tornar proprietária da imensa maior parte de toda a ciência humana aplicada em TI. Terceiro, o de difundir o entendimento de que quanto menos os capitalistas precisam de trabalhadores, menos a humanidade precisa de capitalistas.
2025-02-09
sábado, 8 de fevereiro de 2025
Anais do capitalismo mais-que-tardio
CNN Brasil 04-02-2025
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-diz-a-cnn-que-faixa-de-gaza-pode-se-tornar-riviera-do-oriente-medio/
O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira (4) que os Estados Unidos assumirão o controle e serão donos da Faixa de Gaza, acrescentando que “as mesmas pessoas” não deveriam estar encarregadas de reconstruir e ocupar a terra. Trump afirmou que “nós (Estados Unidos) vamos desenvolver Gaza”. O presidente americano voltou a defender um esforço para reassentar permanentemente os palestinos em locais fora do enclave.
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
Avebarna Fridays for Future
The Guardian 30-01-2025, por George Monbiot
https://www.theguardian.com/commentisfree/2025/jan/30/labour-environmental-vandalism-rivers-wildlife-air-government-gdp
Our rivers, our wildlife, the air we breathe: the government is sacrificing all to the insatiable god of GDP – and mocking our objections
The last prime minister to insist that growth should override every other consideration, and to fling insults at anyone who disagreed, was Liz Truss. She called those of us seeking to defend the living world an “anti-growth coalition”, “voices of decline” and “enemies of enterprise” who “don’t understand aspiration”.
Now Keir Starmer has picked up her theme and run with it. Those who challenge government policies that might promote GDP growth, however destructive and irrational, such as the planned expansion of Heathrow, Gatwick, Luton and Doncaster Sheffield airports, are “time-wasting nimbys”, “zealots” and “blockers”, engaged in “self-righteous virtue-signalling”. (..)
2025-02-07
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
Anais do capitalismo mais-que-tardio
The Guardian 02-02-2025
https://www.theguardian.com/us-news/2025/feb/02/trump-dei-purge-federal-government
Immediately upon assuming office, Trump took a wrecking ball to his predecessor’s efforts by signing an executive order banning all federal diversity, equity, inclusion and accessibility (DEIA) programs. (..) The order is still being implemented, but in the days since, the state department’s Foreign Service Institute suspended access to thousands of pages of training materials related to DEIA, and the Internal Revenue Service deleted any mention of the words “diversity”, “equity” and “inclusion” from its procedural handbook, including from anodyne passages on taxes and finance.
![]() |
Montagem: Avebarna |
The most immediate impact of the order was on the employees who had worked on the programs and were ordered put on leave – even if they had already moved on to different jobs.
2025-02-05
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
Avebarna Herald: Ainda estamos aqui
UOL 01-02-2025
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2025/02/01/argentina-tem-grande-protesto-contra-milei-em-defesa-da-diversidade.htm
Milhares de pessoas foram às ruas neste sábado em Buenos Aires em defesa da diversidade e contra o presidente ultraliberal Javier Milei, em rejeição ao seu recente discurso no Fórum de Davos sobre o feminismo e a comunidade LGBT+. Na capital argentina, uma multidão de pessoas com bandeiras, chapéus e maquiagem nas cores da tradicional bandeira do Orgulho LGBT+ se reuniu à tarde na Praça do Congresso antes de seguir até a Praça de Maio, onde fica a Casa Rosada, a cerca de 2 quilômetros de distância, constatou a AFP.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
domingo, 2 de fevereiro de 2025
Avebarna Domingo: O capital no século XXI
BBC News Brasil 28-01-2025
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgq0198py2po
(..) A "lenta agonia do declínio" da economia europeia, da qual fala Mario Draghi, é um fenômeno de décadas. Em 2000, os 20 países que compõe a zona do euro (nações que integram a União Europeia e usam o euro como moeda) representavam quase 20% da economia mundial — e a China; menos de 4%. Em 2023, a participação da China na economia mundial saltou para 17%; e a dos países da zona do euro encolheu para menos de 15%. Ao longo deste século, a economia da zona do euro cresceu em média 1,27% ao ano — abaixo do ritmo de crescimento econômico do mundo todo, que no período foi de 2,97%. E a Europa viu outros países e regiões crescerem em um ritmo mais acelerado: 2,17% nos EUA, 8,24% na China e 2,29% no Brasil. (..)
![]() |
Montagem: Avebarna |
Para Mario Draghi, como para os capitalistas em geral, declínio significa taxas de crescimento do valor total da produção cronicamente inferiores às de seus competidores. E ele não está errado - do ponto de vista de suas premissas. O problema é que suas premissas estão vencidas, por implicar tanto o inexorável agravamento de conflitos sociais e nacionais de todo tipo quanto a destruição mais ou menos rápida do planeta Terra como lugar propício ao florescimento da civilização humana. Os progressistas que abram o olho: não há solução de meio termo. O Estado capitalista do bem-estar ficou para trás. A humanidade precisa começar a construir, com urgência, um modo de produzir, distribuir e consumir seus meios de existência que seja compatível com o meio ambiente que nos sustenta a todos. Vale dizer, a humanidade precisa assumir o comando de sua economia. O significado que os capitalistas e economistas em geral atribuem a esse termo é uma mixórdia de preconceitos setecentistas totalmente à margem de seu contexto histórico.
sábado, 1 de fevereiro de 2025
Anais do capitalismo mais-que-tardio
Folha de S Paulo 30–01 2025
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/01/trump-ordena-deportacao-de-ativistas-pro-palestina-para-combater-antissemitismo.shtml
O presidente dos Estados Unidos, Donad Trump, assinou nesta quarta-feira (29) um decreto para "combater o antissemitismo", no qual exige que departamentos como o de Segurança Interna e o de Justiça encontrem maneiras de deportar ativistas pró-Palestina, incluindo estudantes universitários. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o texto do presidente dos EUA instrui as agências federais a identificar autoridades civis e criminais aptas a "enfrentar o antissemitismo", especificamente deportando residentes estrangeiros - como estudantes com vistos - que tiverem violado a lei durante protestos que se espalharam em grandes universidades americanas no ano passado.
2025-02-01
sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
Avebarna Fridays for Future
The Guardian 30-01-2025
https://www.theguardian.com/environment/2025/jan/30/protest-london-high-court-jailed-climate-activists-appeal-just-stop-oil
Road outside high court blocked in protest at ‘draconian’ sentences given to 16 Just Stop Oil ‘political prisoners’
quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
Anais do capitalismo mais-que-tardio
Estadão 30-01-2025
https://www.estadao.com.br/economia/lula-vou-criar-um-pais-de-classe-media/
Exame 03-10-2012
https://exame.com/economia/dilma-busca-um-brasil-da-classe-media-afirma-ft/
https://exame.com/economia/dilma-busca-um-brasil-da-classe-media-afirma-ft/
Evidência irrefutável de que as chamadas 'forças progressistas', esse peixe liso da sociologia pós-moderna também conhecido como 'a esquerda', estão a andar em círculos, perdidas num loop histórico; como se o retorno triunfal do Führer de Mar-a-Lago, com sua corte de super-ricos baba-ovos liderada por Strangelove Jr., não fosse a manifestação mais conspícua e atualizada da implosão do Sonho Americano e da sua versão europeia, o Estado do Bem-Estar - vale dizer do pacto de classes do pós II-GM que garantiria ao trabalhadorado o paraíso eterno da pequena propriedade - prenunciada pela recessão dos anos 1980 e detonada pela debacle imobiliário-financeira de 2007!
2025-01-30
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
Anais do capitalismo-mais-que-tardio
Veja 29-01-2025
https://veja.abril.com.br/mundo/trump-sugere-limpar-gaza-e-transferir-palestinos-para-jordania-e-egito
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que a Jordânia e o Egito recebessem palestinos da Faixa de Gaza como forma de “limpar tudo” após o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas. A declaração foi feita durante um voo presidencial, depois de Trump se encontrar com o rei Abdullah da Jordânia no sábado, 25. Trump afirmou que pretende discutir a ideia também com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, neste domingo.
O Führer de Mar-a-Lago aporta a sua contribuição para o holocausto palestino
2025-01-29
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Anais do capitalismo mais-que-tardio
Le Monde 21-01-2025
https://www.lemonde.fr/blog/piketty/2025/01/21/democracy-vs-oligarchy-the-fight-of-the-century/
“(..) In the global battle between democracy and oligarchy, one can only hope that Europeans will emerge from their lethargy and play their full role. Europe invented the welfare state and the social-democratic revolution in the 20th century, and it stands to lose the most from Trumpist hypercapitalism. Here again, there is reason for optimism: since the Covid-19 pandemic, the public expects a lot from the European Union and is less hesitant than its leaders. One can only hope that these leaders will rise to the occasion and, by 2025, manage to overcome the mutual distrust and perpetual self-criticism that has held them back. (..)”.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Avebarna Herald: Ainda estamos aqui
DW 18-01-2025
https://www.dw.com/en/serbia-protesters-rally-against-public-broadcaster/a-71334057
Tens of thousands of Serbians, led by university students, on Friday protested outside Serbia's state television headquarters in the capital, Belgrade, to call for objective reporting. The students condemned what they called pro-government bias and smear campaigns against them on the public broadcaster Radio Television Serbia and demanded objective coverage of the protests. They say the state television is reporting President Aleksandar Vucic's claims that the students were funded by foreign secret services to topple his government. (..) The ongoing demonstrations reflect broader discontent with the president's growingly autocratic rule.
domingo, 19 de janeiro de 2025
Avebarna Domingo: O capital no século XXI
IGN Brasil 14-01-2025
https://br.ign.com/whatsapp/135044/news/mark-zuckerberg-anunciou-o-comeco-do-fim-para-os-programadores-da-meta-e-outras-empresas-deverao-faz
![]() | |
|
2025-01-19
sábado, 11 de janeiro de 2025
AveHerald: Epidemia de acidentes aéreos
G1 Globo 09-01-2025
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/01/09/aviao-acidente-em-ubatuba-no-litoral-norte-de-sp.ghtml
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Avebarna Herald: Tribunal dos contos
Metrópoles 27-12-2024
https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/tcdf-paga-r-58-milhoes-a-10-conselheiros-e-procuradores-veja-quanto-cada-um-recebeu
(..) O conselheiro Inácio Magalhães foi o que recebeu o pagamento mais alto, de R$ 1,2 milhão. O procurador-geral do MPC, Demóstenes Tres Albuquerque, teve a segunda cifra mais gorda, de R$ 1 milhão: R$ 998,7 mil a título de gratificação, e R$ 2,09 mil como parcela indenizatória eventual. O TCDF também pagou R$ 893,5 mil à conselheira Anilcéia Machado e R$ 657,2 mil para o conselheiro Paulo Tadeu. O presidente da Corte, Márcio Michel, recebeu R$ 498,4 mil. Manoel Andrade, eleito próximo presidente do tribunal, teve gratificação de R$ 360,8 mil. O valor repassado a Renato Rainha foi de R$ 259,5 mil, e André Clemente recebeu R$ 71,8 mil. O TCDF ainda pagou R$ 874,2 mil para o procurador do MPC Marcos Felipe Pinheiro Lima – R$ 871,7 mil por gratificação e R$ 2,5 mil como parcela indenizatória eventual – e R$ 2 mil para a procuradora Cláudia Fernanda, também como parcela indenizatória eventual. (..)
domingo, 5 de janeiro de 2025
Avebarna Domingo: O capital no século XXI
The Guardian 01-01-2024
https://www.theguardian.com/world/2025/jan/01/breakaway-moldovan-region-cuts-heating-and-hot-water-as-russia-stops-gas-flow
Russian gas has stopped flowing to Europe via Ukraine, ending a major energy route that goes back to Soviet times and had even survived three years of full-scale war between the two states.
O fato de uma parte crescente da economia planetária ser de natureza informacional e transnacional não significa que as vantagens territoriais deixaram de ser um aspecto crítico da competição entre os capitais e seus Estados associados. Assim tem sido com a Ucrânia em face do neoexpansionismo russo liderado por Putin e assim poderá vir a ser com o México, Canadá, Groenlândia, Panamá e sabe Deus quem mais em face do neoexpansionismo estadunidense liderado por D. Trump. Um século depois de Hitler, o 'espaço vital' volta ao proscênio.
2025-01-05
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Avebarna Fridays for Future
CNN Brasil 02-01-2025
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/rs/chuva-deixa-porto-alegre-debaixo-dagua-e-prefeito-cancela-evento-da-posse/
2025-01-03
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Avebarna Herald: MAGA vs. Musk
Guardian 27-12-2024
https://www.theguardian.com/us-news/2024/dec/27/trump-elon-musk-sriram-krishnan
Feud flared up when president-elect chose Sriram Krishnan, an Indian-born entrepreneur, as his AI adviser
O bonapartismo, cesarismo da época burguesa, consiste na substituição progressiva e necessariamente tumultuosa dos mecanismos democráticos de resolução de conflitos sociais - parlamento e judiciário independentes - pela arbitragem do chefe de governo. Nos EUA, essa tendência, latente no presidencialismo de seus founding fathers e amplamente explicitada no governo Trump I, começa a se cristalizar ainda antes da posse de Trump II na decisão da Suprema Corte de declará-lo imune a acusações por todo tipo de crimes, inclusive e principalmente contra o próprio Estado de direito. La Justice, c’est moi!
A exemplo de Francisco Franco, que acabou criando uma Falange para chamar de sua, e Getúlio Vargas, que declarou ilegal o Integralismo junto com todos os demais partidos, Donald Trump já está sendo chamado a arbitrar uma grave crise no seio de suas próprias bases: de um lado os pequeno-burgueses do MAGA, racistas xenófobos partidários da deportação ilimitada de trabalhadores estrangeiros, de outro o super-burguês Musk, escolhido conselheiro-mor do condottiere, adepto da ‘deportação seletiva’.
Como sucede com todos os autênticos burgueses, a ideologia de Musk é, em última instância, a do dinheiro: trabalhadores não qualificados são tantos e será tão difícil escorraçá-los por completo que não vale a pena discutir com as milícias de ‘Deus, pátria e família’; já os estrangeiros, asiáticos principalmente, especialistas em TI e IA…
quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
Avebarna Herald 2025: Pergunte ao João*
![]() |
Clique na imagem para ampliar |
2025-01-01
Assinar:
Postagens (Atom)