quinta-feira, 29 de agosto de 2024

AveHerald: Crime digital, justiça digital!


UOL 29-08-2024
https://noticias.uol.com.br/colunas/carolina-brigido/2024/08/29/moraes-consultou-colegas-antes-de-intimar-musk-e-tem-apoio-para-suspender-x.htm

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), conversou com ao menos dois colegas da corte antes de tomar a decisão de notificar o bilionário Elon Musk por meio do X. Esses ministros consideram correta a intimação. Um deles, ouvido em caráter reservado pela coluna, lembrou que nenhuma empresa pode funcionar no Brasil sem representação legal e em desrespeito às leis e à soberania nacional.

Montagem: Avebarna
O estranho nessa história é ser preciso que um ministro do STF, ou o próprio STF, tome tal providência porque o Estado brasileiro ainda não se deu conta de que o X, como o Uber, o Facebook, o Instagram e tantos outros são empresas que faturam montanhas de dinheiro com negócios no Brasil, manifesta ou disfarçadamente ilegais em alguns casos, como é o da prática e difusão em massa de crimes de injúria, calúnia, difamação, charlatanismo, racismo, misoginia, nazifascismo, corrupção de menores etc., sem falar de evasão fiscal, superexploração do trabalho e outros tipos. 

Ou será que os Estados nacionais já deixaram de existir e ninguém percebeu?

Aos fanáticos do vale tudo da liberdade de expressão apoiado na presunção da inocência, eu responderia que se a sociedade criou a produção de crimes em massa em tempo real, pois que invente também uma justiça em massa em tempo real; digamos, para começar, uma  'justiça digital' 100% financiada com os lucros do próprio negócio!

2024-08-29