quarta-feira, 30 de outubro de 2024

sábado, 26 de outubro de 2024

Avebana Herald: Bolsonarismo raiz


Metrópoles 25-10-2024
https://www.metropoles.com/colunas/tacio-lorran/verba-desviada-por-gustavo-gayer-pode-chegar-a-r-842-mil

Deputado federal usou verba pública para pagar aluguel da escola de idiomas dele e contratar assessores que trabalhavam em loja de roupas.


2024-10-26

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Avebarna Herald: Máquina de extermínio


Al Jazeera 24-10-2024
https://www.aljazeera.com/news/liveblog/2024/10/24/live-israel-pounds-beirut-in-violent-night-of-attacks-on-south-suburbs
Israeli tanks shell the overwhelmed Kamal Adwan Hospital in northern Gaza and strafe the facility with machine-gun fire as life-saving surgeries cease after troops arrest most doctors. At least 17 Palestinians were killed, including an 11-month-old baby, and 42 wounded in an Israeli attack on a school-turned-shelter in central Gaza’s Nuseirat camp. The Israeli army has killed at least 19 people in Lebanon in the past 24 hours, bringing the total death toll since the start of the war to 2,593. Gaza’s Government Media Office says more than 770 Palestinians have been killed and 1,000 wounded as the Israeli military attack on Jabalia and the siege of northern Gaza enter their 20th day. In Gaza, at least 42,847 people have been killed and 100,544 wounded in Israeli attacks since October 7, 2023. An estimated 1,139 people were killed in Israel during the Hamas-led attacks and more than 200 taken captive.


2024-10-25

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Avebarna Herald: Tentando entender


G1 Globo 21-10-2024
https://g1.globo.com/politica/blog/daniela-lima/post/2024/10/21/lula-sinaliza-que-brasil-sera-contra-ingresso-da-venezuela-no-brics.ghtml
Presidente não poderá participar presencialmente das discussões, mas orientou time e vai falar de maneira remota; cerca de 30 países sinalizam intenção de integrar o grupo.

Montagem: Avebarna
Afinal, o BRICS é uma organização econômica de Estados nacionais semi-desenvolvidos, aberta, como deve ser, a trazer consigo e patrocinar os interesses dos Estados pobres, ou um mero puxadinho da Internacional Bonapartista apoiada pelo PT?

2024-10-24

domingo, 20 de outubro de 2024

Avebarna Domingo: O capital no século XXI


The Guardian 15-10-2024
https://www.theguardian.com/business/2024/oct/15/wars-debt-climate-crisis-covid-poverty-world-bank
Setbacks mean UN goal of ending extreme poverty by 2030 is impossible to hit, report finds
Pela enésima vez em n anos, o Banco Mundial anuncia que as metas sócio-econômicas elencadas no Relatório Anual do exercício anterior não poderão ser alcançadas. Aqui, ficamos sabendo que a eliminação da extrema pobreza planetária - 700 milhões de pessoas vivendo com menos de 2,15 dólares por dia -, prevista pelas Nações Unidos para o ano de 2030, levarão, ao ritmo atual, mais 3 décadas para serem atingidas. E a culpa, como de hábito, não é do sistema econômico, mas das guerras, das dívidas, da crise climática e da pandemia.

Considerando, porém, que o sistema econômico é a causa subjacente às guerras, às dívidas, à crise climática e quem sabe até à pandemia, e que nem o Banco Mundial, nem a ONU nem nenhum chefe de Estado tem a pretensão de trocá-lo por algo substancialmente diferente, fica-se com a impressão de que a única maneira de acabar com a extrema pobreza é a aplicação do Método Netanyahu, aliás já bastante difundido no Brasil, em caráter ainda experimental, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.  

2024-10-20

PS: Na dúvida, leia “Mortes pela polícia de SP crescem 78% em 2024; 2 de cada 3 vítimas são negras”. Folha de São Paulo 22-10-2024, por Paulo Eduardo Dias

sábado, 19 de outubro de 2024

Avebarna Herald: "Uma rua em Gaza"


Diário do Rio 17-10-2024, por Roberto Anderson
https://diariodorio.com/roberto-anderson-uma-rua-em-gaza/

O céu é azul, mas nele voam aviões e drones israelenses que matam quem está ali embaixo na terra. Os edifícios estão em escombros, depois de seguidos bombardeios, mas há quem lá more e coloque roupas no varal. O que resta da rua está tomado por blocos disformes de concreto, ferros retorcidos, poeira de alvenaria desfeita, cacos de vidro, pedaços de brinquedos de crianças. Apesar disso, uma mulher insiste em varrer, deixando limpo o pequeno trecho do seu mundo desabado, se isso é possível. Nas guerras, as mulheres perdem os maridos, perdem os filhos, cuidam dos que restam, tratam dos velhos, choram e se desesperam. Mas são elas que sempre dão início ao trabalho de reconstrução, de volta a alguma normalidade, mesmo que as bombas sigam caindo, e que sua família possa desaparecer, como já ocorreu a tantas outras. O que sobrou de asfalto está marcado pelo sangue dos que foram atingidos por atiradores de elite, dos que tiveram seus corpos esmagados sob os tanques, dos que foram dilacerados em pedaços por bombas, dos que ficaram esmagados, incógnitos, sob as lajes desabadas. Não se vê crianças, os alvos mais doídos, mas elas, em algum buraco, certamente existem. Em algum lugar, seguem sentindo fome e pensando em brincar. Vestem suas roupas sujas, têm os cabelos desgrenhados e os olhos de súplica e incompreensão do mundo violento que as cerca. Em alguma rua de Gaza, apesar do genocídio, alguns seres humanos relutam em não desaparecer.

2024-10-19

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Avebarna Herald: Vai ficar por isso mesmo?


Democracia política e novo reformismo 10-10-224
https://gilvanmelo.blogspot.com/2024/10/conrado-hubner-mendes-bolsonaro.htm


"(..) Não é surpresa que, por baixo do alarde sobre "punição exemplar" pelos crimes de 8 de janeiro, nessa simulação teatral de uma heróica "recivilização" dos radicalizados, o STF tem se esmerado mesmo é em punir peixes pequenos. A investigação de militares, políticos e empresários segue na gaveta.

Lambaris vão caindo na rede, tubarões continuam nadando. E o STF se orgulha da corajosa façanha. Não deixa de ser fiel à tradição do Judiciário brasileiro, para quem sempre foi mais fácil punir quem carece de força política, econômica e social; mais difícil punir quem frequenta as suas rodas de convívio real e simbólico, quem pode pagar o arsenal de chicanas advocatícias geradoras de atraso, prescrição e impunidade.

Importante entender que a anistia a Bolsonaro, pelo menos em parte, já aconteceu. O primeiro operador dessa anistia não declarada foi Augusto Aras, por meio de arquivamentos alegando de falta de provas (apesar dos quilos de provas produzidas pela CPI) ou a não tipicidade criminal da conduta (como a ideia de que presidente é agente político "sui generis" e não comete prevaricação).Gonet, atual PGR, precisaria de vontade, coragem e criatividade jurídica para reabrir e questionar a "coisa julgada" que Aras trancou. Mas há outra lista de acusações criminais que Aras não pôde arquivar. Envolve peculato, falsidade ideológica, atentado violento contra o Estado de Direito, tentativa de golpe de Estado, organização criminosa. Não é modesta a xepa do fim da feira criminal. (..)"


2024-10-13

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

AH: Anais da Internacional Bonapartista


CNN Brasil 16-10-2024
https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/pedro-venceslau/politica/pt-assina-resolucao-do-foro-de-sao-paulo-que-reconhece-vitoria-de-maduro-na-venezuela/

Sem fazer alarde no Brasil, o PT assinou uma resolução do Foro de São Paulo, que reconhece a vitória eleitoral de Nicolás Maduro e se solidariza com o regime. O documento foi elaborado em uma reunião do grupo de partidos da esquerda, realizada no México, antes da posse de Claudia Sheinbaum à Presidência do país. A secretária executiva do Foro, Mônica Valente, é integrante da executiva nacional do PT e estava presente, mas o partido não divulgou a resolução pró-Maduro por temer repercussões negativas nas eleições municipais, segundo fonte da legenda. (..)


2024-10-16

domingo, 13 de outubro de 2024

Domingo Avebarna: O capital no século XXI


El País 11-10-2024
https://elpais.com/economia/2024-10-11/francia-pide-un-esfuerzo-colectivo-para-hacer-un-ajuste-de-60000-millones-y-sanear-sus-finanzas-publicas.html
El primer ministro, Michel Barnier, busca limitar el déficit al 5% del PIB mediante un recorte del gasto de más de 40.000 de euros y 20.000 millones de aumento de impuestos

Montagem: Avebarna
2024-10-13

domingo, 6 de outubro de 2024

Avebarna Herald: Ecocídio em marcha


NYTimes 06-10-2024
https://www.nytimes.com/2024/10/06/world/americas/amazon-river-climate-change-brazil.html

The Amazon River, battered by back-to-back droughts fueled by climate change, is drying up, with some stretches of the mighty waterway dwindling to shallow pools only a few feet deep. Water levels along several sections of the Amazon River, which winds nearly 4,000 miles across South America, fell last month to their lowest level on record, according to figures from the Brazilian Geological Service. (..)


2024-10-11

sábado, 5 de outubro de 2024

Avebarna Herald: Removendo... o pilantra!


Marçal divulgou nas redes sociais documento assinado por médico que já morreu e com erros nos dados de Boulos. Dono da clínica que elaborou documento é amigo de Marçal e já foi condenado por falsificar diploma de curso de medicina e ata de colação de grau.

A Justiça Eleitoral é boa de urna eletrônica, mas, assim como o judiciário brasileiro em geral, inútil contra a pilantragem digital.

2024-10-05

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Avebarna Fridays for Future


Folha de S Paulo 04-10-2024
https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2024/10/derretimento-dos-alpes-faz-com-que-fronteira-entre-suica-e-italia-seja-alterada.shtml

A Suíça e a Itália tiveram que ajustar sua fronteira sob o monte Matterhorn à medida que as mudanças climáticas nos Alpes estão derretendo as geleiras que historicamente marcaram o limite entre os dois países.

Cientificamente provado: a crise ambiental não reconhece fronteiras nacionais. 

2024-10-04