domingo, 20 de outubro de 2024

Avebarna Domingo: O capital no século XXI


The Guardian 15-10-2024
https://www.theguardian.com/business/2024/oct/15/wars-debt-climate-crisis-covid-poverty-world-bank
Setbacks mean UN goal of ending extreme poverty by 2030 is impossible to hit, report finds
Pela enésima vez em n anos, o Banco Mundial anuncia que as metas sócio-econômicas elencadas no Relatório Anual do exercício anterior não poderão ser alcançadas. Aqui, ficamos sabendo que a eliminação da extrema pobreza planetária - 700 milhões de pessoas vivendo com menos de 2,15 dólares por dia -, prevista pelas Nações Unidos para o ano de 2030, levarão, ao ritmo atual, mais 3 décadas para serem atingidas. E a culpa, como de hábito, não é do sistema econômico, mas das guerras, das dívidas, da crise climática e da pandemia.

Considerando, porém, que o sistema econômico é a causa subjacente às guerras, às dívidas, à crise climática e quem sabe até à pandemia, e que nem o Banco Mundial, nem a ONU nem nenhum chefe de Estado tem a pretensão de trocá-lo por algo substancialmente diferente, fica-se com a impressão de que a única maneira de acabar com a extrema pobreza é a aplicação do Método Netanyahu, aliás já bastante difundido no Brasil, em caráter ainda experimental, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.  

2024-10-20

PS: Na dúvida, leia “Mortes pela polícia de SP crescem 78% em 2024; 2 de cada 3 vítimas são negras”. Folha de São Paulo 22-10-2024, por Paulo Eduardo Dias