O Globo 17-02-2025
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/02/17/extrema-direita-ganhou-a-batalha-contra-o-papel-do-estado-lamenta-lula-em-cerimonia-no-rio.ghtml
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, em visita ao estado do Rio, que a "extrema direita ganhou a batalha contra o papel do Estado", e cobrou aliados e apoiadores a "defender com mais coragem aquilo que a gente acredita". Em sua fala, Lula fez críticas à Operação Lava-Jato, a qual classificou como um "caça-níquel contra todos os que defendiam a Petrobrás", e disse que "vão tentar privatizar" a empresa petroleira "quantas vezes o povo votar errado".
Deixo para outra ocasião a concepção lulista do "papel do Estado". O que me custa entender é por qual motivo, depois da razia promovida por Bolsonaro e sua gente, a defesa da educação e da saúde públicas - muito especialmente o Programa Nacional de Imunizações - não estejam no centro da governança e, consequentemente, da autodefesa política de Lula III, com o mesmo ímpeto que aqui dedica à defesa da Petrobrás! O mesmo vale para o meio-ambiente e os povos originários.
Para consolidar o apoio político do trabalhadorado brasileiro, é preciso que o governo seja irredutível, e bastante exigente, na defesa não do "papel do Estado" - que, convenhamos, é antes de mais nada proteger 'a função antissocial da propriedade' - mas dos direitos democráticos já conquistados pelos trabalhadores, e dos que ainda não o foram, como o fim da escala 6x1, da jornada de 44 horas e da hiper-exploração dos uberizados, com especial atenção para a necessidade imperiosa de não deixar pequenos, médios e grandes empresários compartilharem o mesmo saco.
2025-02-19